O que o novo acordo ortográfico eliminou?
Perguntado por: Tatiana Carvalho Gonçalves | Última atualização: 30. März 2022Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)
Acentuação das vogais tônicas depois de ditongos decrescentes. Dentre as mudanças que o novo acordo ortográfico trouxe, está a eliminação dos acentos agudos quando encontramos o “i” e “u” tônicos (vogais mais pronunciadas) depois de um ditongo decrescente (primeira vogal mais forte que a segunda).
Quando o Acordo Ortográfico foi aprovado?
Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009.
Quais as mudanças que ocorreram no novo acordo ortográfico?
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...
O que visa o novo acordo ortográfico?
O Acordo Ortográfico visa a elaboração de um conjunto de regras comuns a vários países que partilhem a mesma língua oficial, de forma a haver um modelo único de ortografia, que crie um padrão de uso da língua, quer falada quer escrita, que facilite a sua compreensão entre todos.
O que é acordo ortográfico exemplo?
O Acordo Ortográfico é um tratado internacional que tem o objetivo de unificar a escrita dos países falantes de português. ... Houve poucas mudanças em relação à grafia brasileira. As que trouxeram maior impacto ocorreram na acentuação e no uso de hífen.
Novo Acordo Ortográfico | Parte 1 [Prof Noslen]
Qual é a nova ortografia?
O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.
O que mudou na acentuação gráfica com o novo acordo ortográfico cite as mudanças e exemplifique?
a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem... ... Obs.: o verbo PÔR e a forma PÔDE (passado do verbo PODER) mantiveram o acento circunflexo.
Quando foi a última reforma ortográfica?
A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.
Quando foi aprovado o primeiro acordo ortográfico entre Brasil e Portugal?
Com o esforço da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras para estabelecer uma grafia comum para as duas nações, surgiu um primeiro acordo em 1931, que entrou em vigor em 1940 em Portugal e em 1943 no Brasil.
Em qual governo foi aprovado o projeto do novo acordo ortográfico?
O novo prazo para entrada em vigor do acordo é 1º de janeiro de 2016. A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto redigido pelo Ministério de Relações Exteriores e publicado na edição desta sexta-feira (28) do "Diário Oficial da União".
Quais as palavras que não tem mais acento?
Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.
Quais palavras deixam de ser acentuadas?
- Não se acentuam graficamente os ditongos abertos representados por ei e oi da sílaba tônica das palavras paroxítonas. ...
- Não serão acentuadas as vogais tônicas i e u das palavras paroxítonas, quando essas vogais estiverem precedidas de ditongo decrescente.
Quando ideia perdeu o acento?
A palavra ideia passou a ser escrita de forma diferente porque houve alteração na acentuação dos ditongos abertos ei e oi. Segundo o novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos ei e oi, nas palavras paroxítonas.
Por que houve em 1990 o último e mais recente acordo ortográfico?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 pretende instituir uma ortografia oficial unificada para a língua portuguesa, com o objetivo explícito de pôr fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra nos restantes países de língua oficial portuguesa, contribuindo assim, ...
Porque o acento gráfico mudou?
O porquê do acento gráfico em certas palavras
Como já vimos, com pouquíssimas exceções, todas as palavras têm uma sílaba tônica. Mas não é verdade que toda sílaba tônica deva ser graficamente acentuada. O acento é uma exceção. Ele assinala o que, por assim dizer, foge à normalidade.
Qual a nova regra do hífen?
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
Como colocar o trema?
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Quais são os países que fazem parte do acordo ortográfico?
Os países são: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O acordo foi aprovado em 1990 e substituiu sistemas ortográficos estabelecidos em 1940.
Qual é as palavras que tem acento?
- sofá;
- crachá;
- parabéns;
- jacarés;
- açaí;
- Piauí;
- cipós;
- dominó;
Porque algumas palavras não são acentuadas?
Entretanto, o acento ainda permanece nas oxítonas terminadas em –éu, -ói e éis: chapéu – herói - fiéis... b) Não serão mais acentuados o “i” e “u” tônicos quando, depois de ditongo, formarem hiato. No entanto, o acento permanece se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem seguidos de “s” ou no final da palavra.
Quais palavras não precisam de acento Porquê?
A lógica nos manda a não acentuar graficamente aquelas palavras cuja pronúncia está de acordo com a expectativa dos falantes. Só precisamos pôr o acento gráfico naquelas palavras cuja pronúncia foge do normal, não segue a maioria.
Esta não tem mais acento?
Pronúncia de esta e está
As palavras esta e está são pronunciadas de forma diferente. Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.
Quem perdeu acento?
O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).
O que são necessidades não econômicas?
Qual a cor de tinta combina com porcelanato bege?