O que ocorre quando a coisa recebida em contrato sofre a evicção?

Perguntado por: Lorena Tavares de Coelho  |  Última atualização: 28. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (68 avaliações)

Na evicção parcial, o evicto pode requerer a rescisão do contrato e a indenização pela perda. No caso de existir interesse na continuidade do bem, é possível requerer somente a indenização. E, por fim, se a perda não for considerável, fará jus apenas a indenização.

Quais são os efeitos da evicção?

Sobre os efeitos da evicção, Sanseverino observou que o artigo 450 do Código Civil estabelece que o adquirente que perdeu o bem pode postular as seguintes medidas: restituição integral do preço pago; indenização dos frutos que tiver sido obrigado a restituir; indenização pelas despesas dos contratos e demais prejuízos ...

Pode ocorre a exclusão da responsabilidade pela evicção em um contrato?

Além do reforço e da diminuição da garantia, o Código permite a própria exclusão da responsabilidade pelos riscos da evicção. Como tal exclusão contraria a própria natureza do negócio, é necessário que ela seja objeto de cláusula contratual expressa.

O que é responsabilidade pela evicção?

Neste caso, conforme o texto do artigo 447, a pessoa que vendeu o bem (mas não era o dono) responde pela evicção, ou seja, o comprador que perdeu o bem pode requerer do vendedor a devolução integral do preço pago, além de outras indenizações previstas no artigo 450.

Como é resolvida a evicção nos contratos onerosos?

Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Subsiste esta garantia ainda que a aquisição se tenha realizado em hasta pública. A hasta pública, neste caso, se refere ao ato processual por meio do qual um bem penhorado é alienado (vendido a terceiro) por meio de um leilão público.

AULA 16 - DA EVICÇÃO

27 questões relacionadas encontradas

Qual o valor da coisa quando sofre evicção?

Desse modo, a evicção pode ser reforçada mediante acordo das partes contratantes, situação que pode ser exemplificada, quando as partes, expressamente, estabelecem que a indenização decorrente da evicção equivalerá ao dobro do preço pago pela coisa, tal qual ocorria no Direito romano, com a stipulatio duplae.

Qual a relação da evicção com a dação em pagamento?

Credor evicto torna a dação em pagamento nula

A evicção faz com que a coisa retorne ao patrimônio do verdadeiro dono. Um exemplo de evicção é quando o devedor entrega ao credor um imóvel o qual pertencia a um terceiro. Este tem o direito de resgatar esse patrimônio uma vez que é seu por direito.

Quem é o alienante na evicção?

Na evicção, existem ao menos 3 atores: o alienante, pessoa que vende o bem; o adquirente, que é o evicto, pessoa que compra o bem, mas perde-o para terceiro; e o terceiro ou evictor, que é a pessoa que terá reconhecido o direito ao bem. O alienante responderá pela evicção, ainda que venha de hasta pública.

Quais são os tipos de evicção?

A evicção total se dá pela perda total da coisa; a evicção parcial se dá pela perda de parte da coisa.

Quais os requisitos para que o alienante se responsabilize pela evicção?

Para que o alienante se responsabilize pela evicção, são necessários os seguintes requisitos: a) aquisição onerosa. A evicção só tem incidência nos contratos onerosos, como a compra e venda, a permuta, a parceria pecuária, a dação em pagamento etc.

Qual o prazo da evicção?

Prazo prescricional para ressarcimento por evicção é de três anos.

Qual a principal diferença entre vício redibitório e evicção?

O vício redibitório trata de características do bem, enquanto a evicção trata de uma relação jurídica anterior.

Quanto à evicção é correto afirmar que?

é necessária a comprovação do trânsito em julgado da sentença que reconhece a evicção para que o evicto possa exercer os direitos dela resultantes.

Não é possível haver evicção no caso de contrato gratuito?

Não é possível haver evicção no caso de contrato gratuito? Correto, não é possível haver evicção no caso de contrato gratuito. A evicção ocorre quando o comprador perde a posse do bem adquirido devido a uma decisão judicial ou administrativa, ou seja, quando é privado do direito de posse por uma ação legal.

O que diz o artigo 450 do Código Civil?

Resumo: O art. 450, parágrafo único, do Código Civil de 2002, determina que o preço da coisa evicta será restituído pelo alienante c o m base no valor da coisa à época da evicção. O objetivo deste trabalho é analisar criticamente esse dispositivo, tendo e m vista que o Código Civil de 1916, no seu art.

O que é garantia ou reforço da evicção?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

O que quer dizer a palavra esbulho?

O esbulho consiste na privação da coisa por intervenção de terceiro, contra a vontade do possuidor. Quando ocorre o esbulho, uma terceira pessoa assume o controlo material da coisa, afastando o controlo material da coisa anteriormente assegurado pelo possuidor.

Qual a diferença entre alienante e adquirente?

Alienante: papel ocupado por quem vende o estabelecimento. Adquirente: lugar ocupado por quem está comprando o estabelecimento.

Em que hipóteses não cabe a dação em pagamento?

Segundo o autor, destacam-se os seguintes requisitos; (i) a existência de uma dívida- de fato, sem divida não poderá ocorrer tal translação; (ii) o acordo do credor – sem a anuência deste, não haverá dação; (iii) a entrega da coisa diversa com a intenção de extinguir a obrigação.

Quem paga o ITBI o comprador em dação em pagamento?

O imposto deverá ser recolhido pelo credor que aceitou o imóvel pertencente ao devedor como forma de quitação ou abatimento da dívida até a data da lavratura da escritura pública ou dentro de 10 (dez) dias da data da celebração do instrumento particular.

Como ocorre a dação em pagamento?

DAÇÃO EM PAGAMENTO. Dação em pagamento é um acordo convencionado entre credor e devedor, onde o credor pode consentir em receber prestação diversa da que lhe é devida. O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, mesmo que esta seja mais valiosa.

O que diz o artigo 441 do Código Civil?

441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.

O que diz o artigo 447 do Código Civil?

447. Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Subsiste esta garantia ainda que a aquisição se tenha realizado em hasta pública.

O que pode ser considerado vício oculto?

O vício oculto é um defeito ou falha de fabricação que se manifesta após certo tempo de uso do produto, por exemplo, um veículo novo, cuja fábrica instalou uma peça defeituosa, que vem a apresentar defeito no câmbio após meses de uso...

Artigo anterior
Quantos km por litro faz a mt-03 2022?
Artigo seguinte
O que é chamada indisponível no whatsapp?