Quando se utiliza o portanto?

Perguntado por: Iris Leonor Coelho  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)

Portanto é uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase. De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical.

Como usar portanto no meio da frase?

Se estiver usando “portanto” no meio de uma frase para separar dois trechos independentes, precisará usar ponto e vírgula. Em outras palavras, se cada parte da sentença for autossuficiente em significado, coloque um ponto e vírgula no final da primeira parte, siga com “portanto”, vírgula e a segunda parte.

O que pode substituir portanto?

Logo; por consequência ; por isso; em vista disso.

Pode usar portanto no início da frase?

É correto iniciar uma frase de um parágrafo com a palavra portanto? ... Estas conjunções coordenativas, tal como algumas outras, podem iniciar frases, retomando assim o que foi expresso no enunciado anterior (ex.: Ela esperava. Mas as horas passavam e o seu pai nunca mais chegava. / Não estava ninguém na loja.

Porque no início da frase?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática?

PORQUANTO, PORTANTO, CONQUANTO, CONTANTO, DÚVIDAS AO USAR? | GRAZY SOUZA

19 questões relacionadas encontradas

Tem vírgula depois do logo?

NÃO há VÍRGULA DEPOIS das conjunções ADVERSATIVAS (MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, NÃO OBSTANTE, etc.) nem das CONCLUSIVAS (PORTANTO, LOGO, POR ISSO, POR CONSEGUINTE, etc.), se elas estiverem ocupando o lugar natural delas, que é entre as orações, ligando-as, MESMO QUE DEPOIS DE PONTO-FINAL.

Qual o sinônimo de logo?

4 por consequência, por conseguinte, portanto, por isso, consequentemente, assim sendo, à vista disso, diante disso, isto posto. Exemplo: Você não se esforçou, logo não conseguiu.

Como usar vírgula em portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

Tem vírgula depois de todavia?

Entretanto e todavia são conjunções. Em começo de frase, conjunções não devem ser seguidas de vírgula. Quando estão deslocadas na frase, devem aparecer entre vírgulas, pois há intercalação.

Tem vírgula antes depois?

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após. ... a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.

Como tem vírgula depois?

No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.

Quando usar vírgula exemplo?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Tem vírgula depois do Pois é?

Pois e a vírgula

A conjunção pois é habitualmente acompanhada de vírgulas quando se localiza no meio ou no fim da oração. Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção. Eu tive nota dez na prova, pois estudei mesmo muito.

Qual é o antônimo de logo?

O contrário de logo é: 1. antes, tarde.

O que é que significa a palavra logo?

Significado de Logo

advérbio Em que há rapidez, presteza: respondeu logo, sem titubear. ... Etimologia (origem da palavra logo). Do latim loco. substantivo masculino Representação gráfica que traduz um conceito (significado) atrelado a uma marca, caracterizando e representando um produto ou empresa; logotipo.

Como é sinônimo?

Sinônimo de como
  • de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. ...
  • da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que. ...
  • quê, oi, diz, diga. ...
  • dado que, visto que, uma vez que, já que, porque, pois que, porquanto. ...
  • conforme, segundo, consoante, de acordo com, em concordância com, em conformidade com.

Como usar a conjunção logo?

4. Conjunções Conclusivas. Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. Exemplo: Chove bastante, portanto a colheita está garantida.

Como usar o logo logo?

1. Logo logo. O mesmo que dizer que algo já será feito, que alguma coisa está prestes a ocorrer. Logo logo é hora do almoço.

Quando não se usa vírgula?

Quando não usar a vírgula
  • 1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ...
  • 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:

Quando o pois é explicativo ou conclusivo?

O pois é uma conjunção coordenativa tanto conclusiva quanto explicativa. Dito isso, como diferenciar? Então vamos lá: primeiramente, se o pois vier antes do verbo, ele será explicativo e terá sentido de “porque”.

Como se escreve a palavra Pois é?

  1. pois é • Expressão usada para mostrar confirmação ou resignação.
  2. pois não. • [Brasil] Fórmula usada para mostrar solicitude ou para receber ou começar a atender alguém que provavelmente terá um pedido ou uma solicitação.
  3. pois que. • ...
  4. pois quê • Expressão usada interrogativamente para mostrar espanto. =
  5. pois sim. •

O que é por isso?

A forma correta de escrita desta locução é por isso, escrita de forma separada. ... A locução por isso significa por esse motivo e indica, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito, estabelecendo uma relação semântica com um acontecimento anterior.

Tem vírgula depois de tais como?

"A vírgula é usada para separar certas palavras e expressões explicativas, tais como: por exemplo, ou melhor, isto é, então, etc."

Tem vírgula depois de por exemplo?

8ª. - A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.

Como usar o após?

APÓS pode funcionar como preposição, quando tem o significado de “depois de”, “em seguida a”: ex: Após a festa, fomos ao restaurante. APÓS também pode agir como advérbio, quando o sentido é “depois” ou “atrás”. ex: Minha casa fica após a padaria.

Artigo anterior
Como consultar o CID de uma doença?
Artigo seguinte
Como modificar a dor?