O que o excesso de vitamina B12 pode causar?

Perguntado por: Joaquim Miguel Gomes Gonçalves Machado  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

Em um estudo, pacientes com quadro de hipervitaminose pela vitamina B12 apresentaram quadros de doenças hepáticas, insuficiência renal e doenças autoimunes/inflamatórias. Foi visto também que a elevação da concentração de vitamina B12 tem como consequência muitas vezes, manifestações dermatológicas como a acne.

O que acontece quando a vitamina B12 está alta?

Vitamina B12 alta

No entanto, o aumento dos níveis de vitamina B12 no organismo, pode indicar a presença de algumas doenças, como cirrose, hepatite, policitemia vera ou alguns tipos de câncer, como a leucemia mieloide crônica.

Como saber se estou com excesso de vitamina no corpo?

Entre os agudos, destaca-se a visão embaçada, perda de apetite, pigmentação anormal da pele, perda de cabelo e pelos, pele seca e dor nos ossos.

Quais são os efeitos colaterais da vitamina B12?

Possíveis efeitos colaterais
  • Produção excessiva de suor;
  • Aumento de peso rápido;
  • Dor ao respirar;
  • Sensação de falta de ar ao deitar;
  • Ansiedade;
  • Batimentos cardíacos acelerados ou irregulares;
  • Dormência, formigamento ou fraqueza muscular;
  • Aumento da sede ou vontade frequente de urinar.

Qual o limite máximo de vitamina B12?

A discussão sobre os níveis de B12

No entanto, é bem estabelecido na literatura científica que as pessoas com níveis de B12 entre 200 pg/ml e 350 pg/mL – níveis considerados “normais” – têm claros sintomas de deficiência de B12.

PERIGOS da VITAMINA B12 baixa e como SUBIR RÁPIDO

25 questões relacionadas encontradas

Como reduzir o excesso de vitamina B12?

Mas, uma das principais causas da B12 elevada pode ser excesso de inflamação, portanto, recomendo que procure um nutricionista para que ele possa passar uma alimentação anti-inflamatória e antioxidante com mais frutas, verduras (principalmente verde-escuras), legumes, menos carnes vermelhas, hidratação adequada, menos ...

O que acontece quando a vitamina B12 está em 2000?

A princípio, geralmente o excesso de vitamina B12 não causa efeitos maléficos no organismo. Algumas pessoas podem ter mais propensão a acne, espinhas causadas por esse excesso, porém, não existe toxicidade ou excesso de B12 maléfico para o organismo.

Quando a vitamina B12 é preocupante?

Os autores concluíram que, os maiores níveis plasmáticos de vitamina B12 (> 455,41 pg /mL) foram associados ao aumento no risco de morte por todas as causas (P = 0,005), considerando ainda, uma maior cautela ao uso clínico de suplementações de B12 para pacientes com deficiência da vitamina.

Quanto tempo dura o efeito da vitamina B12 no organismo?

A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas. A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Pode tomar vitamina B12 todos os dias?

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

O que significa vitamina B12 acima de 1000?

A B12 elevada tem sido associada a várias doenças: doenças hepáticas, neoplasias do sangue mieloide, insuficiência renal crônica, doenças autoimunes ou inflamatórias, doença de Gaucher.

Quais os sintomas do excesso de vitamina B?

Assim, como consequência do excesso de vitamina do complexo B circulante, é possível notar o aparecimento de alguns sintomas, como formigamento dos pés e das mãos, coceira e vermelhidão da pele, aumento da pressão arterial, cansaço excessivo, tonturas e desequilíbrio e dificuldade para dormir, por exemplo.

Quais são as doenças causadas pelo excesso de vitaminas?

Confira o que o excesso de cada vitamina pode causar:

Excesso de vitamina B12: Pode causar reações alérgicas, enquanto o tipo B1 causa convulsões, dificuldades na respiração e pode levar ao óbito. Hipervitaminose C: Não costuma causar sintomas graves, mas aumenta as chances de náuseas, tontura e diarreia.

O que a vitamina B12 faz nos neurônios?

Introdução: A vitamina B12 apresenta importância para o sistema nervoso central, estando envolvida em processos como o desenvolvimento cerebral, mielinização neural e função cognitiva.

Quem não pode tomar vitamina B12?

Certos distúrbios gastrointestinais (como gastrite atrófica ou doença de Crohn) podem causar absorção reduzida de vitamina B12 pelo intestino; Pessoas que bebem muito álcool e não comem com frequência têm mais dificuldade para absorver a vitamina B12.

Qual a dosagem ideal de vitamina B12?

Comprimido: Conforme a orientação de um médico, a Vitamina B12 em comprimido é indicado o consumo de: 1 comprimido ao dia, durante as refeições. Injetável: 1 ampola intramuscular, até a emissão da dor ou orientação de um médico. Gotas: Somente 1 gota de Vitamina B12 ao dia e pela manhã.

Como saber se a vitamina B12 está fazendo efeito?

Você tem problemas de memória, falta de ar ou sente cansaço? Se sim, saiba que esses sinais podem ser consequência da falta de vitamina B12 em seu organismo.

Qual é a função da vitamina B12 no corpo?

Entre os benefícios conhecidos da vitamina B12 estão:

Mais energia ao corpo, ajudando a melhorar o condicionamento físico. Ajuda na metabolização de carboidratos, proteínas e gorduras. Ajuda na prevenção de doenças como Alzheimer, e outras doenças relacionadas ao sistema nervoso. Ajuda a estabilizar o humor.

Qual a dosagem de vitamina B12 para idosos?

Os valores de referência laboratoriais de vitamina B12 na população em geral, variam de 200 a 900 pg/ml. Nos idosos, geralmente considera -se o valor normal acima de 350 pg/ml. É mais comum a deficiência de B12 do que o excesso. De qualquer forma todo excesso é prejudicial, principalmente se for devido a suplementação.

Quem tem gordura no fígado pode tomar vitamina B12?

“Nossos achados são animadores e importantes, pois sugerem que um tratamento relativamente barato com vitamina B12 e ácido fólico poderia ser utilizado para prevenir e/ou retardar a progressão da esteatoepatite não relacionada ao álcool”, disse em um comunicado à imprensa o pesquisador do estudo Dr.

Pode tomar vitamina B12 por conta própria?

A Vitamina B12 é vendida sem receita médica, porém, é importante administrar o medicamento apenas sob orientação médica, já que o profissional poderá estipular dosagem e tempo de consumo adequado.

Quais os remédios que aumenta a vitamina B12?

A suplementação de vitamina B12 pode ser feita com metilcobalamina ou cianocobalamina.

Quem tem problema de pressão alta pode tomar vitamina B12?

O uso de Vit. B12 não altera a pressão arterial.

Quais as frutas e verduras que contém vitamina B12?

Quais as frutas e verduras que contém vitamina B12?
  • Consequências da deficiência dessa vitamina. Como mencionado, as principais fontes da vitamina B12 são alimentos de origem animal. ...
  • Fígado. ...
  • Salmão e atum. ...
  • Leite e iogurte. ...
  • Cereais matinais. ...
  • Queijo. ...
  • Banana e morango. ...
  • Espinafre.

Quem tem ferritina alta pode tomar vitamina B12?

A reposição de B12 (cobalamina) e B9 (ácido fólico) não interferem nos valores de ferritina (que é o marcador da reserva de ferro no organismo), entretanto, na presença de anemia é comum a suplementação dos 3 nutrientes (B12, B9 e ferro).

Artigo anterior
Qual a característica mais importante de uma interface?
Artigo seguinte
Qual o Cid de depressão e ansiedade?