Quando se consuma o crime de estelionato previsto no art 171 caput do CP?

Perguntado por: Adriana Nádia Pinheiro  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

Como é possível observar no caput, para que o crime se consuma, são necessários o acontecimento de quatro elementos, a saber: Fraude; Erro; Resultado duplo (a obtenção de vantagem ilícita + prejuízo alheio);

Em que momento se consuma o crime de estelionato?

[...] 'Se o crime de estelionato só se consuma com a efetiva obtenção da vantagem indevida pelo agente ativo, é certo que só há falar em consumação, nas hipóteses de transferência e depósito, quando o valor efetivamente ingressa na conta bancária do beneficiário do crime".

O que se enquadra no crime de estelionato?

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

Quais são os tipos de estelionato?

A lei fala em artifício (é a fraude material, na qual há uma alteração exterior da coisa: falsidade, disfarce, aparelhos eletrônicos), ardil (é a astúcia, a malícia, a mentira, ou seja, puramente intelectual, até mesmo o simples silêncio) ou outro meio fraudulento (é a fraude que não configura nem o artifício, nem o ...

Qual a hipótese em que o crime de estelionato é um delito formal?

Deste modo, para que haja o crime de estelionato, é necessário que o sujeito obtenha vantagem ilícita em prejuízo da vítima. Há necessidade da afirmação do binômio vantagem ilícita e prejuízo alheio para a consumação.

Estelionato (art. 171 do Código Penal)

22 questões relacionadas encontradas

O que representa o crime ser de natureza formal?

É aquele em que a lei descreve uma ação e um resultado, no entanto, o delito restará consumado no momento da prática da ação, independentemente do resultado, que se torna mero exaurimento do delito.

O que é crime formal e material?

Crime material: é aquele que prevê um resultado naturalístico como necessário para sua consumação. São exemplos o delito de aborto e o crime de dano. Há quem o chame de crime de resultado. Crime formal: é aquele que descreve um resultado naturalístico, cuja ocorrência é prescindível para a consumação do delito.

O que significa 171 na gíria?

Nesta edição, o MP no Rádio trata de um crime muito popular, o estelionato – o famoso “171”, que virou até gíria para indicar pessoa mal intencionada.

Tem estelionato culposo?

PARA A CARACTERIZAÇÃO DO CRIME DE ESTELIONATO, É NECESSÁRIO O DOLO DO SUJEITO ATIVO, CONSISTENTE NA VONTADE DE ENGANAR A VÍTIMA PARA DELA OBTER VANTAGEM ILÍCITA, EM PREJUÍZO ALHEIO, EMPREGANDO ARTIFÍCIO, ARDIL OU QUALQUER OUTRO MEIO FRAUDULENTO. INEXISTE ESTELIONATO CULPOSO.

Porque estelionato não dá cadeia?

A legislação estabelece, no §1º, a forma privilegiada do estelionato ao estabelecer que, caso o criminoso seja réu primário e o prejuízo seja de pequeno valor, o Juiz poderá substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminui-la de 1/3 (um terço) a 2/3 (dois terços), ou mesmo aplicar somente a pena de multa.

Como provar que foi vítima de estelionato?

A vítima deve informar à autoridade policial, no momento do registro da ocorrência, que deseja prosseguir com a ação judicial contra o autor do crime. Assim, é importante deixar claro ao registrar o boletim de ocorrência de estelionato se você tem interesse em enfrentar uma ação judicial.

O que acontece com um estelionatário?

Quem comete o crime de estelionato poderá pagar multa e sofrer reclusão. Contudo, a pena depende da gravidade de cada caso. Assim, quanto mais grave for o estelionato, maior será a consequência para o estelionatário. Do mesmo modo, se o prejuízo for pequeno, a pena pode ser mais branda.

Tem como recuperar o dinheiro em caso de estelionato?

Vítima deve agir rápido para recuperar o dinheiro junto ao banco em caso de depósito e/ou transferência para conta de golpista.
  1. Dica 1 – Avisar o banco onde a transação foi realizada. ...
  2. Dica 2 – Comunicar o banco da conta do golpista. ...
  3. Dica 3 – Fazer um boletim de ocorrência (pode ser pela internet)

Quanto é a fiança para estelionato?

Crime de estelionato tem fiança? São afiançável todos os crimes que possuem previsto penas mínimas de 2 anos de reclusão assim como o crime de estelionato art. 171, que tem como pena mínima 1 ano de reclusão.

O que é estelionato consumado?

Encontra-se consumado o crime de estelionato quando o agente empregando meio ardil, consciente da ilicitude de sua conduta, induz em erro a vítima, adquirindo mercadorias para si.

O que quer dizer estelionato majorado?

O estelionato é crime previsto no Código Penal Brasileiro com pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa.

Quanto tempo demora um processo de estelionato?

Depois do oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, o ofendido possui o prazo de 10 (dez) dias, a contar da sua intimação, para oferecer defesa prévia e escrita à acusação de estelionato.

Quais são os crimes material?

Os crimes de resultado (materiais/causais) são aqueles que exigem a ocorrência de resultado naturalístico, sem o qual não há consumação e sim tentativa. Exemplo: homicídio, furto, roubo etc. Os crimes de dano consumam-se com a ocorrência efetiva do dano ao bem jurídico protegido pelo nosso ordenamento.

Como saber se o crime é formal ou material?

O crime material só se consuma com a produção do resultado naturalístico, como a morte no homicídio. O crime formal, por sua vez, não exige a produção do resultado para a consumação do crime, ainda que possível que ele ocorra.

Quando um crime e material?

É aquele em que a lei descreve uma ação e um resultado, e exige a ocorrência deste para que o delito se consuma.

O que é conceito formal?

ii) conceito formal: segundo esse conceito, considera-se crime “tudo aquilo que o legislador descrever como tal, pouco importando o seu conteúdo” (CAPEZ, 2019, p. 180). Assim, pelo conceito estritamente formal, pouco importa se um fato é ou não concretamente lesivo a um bem jurídico.

O que é crime formal é mera conduta?

A diferença entre ambas as classificações é de que no primeiro (crime formal) a mera prática da conduta tipificada gera ou pode vir a gerar um resultado naturalistico, um dano a um bem jurídico, não sendo o resultado material um requisito para sua configuração, ao passo que no segundo (crime de mera conduta) a conduta ...

O que é crime formal ou de mera conduta?

Crime formal: produz resultado, mas independentemente do resultado há crime. ... Crime de mera conduta: não produz resultado algum (exemplos: invasão de domicílio, desobediência).

Tem como recuperar o dinheiro que foi depositado?

  1. Primeiro comunique o banco no qual a transferência foi feita.
  2. Depois comunique o banco que recebeu a transferência.
  3. Registre um boletim de ocorrência.
  4. Caso o valor não seja devolvido procure um advogado e/ou a defensoria pública (caso não possa pagar por um advogado)
  5. Guarde todas as provas da transação.

Como fazer boletim de ocorrência de estelionato pela internet?

  1. Acesse www.ssp.sp.gov.br/bo e selecione Delegacia Eletrônica.
  2. Selecione a ocorrência.
  3. Preencha os formulários.
  4. Cadastre um e-mail e receba o link e senha para imprimir o seu Boletim de Ocorrência.
  5. Acompanhe online o andamento da solicitação.

Artigo anterior
Como saber se a uretra está inflamada?
Artigo seguinte
Qual foi a importância de Luiz Gama?