O que pode causar secreção na mama?

Perguntado por: Soraia Constança Rodrigues de Pinto  |  Última atualização: 14. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

Essa secreção pode ser pegajosa ou aquosa, leitosa, amarelada, esverdeada ou sangrenta. Muitas vezes, é causada por uma condição benigna. Outras possíveis causas podem ser abcessos, efeitos do uso da pílula anticoncepcional, infecção mamária, distúrbios endocrinológicos ou lesão na mama.

É normal sair uma secreção da mama?

A secreção no mamilo também pode ser causada por estimulação do seio em mulheres que não estão grávidas ou amamentando, sobretudo durante os anos férteis. Contudo, a secreção no mamilo em homens é sempre uma anomalia. Uma secreção no mamilo normal costuma ser um líquido ralo, turvo, esbranquiçado ou quase transparente.

Como é a secreção do câncer de mama?

Como é a secreção mamilar do câncer de mama? Além dos aspectos já mencionados anteriormente, a secreção no mamilo também costuma ser rala, turva, esbranquiçada ou transparente. Líquidos de aparência sanguinolenta podem indicar a presença de uma lesão não cancerosa (papiloma) ou um possível tumor.

O que significa secreção mamilar?

A secreção dos mamilos é uma queixa comum em mulheres que não estão grávidas ou amamentando, especialmente naquelas em idade fértil. A secreção dos mamilos não é necessariamente anormal, mesmo entre as mulheres na pós-menopausa, porém é sempre anormal em homens.

É normal sair pus da mama ao apertar?

Essas alterações podem ser variáveis e incluem dor, presença de nódulo ou mesmo pus na mama. É preciso esclarecer que secreções mamárias são consideradas normais, uma vez que o mamilo é um órgão excretor. Algumas mulheres chegam a comprimir o mamilo frequentemente, para averiguar se há a existência de secreção mamilar.

Secreção no mamilo, o que pode ser?

23 questões relacionadas encontradas

Qual é a cor da secreção do câncer de mama?

2 – Liberação de líquidos e secreção

Outro sinal de alerta é a saída de secreção do mamilo, mesmo quando a mama não foi tocada ou apertada. Essa secreção geralmente é incolor ou vem acompanhada de sangue.

Quando sai pus é bom ou ruim?

Presença de pus

Uma ferida, quando não infeccionada, gera fluidos bem clarinhos, quase transparentes, chamados exsudatos. É possível controlar a drenagem com o uso de curativos. Presença de pus indica que o local está infeccionado e de que o seu corpo está combatendo aquela infecção.

Quando aperto o bico da mama sai um líquido branco?

Entretanto, ao perceber a saída de líquido branco em suas mamas sem estar gestante ou amamentando, o mais indicado é consultar o ginecologista, pois isso pode indicar também alguma doença hormonal ou até mesmo (mais raramente) um câncer de mama!

É normal sair líquido amarelado da mama ao apertar?

Olá, a saída de secreção branca, amarelada ou até mesmo esverdeada à expressão do mamilo é normal.

Quais são os primeiros sinais do câncer de mama?

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

O que pode ser uma secreção amarela?

O corrimento amarelo pode ser sinal de infecção por bactéria, fungo ou protozoário. Porém, também pode ser sintoma de alguma mudança nos hormônios femininos e do ciclo menstrual. Para o diagnóstico correto, é necessário consultar com um ginecologista. Além da coloração, são consideradas outras características.

Como saber se tem algo de errado com a mama?

  • 10 Sinais para ficar atento.
  • Afundamento do mamilo. Este é um dos principais sinais que podem indicar um câncer de mama. ...
  • Caroços ou Nódulos. ...
  • Ferida nos seios. ...
  • Secreção ou sensibilidade. ...
  • Dor na mama. ...
  • Alteração no tamanho ou forma da mama. ...
  • Alterações no bico do peito.

O que pode ser confundido com câncer de mama?

Outras manifestações facilmente confundidas com câncer de mama são: Necrose gordurosa, causada principalmente por traumas físicos. Mastite, que é a inflamação da mama. Ectasia ductal mamária, conhecida como a dilatação dos canais condutores de leite.

O que é uma secreção aquosa?

Qualquer pessoa que menstrua já percebeu, pelo menos em alguma fase do ciclo, um corrimento aquoso, ou seja, líquido mesmo, como água.

Pode acontecer de sair leite mesmo não estando grávida?

Essa condição se chama galactorreia, e ocorre quando as glândulas mamárias produzem leite sem que haja gravidez, podendo ocorrer em homens e em mulheres independentemente da idade. A galactorreia pode ter várias causas, a maioria hormonal, e tem tratamento.

Qual a cor do líquido que tem dentro de um nódulo?

Durante a punção pode obter-se líquido transparente, amarelado, esverdeado ou sanguinolento.

O que pode ser secreção amarelada na mama?

Essa secreção pode ser pegajosa ou aquosa, leitosa, amarelada, esverdeada ou sangrenta. Muitas vezes, é causada por uma condição benigna. Outras possíveis causas podem ser abcessos, efeitos do uso da pílula anticoncepcional, infecção mamária, distúrbios endocrinológicos ou lesão na mama.

O que é um abscesso na mama?

Uma infecção da mama é uma infecção no tecido da mama. Se uma infecção da mama for deixada sem tratamento, ela pode se tornar um abscesso na mama. Um abscesso na mama é uma bolsa de pus que forma um nódulo na mama.

O que é uma secreção fisiológica?

Secreção fisiológica

A secreção vaginal é uma resposta fisiológica que resulta da eliminação de muco cervical e descamação vaginal e possui cor clara ou branca, podendo variar na quantidade e no aspecto, dependendo do período do ciclo menstrual.

Quantos meses de gravidez começa a sair leite?

A partir do final do primeiro mês de gravidez, seus seios começam a se transformar em órgãos produtores de leite. Durante esse período, seus ductos mamários aumentam em número e complexidade, e começam a se ramificar formando um sistema de alimentação cada vez mais intrincado.

Qual a diferença entre pus e secreção?

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

Como saber se está infeccionado?

Conheça os 5 sinais que sua ferida está infeccionada:
  1. Secreção amarelada, amarelada-esverdeada ou secreção com mau cheiro;
  2. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida;
  3. Alguma alteração na cor ou tamanho da ferida;
  4. Manchas avermelhadas ao redor da ferida;
  5. Febre.

Quando sai pus significa o quê?

A formação do pus em feridas acontece em casos de infecção que tendem a ser causados por bactérias, mas podem ocorrer por outros patógenos, como fungos e vírus.

Quando desconfiar de um câncer?

Perda de apetite. Dor nova e persistente. Problemas com a visão ou audição. Enjoos e vômitos frequentes.

Quais os sintomas de nódulo benigno na mama?

Presença de nódulo arredondado, firme e móvel na mama; Dor ou sensibilidade na mama (em alguns casos); Aumento do tamanho da mama (em alguns casos).

Artigo anterior
O que é uma prova nova?
Artigo seguinte
O que faz juntar água no pulmão?