O que passar em aparelhos eletrônicos para limpar?

Perguntado por: Sara Patrícia Pereira Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (58 avaliações)

Devem ser higienizados com mais frequência, principalmente os celulares, já que tocamos neles o tempo todo. No início da pandemia, muita gente aproveitou o álcool em gel para desinfetá-los, mas o ideal é utilizar álcool isopropílico 70%, pois ele não leva água em sua composição.

Como limpar objetos e utensílios em casa para prevenir COVID-19?

Produtos de limpeza a base de cloro ou álcool são eficazes para a limpeza da casa. Detergente comum é adequado também para a lavagem de louças.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Deve-se evitar compartilhar objetos como pratos, copos e talheres.

Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19?

Celulares podem ser fonte de contaminação pelo tempo de manuseio e uso próximo ao rosto. A limpeza dos aparelhos em geral vem descrita em seu manual de usuário, porém existem produtos desinfetantes específicos por marca que podem ser utilizados. A utilização de desinfetantes comuns, álcool comum e similares não é indicada pois podem danificar o aparelho.

Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)?

A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a 0,1%. Deve-se tomar cuidado com aspersão de água sanitária, que é tóxica para mucosas inclusive do trato respiratório. O ideal é que a limpeza seja feita com a máxima frequência possível, no mínimo uma vez ao dia, em qualquer período.

Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho?

  • Mantendo o ambiente de trabalho sempre higienizado e desinfetado, principalmente superfícies e objetos que são tocados com frequência;
  • Incentivando que os funcionários lavem as mãos regularmente ou higienizem com álcool gel 70%;
  • Incentivando o uso e disponibilizando máscaras faciais, assim como lixeiras fechadas para o seu descarte;
  • Informando que todo funcionário que apresentar sintomas deve ficar em casa ou procurar atendimento médico.

COMO LIMPAR APARELHOS ELETRÔNICOS: confira 4 dicas fáceis | Truques de limpeza | VIX

32 questões relacionadas encontradas

Posso consumir carne de porco se estou com COVID-19?

Não há restrições alimentares relacionadas à COVID-19.

Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus?

Em máquina de lavar comum. A lavagem no tanque também permanece sem alterações. Deve-se evitar sacudir as roupas em ambientes fechados, evitando assim a disseminação de partículas.

Como higienizar o cachorro após os passeios para evitar a contaminação do COVID-19?

A transmissão do novo coronavírus ocorre através de secreções de vias áereas da pessoa doente. Para que haja a contaminação é preciso que a secreção entre em contato com a mucosa dos olhos, boca e nariz de uma pessoa suscetível.

Portanto, é importante que sejam aplicadas as medidas de higiene básicas como higienização das mãos, uso de máscaras pela população.

Para os animais de estimação, é importante manter as medidas de higiene usuais.

Como ocorre a transmissão da COVID-19?



As pessoas infectadas podem transmitir o vírus por meio da tosse, da fala ou mesmo da respiração, quando expelem gotículas maiores que eventualmente se assentam ou aerossóis menores que podem flutuar no ar.

Quais são os pontos da casa com maior possibilidade de contaminação por Covid-19?

Os pontos com maior chance de contágio são aqueles mais tocados, como maçanetas, descargas, torneiras e utensílios domésticos comuns. Neste momento, a orientação é não dividir pratos, talheres e principalmente copos.

A COVID-19 é mais grave em quem tem pressão alta?



Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como a hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus.

Quais são os principais cuidados com idosos durante a pandemia do novo coronavirus ( COVID-19)?

Mantê-lo longe do contato com crianças e adolescentes (chance maior de serem pacientes sem sintomas), e evitar que saiam e frequentem aglomerações de pessoas, como reuniões de idosos, shopping centers, supermercados etc.

Quanto tempo permanece ativo em diferentes superfícies o virus da COVID-19?

As partículas virais liberadas com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30min. Os vírus que se depositam sobre uma superfície, dependendo das características dessa superfície, podem permanecer viáveis por algumas horas ou até dias. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o vírus é viável por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável, 24 horas em papelão e quatro horas em cobre. A quantidade de vírus existentes nas superfícies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação. O mais importante é evitar tocar em superfícies com as quais muitas pessoas têm contato, o que inclui mesas, bancadas, maçanetas, interruptores, telefones, teclados, torneiras etc. A limpeza das superfícies com desinfetante ou sabão é muito eficaz.

Como posso me movimentar se trabalho em casa durante o isolamento COVID-19?

