O que o enfermeiro faz no Protocolo de IAM?

Perguntado por: Duarte Valente Garcia  |  Última atualização: 24. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

Dentre os principais cuidados de enfermagem a seguir no protocolo de IAM temos: aferir sinais vitais, puncionar e manter acesso venoso, aferir saturação, execução de ECG, fazer anamnese e exame físico nos primeiros 10 minutos (BULÇÃO, 2011; TEIXEIRA et al, 2015).

Qual o papel do enfermeiro no IAM?

A assistência de enfermagem no atendimento ao paciente com infarto agudo do miocárdio requer atenção e principalmente ter conhecimento para lidar com os diversos tipos de situações que poderá enfrentar, para que o paciente seja bem assistido e que isso contribua para sua recuperação.

Quais as intervenções de enfermagem do IAM?

O paciente com IAM deve receber um tratamento clínico, com terapia trombolítica ou a angioplastia percutânea de emergência. Essas terapias ajudam a aliviar a dor e reduzir a lesão permanente do músculo do miocárdio.

Qual conduta deve ser feita em IAM?

Pacientes com suspeita de IAM e achados de maior gravidade (dor persistente, dispnéia, palpitações ou síncope) devem ser encaminhados para serviços de emergência, monitorados em ambulância.

Qual o protocolo de atendimento para infarto agudo do miocárdio?

Temos basicamente 3 opções no protocolo IAM: enoxaparina, heparina não-fracionada e fondaparinux. Na prática, a principal medicação é a enoxaparina, uma vez que,na vida real, dificilmente temos acesso ao fondaparinux.

PROTOCOLO DE IAM | O básico que você precisa saber

38 questões relacionadas encontradas

Quais as etapas do Protocolo de dor torácica IAM?

Sistematização do atendimento de pacientes com dor torácica aguda
  • Acolhimento / Triagem.
  • Fluxograma de atendimento de dor torácica aguda.
  • Avaliação. Clínica.
  • Síndrome Coronariana Aguda (SCA)
  • Diagnóstico diferencial.
  • Encaminhamento para internação hospitalar.

São medidas iniciais para o tratamento do paciente com IAM?

puncionar acesso venoso, administrar analgésico, ácido acetilsalicílico e clopidogrel.

Qual é o tempo porta agulha no IAM?

A mesma diretriz reforça que o tempo porta-agulha deve ser menor do que 30 minutos.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com IAM em unidade de terapia intensiva?

O principal cuidado ao paciente acometido por IAM é o conforto no leito de UTI, reduzindo os níveis de ansiedade desse paciente frente a um quadro grave. As ações realizadas pelo enfermeiro são de extrema importância frente aos cuidados assistenciais direcionados ao paciente com IAM.

Quais são os principais cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quais são as intervenções de enfermagem?

As intervenções de enfermagem incluem cuidado direto e indireto; os tratamentos podem ser iniciados pela enfermeira, médico, ou outro agente provedor. A Intervenção de cuidado direto incluem ambas as ações de enfermagem fisiológicas e psicológicas.

Como devem ser os cuidados de enfermagem a esse cliente com IAM?

Oliveira, et al (2019) relata que a atuação do enfermeiro na assistência ao paciente com suspeita de IAM deve ser “promovendo um plano de cuidado adequado para cada pessoa, se preocupando com a reabilitação, mas sempre atuando com humanização”, uma vez que o indivíduo é único, sendo o elemento principal do cuidado.

Como a enfermagem pode atuar na prevenção do IAM e na promoção da saúde?

O enfermeiro, no atendimento ao paciente que apresenta dor torácica sugestiva de IAM, deve realizar a história organizada e sistematizada para assistência integral e elaborar um plano de cuidados na fase aguda, que atenda todas as necessidades humanas básicas (CAVEIÃO et al, 2014).

O que fazer depois de um princípio de infarto?

“O repouso absoluto é indicado de 3 a 5 dias após o infarto, devido ao risco de arritmias e aumento da área infartada. Após a fase crítica nos primeiros dias do infarto, é recomendada reabilitação cardíaca com fisioterapia e exercícios”, afirma a médica.

