O que periodontia?

Perguntado por: Vanessa Leonor de Vaz  |  Última atualização: 7. Dezember 2024
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

Periodontia ou periodontologia é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.

O que se faz na periodontia?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

O que causa a doença periodontal?

O que causa a periodontite? A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram).

Como é o tratamento de periodontite?

O tratamento periodontal consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados nos dentes e na borda das gengivas. Também é feito o alisamento da raiz (remoção de cálculos na raiz). O paciente é orientado a manter higiene oral doméstica adequada.

Qual a diferença entre dentista e periodontista?

A periodontia é uma especialidade odontológica que envolve diferentes estruturas orais, especialmente gengivas, dentes e ossos. Um cirurgião-dentista especializado em periodontia é chamada periodontista.

Periodontites, Gengivites e Dentes Moles - Técnica Ninja para Evitar e Tratar em Casa

44 questões relacionadas encontradas

Qual o valor de um tratamento periodontal?

Qual o Preço do Tratamento Periodontal completo? O Valor do Tratamento Periodontal varia de acordo com o número de sessões, portanto varia de acordo com o grau de acometimento dos tecidos periodontais. O Preço do Tratamento Periodontal varia no mercado de R$350,00 à R$1.500,00.

Quando se deve procurar um periodontista?

Quando procurar um periodontista? Recomenda-se procurar um periodontista quando notar sinais típicos da gengivite ou periodontite. Os mais comuns são dor na gengiva, sangramento, inchaço e inflamação. Caso os identifique, procure um profissional o quanto antes.

É possível recuperar um dente com periodontite?

Para reverter esse problema é feita a redução da bolsa periodontal ou uma cirurgia a retalho para a remoção desse acúmulo de placa.

Qual a melhor pasta de dente para quem tem periodontite?

A dica de melhor creme dental para problemas de gengiva fica por conta da pasta de dente Colgate Periogard, que traz fórmula avançada de ação antibacteriana, ajudando a prevenir placa, gengivite e sangramento da gengiva* infecções e sangramentos.

O que acontece se não tratar a periodontite?

Muitas vezes, dependendo da gravidade do problema, acontecem danos no ligamento periodontal e no osso alveolar. E isso se traduz em dentes bambos na gengiva que, com o passar do tempo e a ausência de tratamento, pode levar o indivíduo à perda de um ou mais elementos dentários.

Qual o primeiro sinal da doença periodontal?

No início do processo, a doença periodontal manifesta-se na forma de gengivite, representando o seu primeiro estágio. É ocasionada basicamente pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro, mas influenciada também por outros fatores. Ambos se acumulam nas gengivas devido à má escovação e ao não uso diário do fio dental.

Tem cura para doença periodontal?

Felizmente, a periodontite tem cura. Contudo, o tratamento não é igual para todos os pacientes.

O que piora a periodontite?

consumo excessivo de bebidas alcoólicas; doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids; diabetes; alterações hormonais.

Como é feito o exame de periodontia?

O exame é realizado com a sonda periodontal preconizada pela Organização Mundial de Saúde, onde a boca do paciente é dividida em seis sextantes, os quais recebem códigos numerados (0 a 4) de acordo com a visibilidade da sonda no sulco e com determinadas características clinicas.

Quais são os sintomas das doenças periodontais?

Sintomas da doença periodontal
  • Gengiva inchada, vermelha e sensível;
  • Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
  • Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
  • Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
  • Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
  • Aftas;
  • Mau hálito persistente;

Quem tem periodontia?

A Periodontia lida principalmente com doenças periodontais, que incluem gengivite (inflamação das gengivas) e periodontite (inflamação dos tecidos de suporte dos dentes). Essas condições podem levar à perda dentária se não forem tratadas adequadamente.

Como acabar de vez com a periodontite?

O tratamento da periodontite pode ser feito com o uso de antibióticos, técnicas de curetagem ou aplanamento da raiz, ou até cirurgia, o que varia de acordo com o estágio da doença, ou seja, se está na fase inicial ou avançada.

Qual antibiótico serve para periodontite?

Segundo Slots J em 2002, as terapias antibióticas de combinação periodontal frequentemente usadas são metronidazol/amoxicilina (250mg e 375 mg respectivamente, 3 vezes ao dia por 8 dias) e metronidazol/ciprofloxacina (500 mg cada 2 vezes ao dia por 8 dias).

Qual antibiótico para tratar periodontite?

A combinação metronidazol/amoxicilina deve ser a primeira escolha de antibioticoterapia na periodontia, principalmente quando não for possível a realização de teste de suscetibilidade microbiológica36.

Qual Anti-inflamatório tomar para periodontite?

Também pode ser necessário o uso de medicamentos via oral, antibióticos (geralmente amoxicilina ou minociclina), anti-inflamatórios (como ibuprofeno e nimesulide) e analgésicos (como o paracetamol, por exemplo), para aliviar a dor da gengivite.

Quanto tempo leva para um dente com periodontite cair?

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

É normal ter periodontite?

A periodontite pode afetar pessoas de qualquer idade, inclusive crianças pequenas. Algumas pessoas têm gengivite grave por anos sem que desenvolvam periodontite. Outras podem desenvolver periodontite, principalmente quando jovens (20 a 30 anos) sem ter tido gengivite significativa antes.

Quanto tempo dura o tratamento de periodontite?

Com a remoção do tártaro, a gengiva melhora a inflamação e o paciente, mantendo a alta qualidade da higienização, a doença periodontal regride. Portanto, pacientes com doença periodontal necessitam fazer o tratamento e visitar seu dentista no mínimo uma vez a cada seis meses.

Quando a cirurgia periodontal é indicada?

A cirurgia periodontal é indicada em casos de retração gengival, alteração de papilas interdentais, reabsorções em função de extrações dentárias e quaisquer outros problemas que afetem a região do periodonto.

São procedimentos de tratamento periodontal não cirúrgico?

Raspagem do tártaro e placas bacterianas

Também pode ser realizado o alisamento radicular, para estimular o crescimento e regeneração do tecido interno da gengiva. O procedimento tem o objetivo de eliminar placas que causam as inflamações e doença periodontal.

Artigo anterior
Quais as vantagens da certificação ISO 14000 nas mais diversas organizações?
Artigo seguinte
O que estudar primeiro em física?