O que é uma prática reflexiva?

Perguntado por: Benjamim Raúl Machado de Paiva  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

A prática reflexiva implica compreender que a formação consiste num processo contínuo, portanto o professor está em contínua formação, e pode fazer deste processo também fonte de reflexão e aprendizado na medida em que a problematiza.

Como fazer uma prática reflexiva?

Como fazer? De uma forma simplificada, a prática reflexiva consiste em um ciclo infinito de ir pra prática, refletir sobre a experiência, extrair aprendizados e então voltar pra ela novamente tentando adaptá-la a partir do que foi aprendido.

O que é prática docente reflexiva?

A prática reflexiva tem como destaque a formação de professores que tenham condições de reformulação de conceitos, a possibilidade de que os alunos também possam ter uma participação crítica no que estão aprendendo, renovando as condições de aprendizado e trazendo mudanças que também tornem o aluno um individuo que ...

O que é uma aprendizagem reflexiva?

Constitui uma reflexão orientada para a ação futura, que ajuda a compreender novos problemas e a descobrir novas soluções (SCHON, 1983). Outro importante representante do processo de aprendizagem reflexiva é Mezirow, autor que assumiu grande protagonismo na década de 90 na literatura norte americana.

Quais as atitudes de um professor reflexivo?

Segundo Schon (1992), um professor reflexivo é aquele que demonstra através de sua ação em sala, ser um profissional que possibilita e ajuda o aluno a encontrar seu processo de conhecimento, pois conhece seus alunos e sabe quais as dificuldades de cada um e a maneira que estes necessitam ser trabalhados.

AÇÕES PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os três princípios fundamentais para que um professor seja reflexivo?

Quais são os três princípios fundamentais para que um professor seja reflexivo na sua gestão em sala de aula? Assinale a alternativa correta. a ) Direcionamento da ação, estudo da ação e individualização da ação. b ) Especificidades da ação, discussão na ação e transformação na ação.

Como o professor pode tornar sua prática docente reflexiva?

Observar, refletir, indagar, confrontar conceitos e agir é um caminho necessário a ação docente, pois proporciona novos conhecimentos, uma ressignificação da própria prática, bem como a construção de novas situações que favoreceriam um melhor resultado no trabalho desenvolvido.

Qual é a competência da aprendizagem reflexiva?

A capacidade de adaptar suas ações em situações que propiciem a aprendizagem demonstra as competências do professor, já um professor reflexivo não se limita apenas ao que aprendeu durante sua graduação. Mas constantemente examina seus saberes como forma de compreender seus fracassos.

São tipos de aprendizagem social?

Alguns exemplos são:
  • flipped classroom (sala de aula invertida);
  • gamification (gamificação) ;
  • project/problem based learning (aprendizagem baseada na resolução de problemas e/ou projetos);
  • blended learning (aprendizagem híbrida);
  • self-service learning (aprendizagem autodirigida);

Qual conceito é possível estabelecer sobre a prática reflexiva na enfermagem?

A busca pela prática reflexiva na enfermagem assume importância ao nível da aprendizagem profissional e na apropriação e síntese do trabalho dos enfermeiros. Fundamentalmente assume-se como premissa para o desenvolvimento de profissionais autónomos e críticos.

O que é ser reflexivo?

Significado de Reflexivo

adjetivo Que se comporta com reflexão; que reflete ou pondera; ponderado. Que expressa ponderação, serenidade; sereno: era calmo e reflexivo. Que está imerso em si mesmo: não prestava atenção em nada, estava reflexivo.

Qual a diferença entre professor pesquisador e professor reflexivo?

O professor reflexivo e pesquisador é aquele que consegue olhar para si e para as suas ações com uma visão crítica. ... Independentemente da experiência do professor, sua pesquisa e reflexão não podem parar, só assim o ensino estará em constante desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade da educação.

Como se faz um registro reflexivo?

Para te ajudar a incluir esse hábito na sua rotina, listamos sete boas práticas para começar em 2021:
  1. Tenha em mente que você sempre vai sentir falta de registrar algo. ...
  2. Faça um diagnóstico no início do ano. ...
  3. Se não puder anotar na hora, crie mecanismos para lembrar. ...
  4. Fotografe, grave e abuse do audiovisual!

Como se dá o processo de reflexão na sua ação pedagógica?

Ainda em Freire (2001), a reflexão é o movimento realizado entre o fazer e o pensar, entre o pensar e o fazer, ou seja, no pensar para o fazer e no pensar sobre o fazer. Nesta direção, a reflexão surge da curiosidade sobre a prática docente. Essa curiosidade inicialmente é ingênua.

Como descrever a prática pedagógica do professor?

Prática pedagógica é a união de teoria e prática no exercício de ensinar e apreender conhecimento, na ação pedagógica. Essas práticas envolvem tomar consciência de todo processo educativo e as ferramentas utilizadas pelos professores para que ele aconteça.

Em que consiste a aprendizagem social?

Aprendizagem social é um processo educacional pautado no equilíbrio entre a cognição (relacionada a habilidades mentais) e o comportamento (relacionado a habilidades práticas).

Quais os principais conceitos da teoria da aprendizagem social?

Teoria da Aprendizagem social

O conceito baseia-se na premissa de que a Aprendizagem pode ocorrer por meio de experiências diretas, isto é, através de experiências e modelos de observação do comportamento de outros indivíduos e das recompensas que estes recebem.

Quais são as teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Quais são os critérios que podem caracterizar o processo reflexivo?

De acordo com Schön (1987, 1983), a prática reflexiva está centrada em três processos: o conhecimento-na-ação, a reflexão-na-ação e a reflexão-sobre-a-ação.

Como reconhecer o processo reflexivo?

As qualidades de um prático reflexivo são: refletir sobre a própria prática, o que requer pensar no que se faz, comprometer-se com a profissão, ser autônomo, atender e interpretar o contexto de trabalho; adaptar-se às condições necessárias para a prática reflexiva, questionar a escola, o currículo, o trabalho, o ...

Qual o conceito de competência para Perrenoud?

Para Perrenoud (1999), uma competência traduz-se na capacidade de agir eficazmente perante um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles.

Qual a importância do professor ter uma atitude pedagógica reflexiva em sala de aula?

Nessa perspectiva, uma prática pedagógica reflexiva conduz a ação docente com uma roupagem nova no seu fazer, pois leva o professor a ser o autor principal de novos meios e caminhos que impulsionam os seus alunos a terem sede de conhecimentos.

Qual a relação entre o professor reflexivo e a escola Reflexiva?

Qual a relação entre o professor reflexivo e a escola reflexiva? - o professor não pode agir isoladamente na sua escola. - a escola tem de ser organizada de modo a criar condições de reflexividade individuais e coletivas.

Qual o papel da experiência docente em relação à reflexão a ação?

A reflexão na ação se dá quando o professor reflete, colocando para si as questões do cotidiano como situações problemáticas e faz isso ao mesmo tempo em que está vivenciando esta situação. No entanto, quando se faz esta reflexão após a ação, é a chamada reflexão sobre a ação; esta tem caráter retrospectivo.

Como a filosofia pode contribuir na formação do professor prático reflexivo?

A Filosofia da Educação busca, outrossim, acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos teórico-metodológicos e identificar a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para a formação do professor-pedagogo e de outros profissionais da educação; bem como ...

Artigo anterior
Quantos bilhões de anos a Lua tem?
Artigo seguinte
Quando fazer reposição de albumina?