O que o futebol trabalha?

Perguntado por: Joaquim Matias Oliveira Vieira  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

3) Trabalha os principais grupos musculares
O futebol atua em diversos músculos, principalmente os da parte inferior do corpo, como a panturrilha, as coxas e os posteriores. O abdômen e os glúteos também são bastante utilizados nessa atividade.

O que o futebol proporciona?

Força; Coordenação; Agilidade. Na saúde, assim como outra prática de exercício físico, o futebol praticado de forma regular reduz o risco de desenvolvimento de doenças como cardiopatias, entre outras.

Como o futebol ajuda na educação?

Desenvolvimento motor

Como toda atividade física, a principal vantagem do futebol é o desenvolvimento motor. A coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.

Por que o futebol é importante?

Está comprovado que o futebol é um meio eficaz para melhorar ou manter a saúde e sua prática desde a infância permite desenvolver não só qualidades físicas senão que também psíquicas e morais. A seguir, um artigo publicado pela FIFA no qual mostra a importância da prática do futebol. Jogar futebol é divertido.

Por que o futebol é tão importante no Brasil?

O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho.

TOP 5 PROFISSÕES DO FUTEBOL SEM SER JOGADOR

21 questões relacionadas encontradas

Por que o futebol é mais importante no Brasil?

O futebol é uma parte proeminente da identidade nacional do país, que virou referência global do jogo. O futebol é mais do que apenas um jogo. De fato, ele desempenha um papel enorme na cultura do Brasil. É uma das formas de escapar da pobreza, de socializar e até mesmo de integração na sociedade.

O que o futebol nos ensina?

Enquanto a bola rola solta nos pés de meninos e meninas, o futebol dá aulas práticas de respeito, coragem, estratégia e resiliência - valores fundamentais para fazer bonito no jogo da vida. Questionar as regras do jogo é uma oportunidade de ajudar a formar cidadãos críticos.

O que o futebol nos ensina socialmente?

Alguns técnicos que focam no esporte como instrumento para o desenvolvimento social entenderam que o futebol gera esperanças, promove valores positivos que têm impacto imediato e perene, ensina o trabalho em equipe e permite que as pessoas vejam que o sucesso e o fracasso são fundamentais para o crescimento e para uma ...

Quais os benefícios do futebol para as crianças?

Confira a seguir os principais benefícios do futebol infantil:
  1. O futebol infantil ajuda na boa forma e na saúde. ...
  2. Futebol infantil é (ou teria que ser) muito divertido. ...
  3. Futebol é um esporte de equipe. ...
  4. Habilidades motoras. ...
  5. O futebol infantil melhora o humor e a autoestima. ...
  6. Também melhora a socialização.

Quais benefícios o futebol como uma atividade física pode proporcionar ao indivíduo?

Além de divertido, o esporte faz bem à saúde.
  1. Você fica mais resistente. Jogar futebol regularmente melhora a resistência cardiovascular e estimula a circulação sanguínea.
  2. Ajuda no emagrecimento. ...
  3. Trabalha vários músculos. ...
  4. Você fica mais habilidoso. ...
  5. Faz você socializar. ...
  6. Deixa você mais relaxado.

O que o jogo pode proporcionar a um indivíduo?

Sendo assim, concluímos que os jogos são benéficos e já vem sendo utilizados no tratamento de algumas doenças e na recuperação de pacientes como mobilidades reduzidas, assim como servem para nos distrair, o hábito de jogar é positivo pois nos proporciona maior criatividade, concentração, memorização, disciplina, ...

Qual a importância do futebol para os estudantes?

Como se trata de um componente primordial na cultura corporal de movimento espera-se que o trabalho do futebol na Educação Física escolar promova um desenvolvimento, psicomotor, físico e afetivo no indivíduo, auxiliando assim no seu processo de educação e formação de cidadão.

O que é o futebol para crianças?

O futebol é uma linguagem universal de milhões de crianças no mundo. O jogo não é um privilégio, mas um direito fundamental das crianças, de acordo com a Convenção dos Direitos da Criança. O futebol desempenha um importante papel na preservação desse direito infantil.

Como o futebol une as pessoas?

As pessoas vibram, choram e ficam nervosas quando há partidas de seu esporte preferido e, principalmente, se o time ou atleta do coração estiver competindo. Com esse grande apreço pelo esporte, muita gente encontrou nele o espaço para subir na vida, como um “coringa” para a inclusão social.

Quais as habilidades trabalhadas com o futebol na escola?

O futebol assim como o futsal na escola deve ter uma formação básica, desenvolvendo as habilidades físico-mentais: consciência corporal, coordenação, flexibilidade, ritmo, agilidade, equilíbrio, percepção espaço-temporal em uma atmosfera de descontração, dinamismo e ludicidade.

Quais valores o futebol ensina?

6 princípios que o futebol ensina
  1. Ter espírito de equipe. ...
  2. Respeitar os demais. ...
  3. Aceitar as regras do jogo. ...
  4. Desenvolver sua resistência. ...
  5. Admitir o fracasso. ...
  6. Ter certeza de sua escolha.

Quais os valores do futebol?

O futebol é paixão, superação, convicção, humildade, valores que nos colocam desde cedo para que, apesar de ter menos recursos, não te privem da oportunidade de ganhar. Na atual Champions, as seis partidas da fase de grupos já são vantagem suficiente para os todo poderosos corrigerem qualquer erro.

Quais são as regras do futebol?

As principais regras do esporte são: Os jogos são disputados por duas equipes e cada um conta com 11 jogadores; As partidas duram 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos; É proibido o uso das mãos.

Como é visto o futebol no Brasil?

Hoje, após 92 anos da sua introdução no Brasil (Charles Muller o trouxe para São Paulo em 1894), o futebol é visto pelos estudiosos como uma das três maiores expressões do nosso povo, ao lado da religião católica e do samba. Somos conhecidos como "a maior nação católica do mundo e o país do futebol com samba na veia".

Como ensinar futebol infantil?

Para facilitar o aprendizado, divida a equipe em pequenos times e diminua o tamanho do campo. Conforme a habilidade vai sendo aprimorada, aumente o espaço e o número de jogadores até que todos estejam participando da atividade. Gradualmente, aumente o número de toques na bola.

Quais são as principais características do futebol?

O futebol é um esporte cujo campo de grama apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, uma padronização da Fifa. Duas equipes compostas por 11 jogadores disputam uma partida em que o objetivo é marcar o máximo possível de gols.

Quais são os fundamentos básicos do futebol?

Estes fundamentos, que constituem o suporte do futebol, devem ser aprendidos e treinados para uma boa execução durante a prática desportiva. Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.

Como trabalhar futebol em sala de aula?

Futebol também pode virar gramática

Sugestão: a canção Uma Partida de Futebol, da banda Skank. Para isso, distribua cópias da letra, realize a leitura da música com os alunos e, na sequência, faça a audição da mesma. Pode-se variar as estratégias de leitura para que ela se torne dinâmica e prazerosa.

Qual a contribuição da pedagogia do jogo para o ensino dos esportes nas aulas de educação física na escolar nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio?

O jogo, contextualizado ludicamente, transforma o ambiente de ensino- aprendizagem em um momento extremamente produtivo e criativo, estimulando a autonomia dos alunos. Para FREIRE, (1991, p.

Artigo anterior
O que o futebol trabalha?
Artigo seguinte
Quem tem pedra nos rins pode comer creme de leite?