O que o seguro residencial não cobre?

Perguntado por: Cristiana Madalena de Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

Umidade, ferrugem, infiltrações, problemas com chuva dentro de casa, qualquer tipo de corrosão, mesmo as causadas por problemas ambientais; areia e terra dentro de casa, mesmo que tenha entrado pela janela, portas ou de outra forma; Danos causados durante a construção também não são cobertos.

O que o seguro não cobre?

Os sinistros que o seguro pode não cobrir. A cobertura compreensiva (ou total) é para colisão, incêndio e roubo, além de danos materiais, físicos e morais causados a terceiros. Quanto mais coberturas no pacote, mais caro o seguro, por isso é possível contratar apenas coberturas contra incêndio e roubo.

O que o seguro residencial pode cobrir?

É destinado a residências individuais, casas e apartamentos, habituais ou de veraneio. Adicionalmente são oferecidas coberturas que indenizam os danos causados por alagamento, queimadas em zona rural, vendaval, impacto de veículos, queda de aeronave, danos elétricos e responsabilidade civil familiar, dentre outras.

Como saber se meu seguro cobre?

Para saber o que o seguro cobre é necessário, primeiramente, ler a sua apólice atentamente. Caso ainda tenha restado dúvidas do que o seguro auto cobre ou não, entre em contato com a corretora ou seguradora com a qual você fechou o seguro.

O que cobre danos elétricos no seguro residencial?

Se cair um raio ou rolar um acidente elétrico mais grave no imóvel segurado, queimando eletrodomésticos, máquinas e instalações, essa cobertura indeniza o valor do prejuízo, de acordo com o máximo definido por você no seu seguro online.

O que o Seguro Residencial NÃO cobre

36 questões relacionadas encontradas

O que é cobertura de danos elétricos?

Ela garante o pagamento das perdas e danos causados por acidente elétrico como uma descarga elétrica que consequentemente queime seus eletrodomésticos, máquinas ou instalações.

O que cobre seguro residencial caixa?

O que o Seguro Residencial Caixa cobre? As coberturas do Seguro Residencial Caixa servem para cuidar do imóvel e deixam o segurado mais tranquilo caso ocorra um imprevisto com perdas e danos. Basta acionar o seguro e enviar as documentações necessárias para receber a indenização estabelecida na apólice.

Como a seguradora investiga?

Como dito anteriormente, as seguradoras possuem profissionais especializados para analisar diferentes situações, inclusive o motivo do sinistro. Se for provado que a situação foi intencional, o pagamento da indenização será negado.

Quando não vale a pena acionar o seguro?

Quando o veículo sofre um pequeno dano, como um farol quebrado, por exemplo, acaba não compensando acionar o seguro. Isso porque o valor da franquia pode ser maior que o do conserto independente do farol. Nesse caso, o segurado acaba pagando um valor maior se acionar o seguro.

Quando o seguro não paga o sinistro?

Em tese, a seguradora poderá se recursar a pagar o valor do sinistro, mas isso deverá ser justificado por escrito e enviado ao cliente junto com as provas da negativa. Isso porque é bastante comum as seguradoras se recusarem a pagar de forma abusiva, quando não há nenhum impedimento legal para isso ser feito.

Qual seguro cobre desmoronamento?

Todos os prejuízos causados por um desmoronamento — de muros, paredes ou até mesmo queda de beirais e marquises — também podem ser cobertos pelo seguro residencial. A cobertura garante, por exemplo, a indenização de todos os danos materiais, desde que a ocorrência seja imprevista e acidental.

Como funciona a cobertura de desmoronamento?

Como funciona a cobertura? Com esta cobertura contratada, o seguro residencial cobre desmoronamento parcial ou total, reconstrução por ameaça de mais um desmoronamento ou demolição e ainda despesas por manutenções para prevenir novos prejuízos.

Qual o valor médio de um seguro residencial?

Um seguro residencial custa, em média, R$ 456,55 por ano, de acordo com a associação. O produto é acessível em relação ao custo dos transtornos que pode minimizar, porque a frequência de eventos e a severidade, quando comparados a carro, por exemplo, são menores.

O que o seguro completo cobre?

O seguro compreensivo também é conhecido como seguro total ou seguro completo e é o produto que oferece as coberturas mais amplas que o auto e roubo, por exemplo. A cobertura compreensiva ou completa cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza.

Quando a seguradora pode cobrar de terceiro?

Como vimos neste artigo, sim a seguradora pode cobrar ressarcimento de terceiro, e o segurado quando vítima também pode cobrar franquia culpado. Portanto, se alguém bater no seu veículo e você se ver obrigado a acionar seu seguro, não se preocupe.

Quanto tempo a seguradora tem para analisar o sinistro?

Seguradoras possuem prazo de 30 dias para a resolução do sinistro, conforme orientação da Susep.

Qual o limite de tempo para acionar o seguro?

Prazos para a realização do boletim de ocorrência

Logo, se você for o segurado, terá o período de até 1 ano para fazer o boletim de ocorrência e acionar o seguro em caso de colisão. E, se você for o terceiro ou um beneficiário, poderá contar com um prazo de até 3 anos para tomar as mesmas atitudes.

Como funciona o acionamento do seguro?

Sempre que haja uma batida, mesmo que seja de menores proporções, todas as pessoas envolvidas no acidente devem fazer um boletim de ocorrência. Esse é o primeiro passo para conseguir acionar o seguro. No documento estará toda história e como foi o desenrolar dela na visão de todas as pessoas.

Quantas vezes o seguro pode ser acionado?

Quantas vezes o seguro de carro pode ser acionado? Não existe um limite de vezes em casos de acionamento da cobertura de perda parcial, como consertos ou qualquer problema que demande a necessidade de reparo.

Como investigar um sinistro?

Para apurar melhor as razões que causaram o sinistro, é preciso analisar bem o perfil do segurado e do veículo, se for de automóvel. Esses procedimentos são essenciais na hora de averiguar a veracidade do sinistro, para isso as seguradoras contratam o sindicante.

Como processar uma seguradora de veículos?

O primeiro passo para solicitar a indenização junto a seguradora é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Depois disso, é preciso entrar em contato com a seguradora para receber a orientação de como proceder e quais documentos devem ser enviados para que o pagamento da indenização possa ser feito.

Como a seguradora paga a perda total?

A seguradora paga a indenização nos casos de perda total apenas quando o segurado é vítima. Verdade. Quando o segurado se envolve em uma colisão em que é vítima e o seu carro é taxado com perda total, a seguradora irá se encarregar de pagar a indenização integral prevista em contrato.

Quais os benefícios da Caixa Seguradora?

  • Cuidar da Família. Seguro de Vida.
  • Cuidar dos Bens. Seguro Residencial. Seguro Auto (a partir de 22/05/2021)
  • Cuidar dos Sonhos. Consórcios.
  • Cuidar do Futuro. Previdência.
  • Cuidar da Saúde. Seguro Saúde.

Para que serve o seguro no financiamento habitacional?

Esse seguro quita o saldo devedor do financiamento imobiliário ou o crédito com garantia de imóvel em caso de invalidez permanente, falecimento do contratante, ou de um dos integrantes da renda familiar, quando o contrato indicar que mais de uma pessoa compõe a renda para o pagamento.

Para que serve a seguradora da Caixa?

É a instituição responsável pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego, além de marcar presença em programas sociais do governo e em todas as Casas Lotéricas do país.

Artigo anterior
Quais são as principais funções do sistema respiratório?
Artigo seguinte
Porque tem dois Zen oh?