O quê ou o quê?

Perguntado por: Joaquim Magalhães  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (61 avaliações)

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

Quando se usa o quê?

Quando e como usar “que” e “quê”? Para saber qual a grafia correta, basta analisar o contexto. Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”.

Quando se acentua o quê?

O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?” “Você disse o quê?”

Está esperando o quê ou o quê?

A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê?

Está esperando ou estar esperando?

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

O QUE OU O QUÊ? Qual é a DIFERENÇA? Aprenda Agora Mesmo!

15 questões relacionadas encontradas

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual a função do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Que com acento substantivo?

1- Substantivo: É sempre acentuada e antecedida do artigo indefinido um: um quê, e o sentido dessa junção (um quê) é algo, alguma coisa. 2- Interjeição: É sempre acentuada.

Vai fazer o quê ou o quê?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.

O quê início de frase?

Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

Por que é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

O que significa a 3?

Significado de Três

numeral Dois mais um; quantidade que corresponde a dois mais um (3). Que ocupa a terceira posição; terceiro: capítulo três. substantivo masculino O número três: escrevam um três.

Qual a função da palavra desde que?

Além disso, dita palavra é considerada como ato de começar e está falando de tempo, lugar ou ordem. Pode ser uma locução adverbial desde já, a partir deste momento, doravante. Desde que, visto que, uma vez que, vai, desde que assim o desejas.

Qual é a classe gramatical do que?

⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.

O que substitui o pronome que?

O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como usar o porquê junto?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Como se usa a palavra desde?

Desde e a partir de: quando usar
  1. A partir de é expressão de tempo. Quer dizer a começar em. ...
  2. Desde indica tempo passado. Pode aparecer sozinha ou combinada com até: Está no Brasil desde dezembro de 1993. ...
  3. Desde quer dizer a começar de, a partir de: Moro em São Paulo desde 2010. Trabalho desde os 14 anos.

Que horas são função do que?

Exemplo: Que horas são agora? d) conjunção coordenativa aditiva: liga orações e tem valor próximo da conjunção “e”. Exemplo: Diz que diz, mas não faz nada!

O que significa >>> 3?

<3. é usado bastante no Facebook para reproduzir um coração. O símbolo <3. tem o formato de um coração deitado.

O que significa </ 3?

Significado de <3: Emoticon que significa coração.

O que significa ? no whatsapp?

? Cara com sorriso maroto

Esse meio sorriso pode indicar que a pessoa está aprontando algo. Também usado para flertar e fazer insinuações picantes, carrega um tom de autoconfiança, presunção e uma pitada de atrevimento.

Quais os tipos de porquê?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Artigo anterior
Vai ter a 5 parte de Sabrina?
Artigo seguinte
Qual é a terceira capital do Brasil?