O que perguntar na consulta com anestesista antes da cirurgia?

Perguntado por: Victória Leal Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (15 avaliações)

5 Perguntas essenciais que devem ser feitas na consulta pré-operatória
  • Quanto tempo a cirurgia vai demorar? ...
  • Quais são os riscos em realizar uma cirurgia plástica? ...
  • O pós-operatório é muito dolorido ou difícil? ...
  • Como será a cicatriz da cirurgia? ...
  • Qual será a anestesia utilizada e como ela funciona?

Porque falar com anestesista antes da cirurgia?

“A consulta é essencial para o paciente esclarecer suas dúvidas e ser informado sobre a técnica cirúrgica a qual será submetido, minimizando assim o estresse pré-cirúrgico”, explicou a anestesiologista Vitória Gonzaga.

Como é uma consulta com o anestesista?

O objetivo da anestesia ou da consulta pré-anestésica é avaliar a anestesia e o risco cirúrgico de acordo com fatores que possam interferir com o processo de anestesia (médica, cirúrgica, e histórico ginecológico) e os tratamentos atuais.

Como é feito o teste de anestesia para cirurgia?

Não existe “teste” de anestesia, nem mesmo teste para identifi- car alergias antes da anestesia. A avaliação pré-anestésica é, de fato, um exame médico dirigido por meio da coleta de dados da história clínica e exame físico específico para as necessidades do ato anestésico-cirúrgico.

Quais exames o anestesista faz?

5 Avaliação e solicitação de exames pré operatórios:
  • 13.1. ECG:
  • 13.2. Hemograma:
  • 13.3. Coagulograma:
  • 13.4. Função Renal (uréia e Creatinina):
  • 13.5. Eletrólitos (sódio, potássio, cálcio):
  • 13.6. Glicemia de Jejum:
  • 13.7. Raio X de tórax:

O QUE É A CONSULTA PRÉ-ANESTÉSICA? PRA QUE SERVE?

19 questões relacionadas encontradas

Qual exame precisa de anestesia geral?

Os exames – Ressonância Magnética, Tomografia e Hemodinâmica requerem que o paciente fiquem imóveis para sua realização para que a imagem final seja nítida e sem “borrões”. Portanto para pacientes que não conseguem se manter imóveis durante o procedimento, a anestesia geral está indicada.

Quanto tempo antes da cirurgia deve ser feita a sedação Pré-operatória?

A avaliação pré-anestésica (APA) pode ser realizada em consultório de pré-anestésico (até 30 dias antes do procedimento), e durante a internação no intervalo até 48 horas antes do procedimento.

Quando tira a sedação?

Grande número de pacientes com Covid-19 grave que necessitam de ventilação mecânica, levam dias ou semanas para despertar da sedação, além disso, segundo relatos de especialistas, parece que esses pacientes podem precisar de meses de reabilitação para voltar à sua linha de base neurocognitiva.

O que é realizado no Pré-operatório?

Corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica.

Quanto tempo demora para passar a sedação?

Sendo assim, é possível que mesmo um paciente que já se encontre em coma, necessite sedação profunda. Após retirada da sedação alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias.

Precisa entubar para anestesia geral?

Sim. Na anestesia geral ocorre a perda da capacidade de respirar sozinho, e por isso a entubação é necessaria.

Como é feita a intubação para anestesia geral?

Neste o médico insere um tubo desde a boca do paciente até à traqueia, de forma a manter uma via aberta até o pulmão e garantir a respiração adequada. Esse tubo é ainda conectado a um equipamento (respirador), que substitui a função dos músculos respiratórios, empurrando o ar para os pulmões.

Em que tipo de cirurgia é preciso entubar uma paciente?

A intubação orotraqueal é feita quando é necessário controlar completamente a via aérea, o que pode ser necessário em situações como:
  • Ficar sob anestesia geral para cirurgia;
  • Tratamento intensivo em pessoas em estado grave;
  • Parada cardiorrespiratória;
  • Obstrução da via aérea, como edema da glote.

Porque entubar um paciente na cirurgia?

A intubação traqueal, endotraqueal ou intubação orotraqueal (IOT) é um procedimento que visa preservar a respiração do paciente durante cirurgias que envolvem anestesia geral, ou em quadros de complicação respiratória grave.

Quais as reações após a sedação?

Reação adversa a sedação

Assim como qualquer anestesia, a sedação pode resultar em uma reação adversa ao paciente. Podem provocar náuseas, vômitos, labilidade emocional e reações paradoxais como inquietação, agitação e delírio. São raros os casos de alergia medicamentosa.

Qual é o perigo da sedação?

Muitos sedativos usados para fazer o paciente dormir podem provocar uma depressão respiratória intensa. Nessa situação há necessidade da ventilação pulmonar artificial para evitar as complicações e sequelas da ausência de oxigênio no cérebro.

O que a pessoa sente quando está sedada?

Na sedação, o paciente passa a maior parte do procedimento dormindo, respira normalmente e responde a comandos verbais. A sedação promove um alívio do estresse do paciente.

Quando o paciente está sedado ele escuta?

De acordo com a Secretaria de Saúde, a recepção e o processamento de sons do ambiente dependem da medicação usada na sedação, do dano cerebral e do tempo que a pessoa está na UTI.

Quanto tempo dura o efeito do sedativo da endoscopia?

O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.

Como os sedativos agem no organismo?

Os sedativos-hipnóticos atuam nos receptores GABA (ácido gama-aminobutírico), fazendo com que haja um aumento do influxo de íons cloreto, causando, assim, um efeito depressor do SNC, diminuindo a ansiedade.

Quanto tempo a anestesia raqui fica no organismo?

Esse período de espera deve variar de oito a dez horas.

Quando se usa intubação?

Para assegurar uma via aérea em um paciente instável, usa-se a sequência rápida de intubação. Essa consiste em usar um sedativo de ação rápida, analgesia e um agente bloqueador neuromuscular para criar condições que permitam um rápido controle das vias aéreas.

Quem entuba o paciente médico ou enfermeiro?

Ao enfermeiro compete o procedimento de intubação endotraqueal somente em situações emergenciais, com risco iminente de morte do paciente, ausência de profissional que detém a questão privativa da ação, respeitada a competência e habilidade do profissional enfermeiro, este tem amparado pelo Código de Ética em seu ...

O que é intubação invasiva?

Ventilação invasiva

intubação: o tubo é inserido na garganta com a finalidade de fornecer ar; traqueostomia: é feita uma incisão na garganta pelo pescoço, com a mesma finalidade, a de fornecer ar.

É necessário entubar o paciente p fazer videolaparoscopia?

Se você quer uma cirurgia por videolaparoscopia daí sim, é necessário entubar porque é anestesia geral. Entretanto se for hérnia convencional (aberta) dai não precisa entubar não, porque a anestesia é na coluna. Há ainda aqueles que preferem fazer só anestesia local em caso de grande risco e com leve sedação.

Artigo anterior
Qual iogurte não tem corante?
Artigo seguinte
Quais são as formas de controle da administração pública?