O que o termo dessalinização significa?

Perguntado por: Ariana Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

Química. Dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce e própria para o consumo.

O que é dessalinização da água do mar?

A dessalinização envolve a remoção do sal da água do mar e sua filtragem para produzir água potável de qualidade. No entanto, o processo consome muita energia e os combustíveis fósseis comumente usados ​​contribuem para o aquecimento global, e a salmoura tóxica que produz polui os ecossistemas costeiros.

Porque dessalinizar a água?

Isso porque existem formas de retirar o excesso de cloreto de sódio e outros sais da água do mar, assim como micro-organismos e outros componentes prejudiciais à saúde, tornando-a ideal para o consumo.

Onde surgiu a dessalinização?

A primeira usina de dessalinização surgiu em 1928, na ilha de Curaçao, no Caribe. Apesar do Brasil ser privilegiado com 12% da água doce do planeta, boa parte do mundo sofre com a falta do recurso natural. A Europa e a Ásia, por exemplo, são continentes que já convivem com a dificuldade de obter água.

Como funciona o sistema de dessalinização?

O dessalinizador utiliza o processo de osmose inversa no qual membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, conseguem retirar da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano, produzindo dois efluentes, o permeado (água dessalinizada) e o concentrado.

Termo - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa

16 questões relacionadas encontradas

Quais os processos envolvidos na dessalinização?

A dessalinização da água do mar trata-se do uso de processos físico-químicos para a retirada de sal da água. Alguns desses processos são destilação, congelamento e osmose reversa. Um dos maiores problemas que ameaçam a vida humana é a falta de água potável.

Como transformar a água do mar em água potável?

Eletrodiálise. Consiste em mover a água salgada através de membranas carregadas eletricamente que retêm os íons de sal dissolvidos na água, permitindo extrair água doce. Existem diversos tipos de eletrodiálise, como a convencional e a reversa.

Quem inventou a dessalinização?

Foi o que fez Ben Sparrow, um jovem engenheiro mecânico inglês que criou um sistema de purificação de água mais eficiente que formas convencionais de dessalinização.

Quando e onde surgiu o processo de dessalinização como faziam?

Em 1960, os pesquisadores S. Loeb e S. Sourirajan desenvolveram a primeira membrana utilizada na osmose reversa, a membrana de acetato de celulose assimétrica. Em 1928 foi instalado em Curaçao uma estação dessalinizadora pelo processo da destilação artificial, com uma produção diária de 50 m³ de água potável.

Quais são os países que utilizam a dessalinização?

A lista dos seis maiores produtores de água dessalinizada – Arábia Saudita (onde o método responde por 70% da água potável consumida), Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Espanha, Kuwait e Japão – ainda mostra que a dessalinização é associada majoritariamente a países ricos.

Quais são as vantagens e desvantagens do processo de dessalinização?

Pensando nisso, levantamos algumas vantagens e desvantagens da dessalinização da água do mar.
...
Vantagens
  • Pode utilizar energias alternativas, como a solar;
  • Garante maior acessibilidade à água adequada para o consumo humano;
  • É uma alternativa para a continuidade do crescimento populacional e do desenvolvimento industrial.

Quais os pontos negativos e positivos da dessalinização?

A produção da água salobra tóxica e o alto consumo de energia são alguns dos principais pontos negativos da dessalinização. O descarte da água salobra tóxica não é apenas custoso, como também está associado a impactos ambientais negativos.

Porque o processo de dessalinização da água do mar é necessário em regiões como Ceará?

O governo do Ceará decidiu investir na dessalinização da água do mar para manter o abastecimento da população. ... A meta do governo é que a água retirada do Atlântico atenda pelo menos 720 mil habitantes de Fortaleza. A capital consome hoje cerca 8 m³ (metros cúbicos) de água por segundo.

O que é feito com o sal da dessalinização?

A dessalinização da água significa a retirada do sal da água dos mares e dos aquíferos subterrâneos com salinidade elevada, efetivado por processos físico-químicos. Isso é realizado para que a água salgada (ou salobra) seja transformada em água doce, própria para o consumo: beber, tomar banho, cozinhar.

Como é feita a separação do sal da água do mar?

No caso da obtenção do sal de cozinha, a água do mar é represada em tanques rasos chamados de salinas. Com o passar do tempo, o calor do sol e o vento fazem com que lentamente a água comece a evaporar. O sal então se cristaliza e é separado.

Como surgiu a osmose reversa?

Na década de 50 foram iniciados os estudos sobre osmose reversa, pelos cientistas Reid e Breton, na Flórida. ... Em meados da década de 80 foi desenvolvida a primeira membrana de composto poliamídico, que facilitava o processo de osmose reversa por ter maior absorção de solvente e menor de soluto.

Quanto custa a dessalinização da água do mar?

Já são cerca de 250 sistemas em operação. Com custo unitário de cerca de R$ 150 mil, os sistemas tratam a água salobra retirada de poços separando a água potável da água salgada.

Quem descobriu o processo de osmose?

Médico francês, nascido em 1776 e falecido em 1847, doutorou-se na Universidade de Paris em 1806. Em 1827 descobriu o fenómeno da osmose através de membranas semipermeáveis e, já nessa época, reconhecia a importância da clorofila no processo de utilização do dióxido de carbono pelas folhas.

O que é necessário para tornar a água potável?

Ferva a água

Caso suspeite que sua água não está potável, primeiramente, filtre-a com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Então, ferva a água por cerca de 3 minutos para eliminar qualquer contaminação. Segundo o Ministério da Saúde, a fervura da água é o método preferencial para tornar a água potável.

É possível filtrar a água do mar?

Uma pesquisa criou uma tecnologia que pode converter grandes volumes de água do mar em água potável em menos de 30 minutos. Utilizando energia solar, a ferramenta visa completar o processo de dessalinização de forma mais eficiente do que as práticas atuais. O filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água.

Como se obtém a água potável?

As fontes de água potável mais comuns são nascentes de rios, lagos e represas de abastecimento de água, sistemas de cisternas e poços ou ainda a extração de água subterrânea de aquíferos. Em muitos locais também é feita a captação de água da chuva para consumo ou uso doméstico.

É o país com maior capacidade de dessalinização da água do mar?

A água marinha dessalinizada é a força vital da Arábia Saudita — e ainda mais na Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (Kaust, na sigla em inglês), um centro internacional de pesquisa. A dessalinização fornece toda a água doce utilizada na universidade, cerca de 19 milhões de litros por dia.

Em quais lugares do Brasil é utilizado esse processo para obter água para consumo?

No Brasil, o sistema de dessalinização da água já é usado em nove estados. O repórter Alessandro Torres foi experimentar a água tratada no sertão do Ceará. Cercada pelo mar, Fernando de Noronha ainda depende da chuva para o abastecimento. Ao todo, 40% da água consumida na ilha vêm de açude e de poços.

Em qual país a dessalinização da água do mar para o consumo já é uma realidade?

Pesquisadores dos Estados Unidos e da China desenvolvem um sistema de dessalinização da água do mar, movido a energia solar, que poderá beneficiar locais onde a crise hídrica já é realidade. O equipamento é barato e tem alto nível de eficiência.

Quais os impactos ambientais na água?

Poluição de rios e mares

Uma das maiores consequências da degradação ambiental causada pela falta de saneamento é a poluição das águas. O lançamento de esgotos não tratados pode poluir os mares, os lençóis freáticos e toda espécie de manancial, levando à morte de animais e comprometendo ecossistemas inteiros.

Artigo anterior
Quais os tipos de vedação na construção civil?
Artigo seguinte
Como pagar DARF pelo Banco Santander?