Que categoria indica a primeira palavra do nome científico?

Perguntado por: Rita Júlia Pinheiro  |  Última atualização: 21. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

O nome científico é uma combinação binária: nome do gênero seguido do epíteto específico (ambos em itálico). O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.

O que representa a primeira palavra do nome científico?

Alternativa “a”. O nome científico é formado por dois termos: o primeiro que indica o gênero, e o segundo que é chamado de epíteto específico. Os dois termos juntos determinam o nome de uma espécie.

Como classificar nomes científicos?

Os níveis da classificação, do mais alto para o mais baixo, são os seguintes:
  1. Reino.
  2. Filo.
  3. Classe.
  4. Ordem.
  5. Sub-ordem.
  6. Família.
  7. Gênero.
  8. Espécie.

O que corresponde a primeira palavra do nome científico é a segunda?

- Todo nome científico de espécie é composto por dois nomes (daí o nome: nomenclatura binomial). O primeiro nome deve ter sua inicial maiúscula e diz respeito ao gênero. O segundo nome é o epíteto específico e deve ser escrito com inicial minúscula.

Qual é a categoria taxonômica correspondente a primeira palavra do nome científico de um ser vivo?

A primeira palavra do nome científico refere-se ao epíteto genérico que representa o Gênero (conjunto de espécies semelhantes), sempre com letra inicial maiúscula. A segunda palavra do nome é o epíteto específico que diferencia uma espécie de outra semelhante.

Nome científico | nomenclatura científica dos seres vivos

29 questões relacionadas encontradas

Qual a categoria taxonômica?

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu.

O que significa categoria taxonômica?

A categoria taxonómica, também designada táxon, é qualquer grupo taxonómico de qualquer grau, criado de acordo com as regras de nomenclatura para a classificação dos seres vivos.

Quais são os tipos de classificação dos seres vivos?

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie.

Como é feito o nome científico dos seres vivos?

O nome científico de animais é uma combinação binária: nome do gênero seguido do epíteto específico (ambos em itálico). O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.

Como identificar gênero e espécie?

Nesse sistema, o nome deve ser escrito em latim, sendo que o primeiro nome, escrito com letra maiúscula, representa o gênero, e o segundo nome, escrito com letra minúscula, o epíteto específico. Esse sistema de nomenclatura ainda é utilizado na atualidade.

O que é nome científico exemplos?

O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.

O que caracteriza um ser vivo?

As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.

Qual é o nome científico da espécie humana?

O nome científico da espécie humana, você sabe, é Homo sapiens. Mas de onde vem nome?

Qual é a função do nome científico?

Os nomes científicos são exclusivos, não existindo dois ou mais nomes científicos válidos para um mesmo ser vivo. Sendo assim, não há confusão entre os pesquisadores, pois não ocorrem variações como as que acontecem com o nome popular.

Quem criou o sistema de taxonomia?

Agência FAPESP – Há 300 anos nascia o naturalista sueco Carl von Linné (1707-1778). Conhecido como Lineu, foi responsável pelo sistema de nomenclatura e de classificação utilizado até hoje para organizar os seres vivos.

Qual é a diferença entre o nome popular é o nome científico?

As plantas e os animais são conhecidos por seu nome científico, botânico ou técnico utilizado em trabalhos científicos e por estudiosos ou técnicos. Esta designação é universal. Já o nome comum, vulgar ou popular é aquele que, por tradição, as pessoas utilizam - variando de acordo com a cultura local.

Como se define o nome de uma espécie?

A primeira parte do nome – o nome genérico – identifica o gênero ao qual a espécie pertence, enquanto a segunda parte – o nome específico ou epíteto específico – distingue as espécies dentro do gênero. Por exemplo, os humanos modernos pertencem ao gênero Homo e e dentro deste gênero à espécie Homo sapiens.

Qual é a importância da classificação científica dos seres vivos?

Como existem milhões de seres vivos em nosso planeta, esta classificação é de extrema importância para a pesquisa científica. Com essas informações, por exemplo, podemos estudar as relações de parentescos entre os organismos e suas histórias evolutivas.

Qual é a classificação completa do ser humano na taxonomia?

Taxonomia dos seres vivos: exemplos

Em seguida temos o Reino, e o Reino dos humanos é o da Animalia, justamente por sermos animais. Dando sequência, nosso Filo é o Cordados. Nossa Classe é a de Mamíferos, nossa Ordem a de Primatas, a Família é Homini, o Gênero é Homo e por fim, a Espécie, que é binominal, Homo Sapiens.

Como deve ser escrito o nome científico do subgênero?

→ Nos casos de subgênero, seu nome deve ser escrito com inicial maiúscula, entre parênteses e depois do nome do gênero. Ex: Anopheles (Nyssurhynchus) darlingi.

Quais são as 7 categorias de classificação biológica?

Os táxons ao nível de espécie, que possuem rela- ção de semelhança, são agrupados em táxons em níveis cada vez mais abrangentes. Os níveis mais conhecidos em ordem crescente são: Gênero, Família, Ordem, Classe, Filo e Reino.

Quais são as 8 categorias taxonômicas?

As categorias taxonômicas básicas, do grupo mais abrangente para o mais restrito, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Um hábito comum dos humanos é a sua necessidade constante de classificar tudo em sua volta.

O que é a classe na biologia?

Classe é uma categoria utilizada na classificação científica dos seres vivos, o sistema taxonómico mais utilizado na moderna biologia.

Artigo anterior
O que não pode colocar na máquina de secar?
Artigo seguinte
O que causa mastite fora da amamentação?