O quê objeto direto e indireto exemplos?

Perguntado por: Violeta Luana Rodrigues Monteiro  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Quando o complemento - preposição - é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. Dessa forma, os verbos transitivos diretos não necessitam ser complementados com preposição. ... (meus colegas = objeto direto), (para o aniversário = objeto indireto).

O que é objeto direto e objeto indireto exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Como identificar o objeto direto e indireto?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

O que é um objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

OBJETO DIRETO E INDIRETO - Profa. Pamba

17 questões relacionadas encontradas

Como se identifica o objeto direto?

Objeto direto

Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.

Quais são os objeto direto?

Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal. ... O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.

O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Como diferenciar entre od y Oi?

Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).

O que é algo indireto?

Significado de Indireto

Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto. Que se faz com interrupção de tempo ou lugar: comunicações indiretas. Gramática Diz-se do complemento verbal (objeto indireto) que é introduzido por uma preposição obrigatória.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Quando o pronome me é objeto direto?

c) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto. Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto. ... Portanto, "me" é objeto direto.

Qual é a diferença entre complemento nominal e objeto indireto?

Objeto Indireto x Complemento Nominal

A função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo (porque é um complemento verbal). A função do complemento nominal, por sua vez, é completar o sentido um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).

O que é OD português?

O objeto direto (OD) é o termo que completa o sentido do verbo transitivo direto (VTD) e liga-se a ele sem preposição. Serve para indicar o ser ao qual a ação se direciona.

O que é objeto direto e indireto em espanhol?

Conheça agora os pronomes complemento:
  1. 1 – pronomes complemento direto (Objeto Direto) Para yo – ME. Para tú – TE. Para él/ella/usted – LO / LA. Para nosotros(as) – NOS. Para vosotros(as) – OS. ...
  2. 2 – pronomes complemento indireto (Objeto Indireto) Para yo – ME. Para tú – TE. Para él/ella/usted – LE. Para nosotros(as) – NOS.

O que é sujeito indireto?

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)

Como identificar o sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Como identificar o predicativo do sujeito e do objeto?

Conforme o próprio nome indica, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito e o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto (direto ou indireto). Exemplo com predicativo do sujeito: Ele é insuportável.

Qual é o pronome da palavra me?

Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento.

Qual a função sintática de me?

me, te, lhe, nos, vos, lhes podem exercer a função sintática de adjunto adnominal. Isso acontecerá quando houver indicação de posse: algo de alguém. A construção sintática ocorrerá da seguinte maneira: verbo + pronome oblíquo átono + substantivo.

Quais os principais verbos Intransitivos?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Faz é um verbo intransitivo?

Verbo fazer como verbo intransitivo

Como verbo intransitivo, o verbo fazer apresenta um sentido completo, não necessitando de complementos verbais: Ela fala, mas não faz.

Artigo anterior
Para que serve o adubo 20-20-20?
Artigo seguinte
Como retirar o atributo somente leitura de uma pasta Windows 10?