Como saber a área útil de um imóvel?

Perguntado por: Henrique Cruz  |  Última atualização: 9. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)

Caso opte por medir o imóvel, comece com um cômodo por vez. Por exemplo, meça o comprimento e a largura da sala de estar, depois multiplique esses dois valores e obtenha o valor dessa área. Após realizar isso em todos os cômodos, some todos os valores, e pronto: você já tem sua área útil calculada.

Como descobrir a área útil?

Para calcular a área útil, basta multiplicar a largura pela altura de cada cômodo e somar os resultados:
  1. Sala: 4 x 5 = 20 metros quadrados.
  2. Quarto: 3 x 4 = 12 metros quadrados.
  3. Banheiro: 2 x 3 = 6 metros metros quadrados.

O que é a área útil de um imóvel?

A área útil é a área interna total do imóvel, excluindo as áreas ocupadas pelas paredes. Garagens e varandas não entram nesse somatório. A área útil é a área realmente aproveitada para móveis e utilização. Em inglês a área útil é useful floor área, e um sinônimo não muito utilizado por aqui é área de vassoura.

O que conta como área útil?

A área útil também corresponde à área de uma unidade de um apartamento, porém desconsidera as espessuras das paredes. Ela é calculada somando a área de todos os cômodos, medidos em suas paredes internas.

Como calcular a área útil do terreno?

Então, para calcular a área útil, é necessário medir a largura e a profundidade de cada cômodo do imóvel e multiplicá-las. Em seguida, some as áreas de todos os cômodos para obter a área útil total.

O que significa Área Útil de um imóvel?

19 questões relacionadas encontradas

O que não conta como área útil?

Diferentemente da primeira, a área útil considera apenas as áreas internas que podem ser efetivamente usadas pelo proprietário e sua família. Isso significa que paredes, colunas, garagens e outras áreas internas e externas que não podem ser utilizadas não fazem parte do cálculo de área útil.

Como calcular área útil e área construída?

Um método bem simples é medir o comprimento de duas das paredes de um cômodo e multiplicar os valores. Por exemplo, digamos que uma das paredes do quarto tem 6 m e outra 4 m. A partir disso, você deve multiplicar essas medidas, e o resultado seria 24. Isso significa que são 24 m² de área construída.

O que não conta como área construída?

Alguns elementos e espaços não são considerados como parte da área construída de uma propriedade. Isso inclui áreas ao ar livre, como pátios, varandas, terraços e jardins. Além disso, corredores externos, garagens e áreas descobertas dedicadas ao estacionamento não são contabilizados na área construída.

Qual a diferença entre área útil e área total?

Os dois termos indicam coisas diferentes: área privativa corresponde à metragem dos cômodos que apenas o morador vai usar. Área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Já a área útil é o que sobra da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes.

Qual a área total de uma casa?

A área total de um imóvel é a soma de todas as áreas construídas e não construídas que fazem parte dele. Essa medida é importante, pois ela determina o valor do imóvel, influencia nas taxas de impostos e, é claro, define o espaço disponível para os moradores.

O que é área útil e área total de um apartamento?

A área útil é bem parecida com a privativa, o que as difere é que na área útil não é contabilizado as paredes e pilastras. Para entender melhor, a área útil é todo o espaço onde o morador pode decorar, mobiliar e transitar. Varandas e garagens não são incluídas nessas metragens.

O que é área do terreno no IPTU?

O IPTU é dividido em territorial e predial. A parte predial se refere à edificação (casa, apartamento, prédio, etc), enquanto a parte territorial é referente ao terreno onde essa propriedade está construída, As duas formas possuem a base de cálculo diferente e são somadas para determinar o valor total do imposto.

Como calcular a área privativa de um imóvel?

Para calcular a área privativa de qualquer imóvel, é necessário somar todos os cômodos que constituem a propriedade, como salas, quartos, banheiros, cozinhas, corredores, e as espessuras das paredes.

O que a prefeitura considera como área construída?

Via de regra, o cálculo é o mesmo para as edificações já prontas; ou seja, são consideradas todas as áreas cobertas, com garagem e até a cobertura, se for um prédio. Essa conta é importante para que as prefeituras possam fazer a cobrança do IPTU, que se baseia na área construída.

Como saber a área construída de um imóvel no IPTU?

Em geral, a Inscrição Municipal (IPTU) do imóvel contém a informação sobre a área do imóvel que deverá ser informada na ficha de “Bens e Direitos”.

O que é área útil e área privativa?

A área útil é semelhante à privativa, porém ela descarta as paredes e os pilares, ou seja, ela é toda a parte em que o morador pode transitar, mobiliar e decorar no imóvel.

Qual a área total de um apartamento?

Para saber qual é a área total do apartamento, basta o proprietário somar a área privativa com a área comum. Na maioria das vezes, esses valores são apresentados na planta ou na escritura da residência, mas, se a metragem não estiver nesses documentos, é só pedir a informação para a construtora.

Vão de Escada conta como área construída?

§ 1º As escadas, dutos, fossos, shafts e similares serão considerados área construída computável uma única vez na área de projeção da edificação, no pavimento térreo.

Quando o beiral conta como área construída?

Na maioria dos municípios os beirais só contam como área construída quando tem mais de 1,0m, porém… Na planta baixa deve ser representado a projeção desse beiral mesmo que não contabilize como área construída.

Como fazer o cálculo de área construída?

O primeiro passo é fazer um levantamento de todas as divisões e cômodos presentes na propriedade. Para isso, será necessária uma planta baixa do imóvel com todas as áreas construídas. Depois disso, meça a largura e comprimento de cada um dos espaços, incluindo elementos como a escada e colunas.

Quais são as áreas não computáveis?

Área não computável: área construída que não é considerada no cálculo do coeficiente de aproveitamento. Área útil: área interna de um compartimento, sem considerar as paredes. Ascensor: qualquer artefato mecânico que possa transportar pessoas de um a outro piso da edificação.

Como saber quanto vale o m2 de um imóvel?

Para que você tenha uma ideia, é possível calcular o valor médio do metro quadrado da região. Basta dividir o valor total de venda de imóvel pelo seu tamanho em metros quadrados. Por exemplo, um imóvel de R$ 300 mil, com 120m², tem o metro quadrado avaliado em R$ 2.500.

O que conta como área privativa?

A área privativa, como o nome mesmo sugere, é todo o espaço privado da porta de entrada para dentro do apartamento, incluindo paredes e pilares. Resumindo, é a metragem dos cômodos que apenas os moradores do imóvel têm acesso e vão usar. Essa é a área privativa que aparece na escritura e na matrícula do imóvel.

Qual a metragem do imóvel para ser isento do IPTU?

O direito é garantido pela Lei Distrital 5638/2016, que modificou o inciso VII do artigo 5º da Lei Distrital 4727/2011, isentando do IPTU, até 31 de dezembro de 2019, “o imóvel com até 120 metros quadrados de área construída cujo titular, maior de 60 anos, seja aposentado ou pensionista, receba até 2 salários mínimos ...

Como a Prefeitura calcula o valor do IPTU?

O cálculo do IPTU de acordo com a legislação acima mencionada envolve o desmembramento do valor venal nas diversas faixas definidas na lei, aplicação dos percentuais de acréscimo e desconto para cada faixa e soma de todos esses resultados parciais.

Artigo anterior
Como alucinar com zolpidem?
Artigo seguinte
É possível sacar o seguro desemprego depois da data?