O que o fator Rh influência na gravidez?

Perguntado por: Kyara Figueiredo  |  Última atualização: 15. Januar 2025
Pontuação: 4.5/5 (9 avaliações)

Principalmente quando a mulher está grávida, pois, se ela possui o fator Rh do negativo e o seu bebê tenha fator Rh positivo, ela desenvolve anticorpos ao longo da gestação. Dessa forma, tais anticorpos que o corpo da mãe produz atacam o embrião, podendo acabar causando um aborto.

Como o fator Rh pode afetar a gestação?

Pode ocorrer um aborto espontâneo. Geralmente, a incompatibilidade de Rh não causa sintomas nas gestantes. Ocasionalmente, outras moléculas nos glóbulos vermelhos da mulher são incompatíveis com aquelas do feto. Essa incompatibilidade pode causar problemas semelhantes aos da incompatibilidade de Rh.

Qual tipo de sangue pode dar problema na gravidez?

Quando a mulher possui o sangue Rh negativo e o bebê, Rh positivo, o organismo da mãe pode reagir produzindo anticorpos que podem aumentar o risco do bebê nascer com anemia e, nos casos mais graves, colocar sua vida em risco.

Qual tipo sanguíneo dos pais interfere na gravidez?

Portanto, se você e o pai do bebê são ambos Rh positivo, ou ambos Rh negativo, não afetará em nada a sua gravidez. Entretanto, se você é Rh negativo e o pai Rh positivo, existe a possibilidade de que o bebê seja positivo e isto poderia ocasionar incompatibilidade sanguínea entre você e o seu bebê durante a gestação.

Qual o tipo sanguíneo é mais difícil de engravidar?

As mulheres com tipo de sangue O podem ter menos probabilidades de engravidar. Estudo concluí que mulheres com sangue O tem óvulos de pior qualidade e em menor quantidade.

Incompatibilidade Sanguínea - Fator Rh negativo na gravidez - #MelhorVídeo

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de sangue que não podem ter filhos?

Pode ser mais preocupante se os tipos sanguíneos dos pais são diferentes. Caso a mãe seja RH negativo e o pai RH positivo, por exemplo, existe o risco do bebê ser RH positivo, como o pai, e o organismo da mãe produzir anticorpos contra as suas células sanguíneas. Esta situação é conhecida como incompatibilidade Rh.

Quais os tipos sanguíneos que não podem ter filhos juntos?

Ainda assim, o RH pode interferir durante a gestação do bebê em alguns casos específicos. Quando a mãe tem o RH negativo e o pai tem o positivo, o organismo da mulher fica sensibilizado ao fator RH positivo e começa a produzir anticorpos contra essa hemácia.

O que acontece se a mãe for Rh positivo?

Se o sangue da mãe for Rh positivo, não há problema algum. Se o sangue da mãe for Rh negativo, o sangue do pai deve ser examinado para determinar o fator Rh: Se o sangue do pai for Rh negativo, não há problema algum.

Quando a mãe e A+ e O pai O +?

Pais O+ e A+ Filhos de pais com tipo sanguíneo O e A podem ter os dois tipos sanguíneos, podem tanto nascer com tipo sanguíneo O, quanto com o tipo sanguíneo A. Existem duas composições genéticas possíveis para o sangue tipo A, uma em que existem apenas genes dominantes e outra em que existe também um gene recessivo.

O que acontece se o pai e a mãe tiver o mesmo tipo sanguíneo?

O fato do casal ter o mesmo tipo de sangue normalmente não afeta a possibilidade de ter filhos nem aumenta o risco de problemas no bebê.

De quem o filho herda o sangue?

Cada pessoa herda 2 genes (um da mãe e outro do pai) que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO. Se ambos, mãe e pai, são A, (dizemos que ambos têm genótipo IAIA), o descendente, obrigatoriamente, apresentará antígenos A em suas hemácias pois herda 2 gens do tipo A, expressando seu genótipo também como IAIA.

O que acontece se o sangue não for compatível na gravidez?

Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando isso acontece, durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado “intruso”.

É possível mudar o fator Rh do sangue?

Adiantamos que, em alguns casos, é possível a mudança do tipo sanguíneo de uma pessoa, mas são situações raras e, na maioria das vezes, estão associadas com o aparecimento de algum câncer ou ao transplante de médula óssea. Além disso, recém-nascidos podem apresentar essa alteração.

Como evitar o fator Rh na gravidez?

O grande risco acontece quando a mãe possui Rh negativo e anticorpos irregulares negativos, e o pai é Rh positivo. Se essa situação for confirmada, é recomendado que a gestante receba injeções de anticorpos anti-Rh, principalmente com 28 semanas de gestação e 72 horas após o parto do primeiro bebê.

Qual o fator Rh da mãe é preocupante durante a gravidez?

Durante a gravidez, podem ocorrer problemas se você for Rh negativo e seu feto for Rh positivo. O fator Rh é uma proteína que está na superfície das células sanguíneas de algumas pessoas – essas pessoas tem o sangue positivo.

O que acontece se não tomar a vacina de imunoglobulina?

Se o seu filho for Rh positivo e se você não fez a imunoglobulina, existe risco de isoimunização anti-Rh. Você poderá fazer o exame de coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares antes de uma próxima gravidez.

É possível filho ter sangue diferente dos pais?

Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.

Qual a genética mais forte do pai ou da mãe?

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

Quais os 3 tipos de sangue mais raros?

No Brasil, para além do sangue dourado, há outros tipos sanguíneos considerados raros porque não são muito presentes na população brasileira, como é o caso do AB-, B-, e AB+.

Qual o melhor tipo de sangue para engravidar?

Em relação a fertilidade, não existem evidências de que casais com tipos de sangue iguais ou diferentes entre si sejam mais ou menos férteis. Já em relação a gestação, quando a mulher é negativa e o homem é positivo, existe a chance do bebê ser positivo.

Quando a mãe é O+ e O pai Ó?

Sendo a mãe e o pai O+ os filhos necessariamente serão O+ ou O-, nunca A.

Sou a positivo e meu marido o positivo?

Boa tarde sou sangue B positivo e meu esposo A positivo e minha nasceu O positivo está certo? Sim, está certo. Você tem gene B e O, mas o B domina o O, aí você é B. A mesma coisa acontece com o esposo, tem gene A e O, mas o A domina o O e ele é A.

Quem é A+ pode ter filho?

Se os pais forem A+, existe uma chance de 18,75 a 25% de terem filhos O+. Converse com o seu médico.

Quem é o+ pode ter filho A+?

Olá , quando o pai tem o tipo de sangue O+ e a mãe é A+ o filho pode ter o tipo de sangue A- Sim, é possível que o filho tenha o tipo de sangue A-. Isso acontece porque o tipo sanguíneo é determinado por herança genética dos pais, que podem transmitir diferentes alelos (variantes de um gene) para o filho.

Quem pode ter filho o positivo?

O tipo sanguíneo dos filhos varia de acordo com os tipos sanguíneos do pai e da mãe e as combinações possíveis são: O com O = filho pode ser apenas do tipo O. Nunca será A, B ou AB. O com A = filho pode ser dos tipos O e A.

Artigo anterior
Quem não herdará o reino dos céus na Bíblia?
Artigo seguinte
Como fazer cálculo de porcentagem ao mês?