O que o CPC 27 cita sobre a depreciação?

Perguntado por: Hugo Benjamim de Almeida  |  Última atualização: 27. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

A depreciação é reconhecida mesmo que o valor justo do ativo exceda o seu valor contábil, desde que o valor residual do ativo não exceda o seu valor contábil. A reparação e a manutenção de um ativo não evitam a necessidade de depreciá-lo.

O que é custo atribuído para o imobilizado CPC 27?

Há diversos indicadores financeiros para determinar quanto vale um bem de uma empresa no mercado. Um deles é o chamado deemed cost, ou custo atribuído para o imobilizado. Custo atribuído é um valor usado como substituto do custo ou custo depreciado de um ativo em uma determinada data.

O que diz a NBC TG 27?

Essa Norma determina como a entidade deve revisar o valor contábil de seus ativos, como determinar o seu valor recuperável e quando reconhecer ou reverter perda por redução ao valor recuperável.

Qual é o objetivo do CPC 27 em termos de informações para os usuários da informação contábil?

O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutações.

Qual CPC fala sobre imobilizado?

CPC 27 - Ativo Imobilizado.

Métodos de Depreciação CPC 27

30 questões relacionadas encontradas

Qual CPC trata da depreciação?

Segundo o CPC 27 Ativo Imobilizado, trata-se de se alocar mensalmente o valor depreciável de um ativo até o final da sua vida útil econômica estimada. Contabilmente essa “perda” de valor deve ser reconhecida no resultado da empresa, exceto quando incluída no valor contábil de outro ativo.

Qual o objetivo do CPC 27 ativo imobilizado?

O objetivo do Pronunciamento Contábil CPC 27 é o de prescrever o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento de uma entidade em seus ativos imobilizados, bem como as mutações nesse investimento.

Quais os 3 métodos de depreciação definidos pelo CPC 27?

Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas.

É obrigatório fazer a depreciação?

Pergunta: A realização de depreciação é obrigatória para as todas as empresas? Resp.: NEGATIVO quando estivermos tratando dos procedimentos fiscais (Imposto de Renda e CSLL) e por outro lado AFIRMATIVO (Resultado Contábil) quando estivermos tratando dos procedimentos pertinentes a legislação contábil.

Qual a taxa de depreciação do imobilizado?

E, se esse bem operar regularmente 24 horas por dia, poderá ser depreciado a taxa de 20% ao ano.

Qual a diferença entre CPC e NBC TG?

Diferença entre o CPC e a NBC

Enquanto o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é responsável pela emissão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade, as NBCs, regulamentadas pelo CFC, estabelecem as diretrizes gerais e normas a serem seguidas pelos profissionais da área.

O que é ativo imobilizado exemplos?

Ativos imobilizados são todos os bens físicos usados por uma empresa para gerar renda. É o caso do maquinário de uma indústria, dos fogões, geladeiras, cadeiras e mesas de um restaurante e até mesmo do computador de um profissional MEI que trabalha com textos.

O que significa a sigla TG na contabilidade?

Guia de Controle de Qualidade.

Qual a taxa de depreciação?

Na depreciação linear, a taxa de depreciação é 100% dividida pelo tempo de vida útil do ativo. Assim, se um ativo tem vida útil de 10 anos, sua taxa de depreciação é de 10% ao ano, por exemplo. A partir disso, é possível calcular a depreciação anual de uma ativo, que será descontado na dedução fiscal.

Quais são os métodos de depreciação?

Tipos de depreciação
  • Método linear.
  • Método de controlo de período em linha reta.
  • Método de saldo decrescente.
  • Método de vários níveis.
  • Método de amortização imediata.
  • Método de depreciação especial.
  • Método de depreciação manual.
  • Método acelerado: República Checa e Eslováquia.

Como fazer o lançamento de depreciação?

O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa: Depreciação anual = (Custo de aquisição - Valor residual) / Anos de vida útil. O custo de aquisição é conhecido pela nota de compra, mas o valor residual e os anos de vida úteis, em geral, são estimados pela empresa.

O que não sofre depreciação?

Agora que você entende qual é o conceito de depreciação, saiba que alguns bens não passam por esse processo, ou seja, não sofrem desgastes por uso, por ação do tempo, nem se tornam obsoletos. Como exemplos, podemos citar itens de valor cultural (como coleções e obras de arte), e também os terrenos.

Quais bens não sofrem depreciação?

d) bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, tais como obras de arte ou antiguidades; e) bens que não estiverem funcionando ou em condições de produzir; f) bens para os quais seja registrada quota de exaustão; g) bens adquiridos no exterior por empresa instalada em Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Onde se aplica a depreciação?

O que é depreciação? A se aplica aos bens que compõem o ativo da empresa e é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Alguns exemplos são os imóveis, as máquinas e equipamentos e os veículos.

Qual o valor mínimo para depreciar um bem?

Assim como na atividade de imobilização de um ativo, e para fins fiscais, um bem só pode ser depreciado se tiver vida útil acima de um ano ou valor mínimo de R $1.200. Caso o valor do bem seja inferior a R$1.200, este poderá ser lançado direto como despesa.

Quando a depreciação será considerada custo?

A depreciação pode e deve ser utilizada como ferramenta auxiliar na tomada de decisão para substituição, aquisição e seleção de fatores de produção. Portanto, todos devem considerar o valor da depreciação no seu custo de produção!

Qual o valor mínimo para ser considerado ativo imobilizado?

Valor mínimo para Ativo Imobilizado e Intangível

O valor para se considerar um item que tenha vida útil superior a 1 ano como BEM DO ATIVO NÃO CIRCULANTE IMOBILIZADO E INTANGÍVEL tem que ser superior a R$ 1.200,00. Seguem os artigos da Lei nº 12.973/2014 que alteraram o Art. 15 do Dec.

Quando termina a depreciação de um bem?

A depreciação de um ativo cessa quando ele atinge um dos seguintes marcos: o valor contábil atinge seu valor residual, a empresa baixa o ativo do balanço patrimonial (por venda, obsolescência ou outros motivos), ou quando o ativo atinge o fim de sua vida útil estimada.

Quais os ativos imobilizados que não sofrem depreciação?

Bens não depreciáveis:

Bens que aumentam de valor com o tempo, como obras de arte ou antiguidades; Bens para os quais sejam registrados quotas de exaustão, como produtos de exploração de minas e florestas; Bens com vida útil inferior a um ano; Bens com valor inferior a R $1.200.

O que fazer quando o bem é totalmente depreciado?

Como mencionado anteriormente, os bens totalmente depreciados somente poderão ser baixados no momento da baixa física do bem. Para baixar um bem obsoleto ou sucateado, a empresa deve elaborar um relatório de baixa do imobilizado, que deve conter informações como: Número do patrimônio.

Artigo anterior
Quem é o maior produtor de grãos do Brasil?
Artigo seguinte
Porque aliança oxida?