O que ocorre quando o adjudicatário chamado a assinar o contrato não comparece?

Perguntado por: Neuza Inês Ferreira Ferreira Teixeira  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (5 avaliações)

Quanto ao adjudicatário (originalmente vencedor) que, injustificadamente, não compareceu para assinatura do contrato, deverá ser aberto processo administrativo visando sancioná-lo.

Qual é o prazo para a Administração chamar o adjudicatário para assinar o contrato?

A Administração deverá convocar o vencedor para firmar o contrato. Essa convocação é feita de acordo com o previsto no ato convocatório–edital ou carta-convite. Geralmente prazo determinado é de cinco dias.

O que acontece quando uma licitação e deserta?

Realização de nova licitação

Como vimos, a regra geral para uma licitação deserta é realizar novamente o procedimento, corrigindo eventuais problemas no edital – sendo a dispensa da licitação apenas para casos excepcionais.

Quando o licitante pode desistir da proposta?

O artigo 43, §6º da Lei nº 8.666/1993 prevê a possibilidade de desistência da proposta pelo licitante desde que por motivo justo e decorrente de fato superveniente. 2. No caso, há motivo justo decorrente de fato superveniente que alterou a possibilidade de execução da proposta.

Qual seria a repercussão jurídica do licitante vencedor que deixa de comparecer e não apresenta justificativa para a assinatura do contrato após ser regularmente convocado?

Se o vencedor da licitação não comparecer para assinar o termo do contrato, a Administração poderá convocar outro licitante remanescente, atendendo a ordem de classificação. O interessado que, não comparecer no prazo da convocação, ficará sujeito às sanções previstas no Art. 81 da Lei 8.666/93.

Recusa do licitante vencedor em assinar o contrato

27 questões relacionadas encontradas

O que deve ser feito quando o licitante vencedor desiste da proposta?

Na hipótese de o contratado desistir após o início da execução dos serviços, deve ser procedida a rescisão contratual e instaurado procedimento administrativo para aplicação de sanção ao contratado.

Quais são os critérios para desclassificação de propostas?

Serão desclassificadas: I – omissis; II – propostas com valor global superior ao limite estabelecido com preços manifestamente inexeqüíveis, assim considerados aqueles que não venham a ter demonstrada sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e que os ...

Como fazer uma carta de desistência?

Eu, ________________________________________________________, portador do CPF: ____. ____. ____-___, e do RG nº _______________, SSP/____, declaro para os devidos fins, junto ao DETRAN – TO, que desisto de obter a categoria _____ optando pela categoria ____. PALMAS, _____ de ____________ de_____ .

Como desistir de uma licitação?

A desistência de licitação é realizada através de um pedido, e caberá à comissão aceitar ou não a justificativa. Apenas a Administração Pública pode julgar procedente ou improcedente o pedido, por se tratar de ato discricionário da administração.

Quais são os prazos de validade de uma proposta contratual?

Lei nº 10.520, de 2002 - Art. 6º O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

O que é uma licitação dispensada?

Licitação dispensada é aquela assim declarada, pela própria Lei, sendo que os casos de licitação dispensada estão regulados no art. 17, incisos I e II da Lei 8.666/93. Estes dispositivos cuidam dos casos de alienação de bens móveis e imóveis pela Administração Pública.

O que se entende por licitação deserta e licitação fracassada?

Chamamos de licitação deserta a licitação em que não aparece nenhum interessado. ... Chamamos de licitação deserta a licitação em que não aparece nenhum interessado. Na Licitação fracassada há interessados, mas nenhum deles atendem os requisitos constantes no edital.

Será dispensável a licitação em caso de licitação deserta que ocorre quando não comparecem interessados a licitação anterior?

24. É dispensável a licitação: […] V – quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecida.”

Qual o prazo para assinatura de contrato Lei 8666 93?

