O que o médico pode fazer nas redes sociais?
Perguntado por: Rodrigo Fernandes | Última atualização: 10. Juli 2024Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)
O médico pode usar as imagens dos pacientes para divulgação de seu trabalho nas redes sociais, desde que garantam o anonimato do paciente e tenham caráter educativo. É permitido que o médico organize cursos e grupos de trabalho educativos para leigos, anunciando seus valores.
O que o médico pode postar nas redes sociais?
As selfies, antes proibidas, estão permitidas, “desde que não tenham características de sensacionalismo ou concorrência desleal”. O médico também pode repostar publicações de pacientes ou terceiros, que serão consideradas publicações médicas e deverão atender às regras da publicidade médica.
O que médico não pode fazer no Instagram?
Entretanto, o Artigo 13 da Resolução 2.126/2015 veta a publicação de fotos de “Antes X Depois” como publicidade médica nas redes sociais e em outros meios. E, mesmo que o paciente autorize, essa prática não pode ser feita, inclusive para mostrar métodos ou técnicas utilizadas no tratamento.
O que é permitido no marketing médico?
O que pode no Marketing Médico
É permitido que o médico divulgue seus serviços em sua rede social ou em qualquer outro meio, desde que atenda algumas regras do Marketing Médico. Entre elas, informar sua especialidade – no máximo duas, seu registro no CRM e o RQE referente à especialidade divulgada.
Pode postar vídeo de paciente?
Nova regulação também libera médicos a postarem selfies com pacientes famosos no consultório. Práticas antes proibidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), publicar fotos de pacientes ou selfies dentro do consultório nas redes sociais agora são permitidas aos profissionais.
O que o médico não pode fazer nas redes sociais? com Dr. Clovis ex-vice-presidente CFM.
Pode filmar profissionais da saúde?
“O que não pode, repito, sob qualquer justificativa, é invadir áreas restritas, violando a intimidade dos pacientes e o sigilo profissional de médicos e enfermeiros, inclusive com o manifesto risco de disseminação de agentes patogênicos”, afirma o juiz Evaristo Souza da Silva em sua decisão.
O que não se deve postar na internet?
Qualquer conteúdo que exalte terrorismo, crime organizado ou propagação de ódio é proibido na rede social, assim como a oferta de serviços sexuais e produtos ilegais, mesmo que esses artigos possam ser legais em algumas regiões.
O que não é permitido no marketing médico?
A partir de agora, os médicos estão proibidos de realizar qualquer forma de propaganda ou divulgação de materiais publicitários em seus consultórios, nos estabelecimentos de saúde aos quais estão vinculados, caso sejam investidores em alguma dessas empresas.
Por que há limitação da publicidade na Medicina?
Além disso, as limitações na publicidade médica também ajudam a preservar a imagem e a reputação dos profissionais da área. Dessa forma, pode-se evitar práticas que possam desvalorizar a profissão ou causar desconfiança no público em relação à qualidade dos serviços médicos oferecidos.
Pode postar vídeo de cirurgia no Instagram?
Ou seja, os médicos continuam proibidos de distribuir e publicar em sites e canais de relacionados fotos tiradas com pacientes no momento de atendimento, como em consultas ou cirurgias. Também não podem divulgar fotos, imagens ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal.
O que o médico pode postar?
Médicos podem postar fotos de pacientes e mostrar 'antes e depois', decide CFM. NK Consultores – Práticas antes proibidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), publicar fotos de pacientes ou selfies dentro do consultório nas redes sociais agora são permitidas aos profissionais.
O que postar no Instagram de médico?
- 1 – Usar a caixa de perguntas. ...
- 2 – Abrir enquetes sobre saúde. ...
- 3 – Imagens da mesa de trabalho. ...
- 4 – Pequenos vídeos com dicas de bem-estar. ...
- 5 – Imagens ou pequenos vídeos com algum detalhe sobre a rotina do médico. ...
- 6 – Compartilhar posts de outros perfis do Instagram.
O que significa 244 no Instagram?
