O que pitaya?

Perguntado por: Renato Branco Melo  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (24 avaliações)

A pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo "pitaia" significa "fruta escamosa".

Quais são os benefícios da fruta pitaya?

A pitaya tem um sabor leve e, devido aos seus componentes, pode ter diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:
  1. Favorece a perda de peso. ...
  2. Protege as células do corpo. ...
  3. Fortalece os ossos. ...
  4. Melhora a digestão. ...
  5. Regula os níveis de açúcar no sangue. ...
  6. Ajuda a diminuir o colesterol. ...
  7. Fortalece o sistema imune.

O que é a pitaia?

Pitaya, a fruta do dragão. É com esse nome sugestivo que essa espécie tropical ganhou notoriedade. ... De acordo a Enciclopédia Britânica, seu nome originou-se da palavra pitahaya, o que reporta a uma civilização pré-colombiana que habitava algumas ilhas da América Central, os Tainos, e tem por significado: fruta escamosa.

Como comer pitaya para anemia?

Além disso, por ter uma grande quantidade de vitamina C e ômega 3, a pitaya tem ação antioxidante e previne desde o envelhecimento precoce, até doenças mais graves como diabates e o câncer. O recomendado para conseguir os benefícios é consumir meia fruta por dia.

Como se come a pitaya?

Use uma faca afiada para cortá-la ao meio e retirar o interior da pitaya com uma colher. Basta passar a colher pelas bordas da casca e remover, debaixo para cima, a sua polpa, de modo que você consiga desprendê-la. Depois disso, é só cortá-la em pedaços menores e comer a fruta diretamente na boca.

Pitaya - Como produzir

42 questões relacionadas encontradas

Quantas Pitayas pode comer por dia?

Para manter os nutrientes, é aconselhável consumir a fruta em até uma semana. “Ingerir mais de 100 g por dia, muitas vezes, pode provocar um leve desarranjo, o ideal é comer meia pitaya ao dia”, finaliza Rosa.

Qual é o gosto da pitaya?

O sabor da pitaya é de um adocicado muito suave. As espécies amarelas, brancas e vermelhas têm diferença na intensidade de doçura, sendo a última a favorita em sobremesas!

Quais os efeitos colaterais da pitaya?

Não existem contraindicações para ingestão de pitaya. A casca, entretanto, não deve ser ingerida, pois ela pode causar problemas intestinais. Lembrando que o consumo exagerado de qualquer alimento pode causar efeitos colaterais.

Qual a pitaya mais doce?

A Hylocereus lemairei se destaca pelo tom vermelho de sua polpa, que causa um efeito especial quando usada em drinques. Já a pitaya amarela com polpa branca é a que tem os frutos mais doces e saborosos, que medem até 12 cm de comprimento.

Qual o valor do quilo da pitaya?

Conhecida como fruta dragão por causa da aparência, a pitaya vem ganhando espaço no paladar do consumidor. Ainda pouco explorada no país, um dos atrativos para o agricultor é o preço: em alguns mercados, o quilo do produto chega a R$ 50.

Para que serve a casca da fruta pitaya?

“Já com a casca dá para fazer chá em infusão. Ele é rico em antioxidantes e tem alto pode diurético”, garante a nutricionista do Oba Hortifruti.

Como tratar pitaya?

Resistente ao calor, a pitaya necessita de iluminação direta e pouca água para ter um crescimento saudável. A irrigação deve ser cautelosa: confira a umidade do solo sempre que possível, evitando que ele fique encharcado e leve ao apodrecimento das raízes.

Quanto tempo leva para um pé de pitaya dar frutos?

Com um ano de idade o pé de pitaya já produz alguns frutos, mas uma boa produção necessita de aproximadamente três anos. Segundo seu Santelino, a fruta tem vários benefícios à saúde. Ela é rica em antioxidante, auxilia muito no sistema digestivo, a semente dela contém ômega 6 e é muito saudável para saúde.

Qual é a melhor pitaya?

O rosa vibrante dessa pitaya vem do licopeno, pigmento fortemente ligado à prevenção de câncer e doenças cardíacas. “Já a de polpa branca contém flavonoides com função antioxidante e anti-inflamatória”, conta a nutricionista. Logo, ambas merecem um cantinho na fruteira.

Como escolher pitaya doce?

Na hora de comprar a fruta, verifique se a pitaya está com casca dura e sem manchas ou rachaduras. Se sua casca estiver esverdeada, a fruta ainda não está madura. Por outro lado, se estiver amarelada e soltando líquido, significa que está madura demais (e até passou do melhor ponto para consumo).

Qual pitaya é mais saborosa?

Isso tratando-se da fruta mais comumente encontrada, a de polpa branca. Já a pitaia que tem a polpa mais avermelhada traz o sabor mais marcante, porém, por ser mais cara, ainda não tem grande procura no Brasil.

O que acontece se comer a casca da pitaya?

A pitaia (também conhecida como Fruta do Dragão) possui uma resistente e brilhante casca vermelha. O interior dela é doce e parecido com o kiwi. Ela faz parte da família dos cactos e possui muitas fibras e Vitaminas C e B. A casca colorida não é comestível, mas a parte de dentro é cremosa e deliciosa.

Quem tem diabetes pode comer pitaya?

Benefícios da pitaya para diabetes

O consumo de pitaya ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ela também auxilia na inibição dos picos de açúcar que acontecem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico.

Como saber se a pitaya está boa?

Ela deve estar macia, mas não muito mole. Se ela estiver mole demais, provavelmente a fruta está passada e você não deve comprá-la. Se ela estiver muito firme, é necessário esperar alguns dias para ela amadurecer. É possível comprar a pitaia verde e deixá-la na fruteira por alguns dias na temperatura ambiente.

Qual a textura da pitaya?

A textura interna da pitaia é um tanto curiosa, já que concentra uma formação gelatinosa que nada se parece com seu exterior. O gosto é bastante adocicado (lembra um pouco a textura do kiwi), o que a torna muito apetitosa.

O que se aproveita da pitaya?

A fruta possui diferentes substâncias com atividade antioxidante, que são usadas na prevenção e no tratamento de algumas doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e Alzheimer. São elas: vitamina C na polpa, betalaína na casca e polifenóis na antecasca.

Artigo anterior
Quais são as 5 vogais nasais?
Artigo seguinte
O que representa o número atômico Z?