A dica de fazer algumas pausas e atividades durante o expediente vale também para o home office. Faça algumas coisas em pé, arrume motivos para caminhar, alongue-se, cuide da sua postura, faça uma pausa quando necessário e não se esqueça: evite ficar muito tempo sentado.

Além do uso de máscara, o que posso fazer para me proteger e evitar a propagação da COVID-19?

• Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabonete.
• Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, elimina pequenas gotas do nariz ou da boca, que podem conter o vírus.
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar carregar o vírus.
• Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável. Em seguida, descarte-o imediatamente e higienize as mãos.
• Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue para o seu médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.

Diarreia pode ser sintoma de COVID-19?



Observação: Na suspeita de COVID-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

/p>

Se eu já tinha COVID-19, devo continuar com medidas preventivas como uso de máscara, álcool gel, etc.?

De acordo com as evidências científicas atuais, existe a possibilidade de uma nova contaminação pelo vírus causador da COVID-19. Já houve relatos de casos no mundo de pacientes que adquiriram 2 vezes o vírus. Portanto, todas as medidas de prevenção deverão ser mantidas, mesmo que você já tenha sido diagnosticado(a) previamente, sempre seguindo as recomendações dos órgãos sanitários.

Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar?

Pessoas em isolamento domiciliar devido à COVID-19 e seu cuidador devem preferir a máscara cirúrgica.

Como lidar com crianças durante o isolamento social devido a pandemia do COVID-19?

É importante informar as crianças utilizando uma linguagem simples, de acordo com sua idade e nível de compreensão. Elas precisam entender o cenário atual para conseguir lidar melhor com o fato de não poderem sair de casa e ver seus amigos e avós, por exemplo. Se tiverem preocupações ou questionamentos, deixem que expressem seus sentimentos, isso pode ajudar a diminuir a ansiedade.

É importante que os pais mantenham uma rotina para as crianças em que consigam organizar melhor seu tempo entre estudar, ajudar nas demandas da casa e brincar. Este é um momento para ensinar sobre consciência social.

Este momento de pandemia e isolamento social deixa as pessoas mais ansiosas, mas também pode ser uma oportunidade de maior convivência entre pais e filhos, podendo resgatar relações que no dia a dia se perdem pela correria e pelas demandas eletrônicas. Invente brincadeiras, faça videochamadas com os avós, conheça melhor as necessidades de seus filhos.

Como posso acessar o chat online para obter informações do COVID-19?

O chat online deve ser acessado pelo site https://coronavirus.saude.gov.br/. Lá você inicia a conversa e digita todos os seus sintomas. Dessa forma, fica sabendo se deve ficar em isolamento domiciliar, se deve procurar um posto de saúde ou serviço de emergência.

O que significa uma pandemia?

Descreve uma situação em que uma doença infecciosa ameaça simultaneamente muitas pessoas pelo mundo. Não tem ligação com a gravidade da doença, mas pela abrangência geográfica.

O idoso deve ficar em isolamento social preventivo durante pandemia do COVID-19?

Sim, o contato com o idoso deve diminuir, fundamentalmente se você não consegue cumprir o isolamento. As pessoas que saem do domicilio e retornam podem efetivamente trazer a COVID-19 para dentro de casa.

Pessoas idosas são um grupo de risco para o COVID-19?

Os idosos em geral são grupos de risco para doenças infecciosas de qualquer etiologia, o envelhecimento do sistema imune é sua principal razão. No caso da COVID-19, foi identificado que pacientes diabéticos e hipertensos têm uma maior chance de evoluir com doença mais grave - o motivo ainda é investigado.

Idosos e crianças podem permanecer em casa com um caso da COVID-19 confirmado e em isolamento?

Preferencialmente não devemos manter pessoas saudáveis no mesmo ambiente com um paciente infectado pelo novo coronavírus, em especial os idosos, visto que são o principal grupo de risco da doença.

Foi autorizada a vacina contra COVID-19 em crianças de 5 a 11 anos?

A Agência, depois de avaliar tecnicamente toda a documentação pertinente disponibilizada pela produtora (Pfizer-BioNTech) da vacina contra a Covid-19 após ensaios clínicos randomizados envolvendo crianças de 5 a 11 anos de idade autorizou, em 16 de dezembro de 2021 1, a inclusão deste imunizante nesta faixa etária.

Artigo anterior
Qual a desvantagem da agricultura familiar?
Artigo seguinte
O que tem no tempero do Edu Guedes?