Como mencionado anteriormente, o significado de "244" no Instagram pode variar de acordo com o contexto e a intenção do usuário. Pode ser uma forma de identificação pessoal, um código interno entre amigos ou seguidores, ou até mesmo uma maneira de chamar a atenção para uma mensagem específica.
Por que médico não pode postar antes e depois?
Ao médico é defeso fazer autopromoção, concorrência desleal e sensacionalismo. Mas, além disso, não exibir fotos de “antes” e “depois” visa também proteger o próprio esculápio.
Como colocar médico no Instagram?
Mantenha seu perfil no Instagram Médico atualizado e de forma profissional. Segundo o CRM-MG, não é necessário colocar o número do CRM e o número do Registro de Qualificação de Especialista(RQE) nas imagens ou mensagens do feed. Basta colocá-los na bio, com o endereço e telefone do proprietário do perfil.
O que é RQE no CRM?
O Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) é o documento que atesta junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) a sua formação em determinada especialidade médica.
Como divulgar especialidade médica?
Redes sociais – O médico pode divulgar seu trabalho, os equipamentos de que dispõe e os preços das consultas, além de realizar campanhas promocionais. Também pode publicar selfies e repostar elogios e depoimentos pacientes, desde que sejam sóbrios e não induzam à promessa de resultados.
O que regulamenta a publicidade da imagem do paciente das redes sociais?
A nova resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), nº 2.336 de 13 de setembro de 2023, alterou as regras da publicidade médica e permitiu ao médico divulgar na internet a imagem do paciente, inclusive no modelo "antes e depois".
Quais as consequências da publicidade indevida para o profissional da Medicina?
Porém, independente dos casos, o médico compromete a sua atividade profissional, já que ocorre uma infração ética-profissional relacionada a publicidade médica e pode sofrer uma denúncia médica feita por pacientes, colegas médicas ou até mesmo de ofício pelo próprio CRM, sofrendo por consequência as punições cabíveis ...
Como fazer marketing para médicos?
- Defina seus objetivos. ...
- Escolha suas estratégias. ...
- Busque parceiros capacitados. ...
- Acompanhe os resultados. ...
- Entenda as limitações das redes sociais conforme a ANS. ...
- Marketing de conteúdo. ...
- E-mail marketing. ...
- Site pronto para conversão.
O que evitar no marketing digital?
- Não planejar. ...
- Não conhecer o público. ...
- Não contratar um profissional. ...
- Focar apenas em redes sociais. ...
- Deixar o site de lado. ...
- Não produzir conteúdo. ...
- Subestimar o poder do e-mail. ...
- Não acompanhar os resultados.
O que não se deve fazer no marketing digital?
- 1 – Não faz pesquisa de concorrentes. ...
- 2 – Não cria personas. ...
- 3 – Coloca o site no ar e espera que tudo aconteça num passe de mágica. ...
- 4 – Não separa canal de oferta e demanda. ...
- 5 – Não dá atenção ao branding. ...
- 6 – Não fica atento ao custo por lead e clientes.
O que não mostrar nas redes sociais?
Qualquer conteúdo que exalte terrorismo, crime organizado ou propagação de ódio é proibido na rede social, assim como a oferta de serviços sexuais e produtos ilegais, mesmo que esses artigos possam ser legais em algumas regiões.
O que não pode ser feito nas redes sociais?
- Fazer propagandas sobre o seu negócio de forma demasiada. ...
- Usar sempre os mesmos formatos de publicações. ...
- Não ter uma identidade visual bem definida. ...
- Esquecer de seguir uma frequência/padrão de postagens. ...
- Focar na quantidade ao invés da qualidade.
O que jamais devemos colocar nas páginas das redes sociais?
Quais são os limites da exposição nas redes sociais? A noção de limite é subjetiva, alguns aceitam se expor mais que outros, mas, como regra geral, deve-se sempre evitar publicar informações privadas como endereço, local de trabalho, situação financeira, fotos íntimas, entre outras.
O que fazer em Paris fora do óbvio?
Quais os tipos de Oxalá?