Como cuidar de um paciente com infarto?

Primeiros socorros se estiver com alguém que pode estar sofrendo infarto
  1. Não perca tempo: chame o Samu pelo 192. ...
  2. Enquanto aguarda, não entre em pânico. ...
  3. Dê à pessoa 2 comprimidos de ácido acetilsalicílico (aspirina) e oriente para que ela os mastigue;
  4. Se a pessoa desfalecer, verifique sua respiração e seu pulso.

Quais os tratamentos e cuidados de enfermagem ao portador de IAM com supra desnivelamento de seguimento St?

MEDIDAS GERAIS/TERAPIA ADJUVANTE
  • Jejum. No mínimo de 4 horas em presença de dor para a realização de exames, para reduzir o risco de aspiração pelos vômitos. ...
  • Monitoração Cardíaca Contínua. ...
  • Obtenção de Acesso Venoso Periférico. ...
  • Oxigenoterapia. ...
  • Terapia Antiagregante. ...
  • Analgesia e Sedação. ...
  • Hipolipemiantes.

Qual o papel do técnico de enfermagem na abordagem inicial do paciente com dor torácica?

Atrelado a isso, o enfermeiro intervém com cuidados como a necessidade de oxigenação/ventilação, circulação/perfusão, controle/conforto da dor, segurança biopsicossocial e espiritual, ainda no diagnóstico precoce deve avaliar sinais vitais, acesso venoso periférico, coleta de sangue e administrações de medicações ( ...

Quando usar oxigênio no IAM?

O uso rotineiro de oxigênio suplementar para pacientes com IAM e saturação de O2 acima de 90% é proscrito (classe III). O uso de O2 suplementar é recomendado nos casos em que há saturação de O2<90% (opinião de especialistas)

Qual é o Protocolo de Dor Torácica?

Trata-se de uma ferramenta essencial de suporte à tomada de decisão na Unidade de Pronto Atendimento, na identificação de 25% dos portadores de síndrome coronária aguda (SCA) / doença arterial coronariana (DAC) que seriam liberados sem diagnóstico correto.

Quando fazer trombólise no IAM?

A trombólise no IAM é indicada no cenário em que não se conseguiria fazer a angioplastia em até 120 minutos (“tempo porta-stent” > 120min) e com início da dor em menos de 12 horas (“deltaT” < 12h). E, claro, se não tiver nenhuma contraindicação. Resumindo (indicação de trombólise no IAM):

Qual o tratamento imediato do IAM?

Mulheres e pacientes com diabetes têm maior probabilidade de apresentar sintomas atípicos, e 20% do infarto agudo do miocárdio são silenciosos. O diagnóstico é por ECG e marcadores cardíacos. O tratamento imediato exige aporte de oxigênio, antianginosos, antiplaquetários e anticoagulantes.

Qual a primeira linha de tratamento farmacológico para pacientes com IAM?

Tratamento medicamentoso inicial

Terapia anti-isquêmica: Nitratos: Administrar mononitrato ou dinitrato de isossorbida sublingual. Caso haja angina persistente, hipertensão arterial ou sinais de congestão, administrar nitroglicerina intravenosa.

Qual medicação para princípio de infarto?

Ao reconhecer os sintomas, tome dois comprimidos infantis (100mg) de ácido acetilsalicílico (AAS) e chame o serviço de emergência (Samu 192), a menos que você seja alérgico a esse princípio ativo.

Qual o tempo porta agulha e porta balão?

| Tempo ECG Balão 90 min (Tempo entre primeiro atendimento e primeiro ECG) Tempo porta - agulha (Tempo ideal para início de infusão do trombolítico é de 30 minutos) (Tempo entre primeiro ECG e início da infusão do trombólico).

Qual o papel do enfermeiro na atenção primária referente a prevenção do IAM?

Em relação à prevenção do IAM, o enfermeiro pode atuar em diferentes fases, desde a prevenção primária, que envolve a promoção de hábitos de vida saudáveis, como atividade física e alimentação adequada, até a prevenção secundária e terciária, que incluem o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença.

Artigo anterior
Como calcular a média de um salário?
Artigo seguinte
O que é o marco de referência?