Dessas situações, merece destaque aquela tratada, também, na Lei nº 8.666/1993, art. 64, § 3º, que trata do prazo máximo de cumprimento das obrigações pelo autor da proposta: 60 dias da data da entrega da proposta. Se o adjudicatário não for convocado para assinar o contrato nesse prazo, estará liberado do compromisso.

O que ocorre se o adjudicatário não assinar o contrato no prazo estipulado?

Quanto ao adjudicatário (originalmente vencedor) que, injustificadamente, não compareceu para assinatura do contrato, deverá ser aberto processo administrativo visando sancioná-lo. ... Não trata, entretanto, de regras sobre o contrato administrativo.

Qual o prazo legal para a assinatura do contrato depois da homologação e adjudicação da licitação?

Segundo a Lei 8.666/83,Art. 64. § 3o Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

O que muda com a nova lei de licitação?

Na Nova Lei as modalidades Tomada de Preços e Carta Convite não existem mais. Continuam apenas a concorrência e o pregão. ... A Nova Lei de Licitações traz em seu artigo 28 as modalidades Pregão, Concorrência, Concurso, Leilão e ainda, prevê a nova modalidade Diálogo Competitivo.

É possível a subcontratação total do contrato na hipótese de cláusula de retomada?

Vedada à subcontratação total; Possível à subcontratação parcial, desde que o limite seja estipulado pela administração pública; Vedado o pagamento direto à subcontratada, com a exceção dos casos de ME ou EPP conforme a LC nº 123/2006.

Quem homologa a licitação?

43, inc. VI da Lei 8.666/93, é competente para homologar o procedimento e adjudicar o objeto da licitação ao vencedor do certame. A homologação consiste na aprovação do procedimento: a autoridade competente (indicada na lei ou regulamento) examinará todos os atos do procedimento, verificando sua legalidade e mérito.

Como justificar uma desistência?

Veja, então, no texto de hoje, os seis principais motivos pelos quais se dá a desistência de cursos superiores.
...
  1. Gastos financeiros. ...
  2. Jornada de trabalho e estudos. ...
  3. Falta de identificação. ...
  4. Fatores situacionais. ...
  5. Deficiência do ensino médio. ...
  6. Pressão social ou familiar.

Como fazer uma carta de demissão à mão?

Venho, por meio desta carta, comunicar formalmente meu pedido de demissão, me desligando do cargo (descreva seu cargo) que ocupo na empresa, por motivos profissionais (ou pessoais). Solicito, se possível, a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio, e o encerramento imediato do contrato de trabalho.

O que é preciso para escrever uma carta?

Características e estrutura da carta pessoal
  1. Local: colocar cidade da qual se está escrevendo a carta no canto esquerdo superior da página.
  2. Data: colocar data do dia em que se escreve a carta ao lado do nome da cidade, separado por vírgula.
  3. Saudação: expressão, no centro ou canto da página, indicando um cumprimento.

Quais são os critérios que o pregoeiro deve observar na fase de aceitabilidade da proposta?

Critérios de aceitabilidade da proposta Compatibilidade com as especificações técnicas e com o valor global estimado. Compatibilidade com as especificações técnicas e com os valores unitários e global estimados. Obrigatória Indicar o prazo para a realização da vistoria e a unidade responsável pelo agendamento.

O que é desclassificação no processo penal?

Conceito e exemplo prático de desclassificação: A palavra desclassificar, utilizada no Código de Processo penal Brasileiro, tem o sentido de mudar a classificação jurídica do crime, mudar a imputação inicial, operar uma mutatio ou emendatio libelli, que se opera e verifica por vários modos, quer por errônea ...

O que é desqualificação pública?

Já na DESQUALIFICAÇÃO é o não preenchimento de habilitação jurídica, técnica, fiscal, deste modo, estará desqualificado para seguir no certame, estamos diante da fase de HABILITAÇÃO. ...

Artigo anterior
Qual é o jogo de esporte mais popular da atualidade?
Artigo seguinte
Como é a dor de câncer nos ossos?