O que nota fiscal de serviço?

Perguntado por: Afonso Mateus Anjos  |  Última atualização: 30. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.

O que é uma nota fiscal de serviço?

A NFSe, também conhecida como Nota Fiscal de Serviço eletrônica, é um documento comumente utilizado na comprovação da prestação de serviços. Esses serviços podem ser feitos de uma pessoa jurídica a outra ou entre uma empresa e um consumidor final.

Qual a diferença de Nota Fiscal Eletrônica e nota fiscal de serviço?

A NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, já a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços. Vamos a um exemplo: uma loja de informática, quando são vendidas as peças, acessórios e computadores deve ser emitida uma NF-e. No caso de manutenção, consertos ou ajustes deve ser emitida uma NFS-e.

Quem pode emitir nota fiscal de serviço?

Qualquer empresa que possuir CNPJ ou CPF + IE (produtor rural) e credenciada pela SEFAZ.

Quem paga o imposto da nota fiscal de serviço?

Quem paga os impostos da NFSe? A grande maioria dos impostos da NFSe são pagos por quem presta o serviço, exceto o ISS, sendo esse pago pelo tomador de serviço.

🤔Acabei de ABRIR Um MEI e Agora? Você PRECISA SABER DISSO JÁ! (Segredos Revelados)

29 questões relacionadas encontradas

Qual valor do imposto de nota de serviço?

Esse tipo de imposto na Nota Fiscal de Prestação de Serviços precisa ser analisado também conforme a sua área de atuação — mas, no geral, ele varia de 2% a 5% do lucro obtido.

Quais serviços não precisam emitir nota fiscal?

Quais atividades não precisam emitir NF?
  • Venda de bens usados entre pessoas físicas;
  • Prestação de serviços de transporte de passageiros por motoristas autônomos;
  • Atividades de artesãos e pequenos produtores rurais;
  • Serviços de transporte de mudanças realizados por pessoa física;

Sou obrigado a emitir nota de serviço?

A emissão (eletrônica ou não) para empresas que não são MEI é obrigatória para todas as transações. Os prestadores de serviços devem se adequar aos padrões das prefeituras de suas cidades (que pode ser o NFS-e ou não) para o documento. Já quem vende produtos, aos Estados (que pode ser o NFe ou não).

O que é preciso para emitir nota fiscal de serviço?

Pessoas físicas podem emitir nota fiscal, com: CPF, RG e comprovante de residência. Pessoas jurídicas precisam do CNPJ, Identidade do Titular e Cadastro Fiscal. Preenchimento do formulário da nota, que deve incluir informações como o produto ou serviço, e todos os dados de quem comprou, quem vendeu, etc.

Para que serve a Nfs-e?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.

Como identificar uma Nota Fiscal de serviço?

A chave de acesso é uma combinação de 44 dígitos, geralmente localizada na parte direita do DANFE, logo abaixo do código de barras. Cada nota fiscal possui um número diferente, justamente para permitir a rápida identificação.

Como saber se a nota é de serviço ou produto?

Se alguém compra um produto em uma loja, seja virtual ou física, será emitido uma NF-e. Mas quando ele contrata o serviço de alguém para arrumar algo na sua casa, por exemplo, está pagando pelo serviço e não pelo produto, nesse caso é emitido uma NFS-e.

Sou MEI é preciso emitir nota fiscal de serviço?

A partir de 01 de setembro de 2023, segundo Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169, de 27 de julho de 2022, todos os MEI prestadores de serviço do país devem emitir a NFS-e padrão nacional para registrar suas operações.

Quando emitir uma nota de serviço?

Como vimos acima, a lei municipal geralmente determina que a nota fiscal de serviço deve ser emitida uma vez que o serviço seja prestado, independentemente de pagamento. Se isso não ocorrer, o contribuinte corre 2 riscos principais: ser multado e/ou sofrer outras penalidades impostas pelo fisco.

É crime não emitir nota fiscal?

Agora, você já sabe que não emitir nota fiscal é crime e pode resultar em penalidades civis e criminais. Para evitar esses transtornos, invista em um emissor de notas fiscais confiável, que ofereça segurança contra riscos associados à sonegação fiscal e à falta de documentação apropriada.

Quando a nota fiscal é obrigatória?

A emissão da nota fiscal no ato da compra por parte do comerciante é obrigatória, independente do valor do produto ou serviço, prevista na Lei Nº 8.846/94.

Quem é isento de nota fiscal?

O que é uma nota isenta? Isenção trata-se de um beneficio temporário podendo ser mudado pela Receita e significa que está dispensada a cobrança de tributos, enquanto que Não tributada compreende a não incidência de tributo em uma operação.

Qual a vantagem de emitir nota fiscal?

Benefícios para a Sociedade:
  • Redução do consumo de papel, com impacto positivo em termos ecológicos;
  • Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;
  • Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;
  • Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a NF-e.

Quem paga o INSS o tomador ou o prestador do serviço?

Contribuinte individual prestador de serviço a empresas

Desse modo, conforme a mencionada lei, cabe à empresa tomadora de serviço o recolhimento da contribuição previdenciária do contribuinte individual que lhe presta atividade. Assim, vejam o que dispõe o art.

Quanto o MEI paga para emitir nota fiscal?

Os primeiros passos para emissão da Nota Fiscal eletrônica MEI já foram apresentados. Porém, para ser um MEI e se manter regularizado, você precisa: Pagar taxa mensal que varia entre R$ 71,60 e R$ 76,60 (valores 2024) para todas as atividades profissionais, como indústrias, prestação de serviços e comércio.

Como pagar uma nota fiscal de serviço?

Como paga nota fiscal?
  1. NOTA FISCAL.
  2. OPÇÕES DE PAGAMENTOS.
  3. 1) PELO PAGSEGURO.
  4. 2) POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA.
  5. 3) POR BOLETO BANCÁRIO.

Quando não reter INSS na nota fiscal de serviço?

Quando o tomador é pessoa física retém INSS? A retenção de impostos sobre a prestação de serviços, só cabe entre Pessoas Jurídicas. Quando contratados entre Pessoa Física e Jurídica sendo a primeira a tomadora e a última prestadora, não há a retenção na fonte.

Como emitir nota fiscal de graça?

Quais são os programas para emitir nota fiscal grátis?
  1. Acesse o site do Notasoft e emita sua nota fiscal grátis.
  2. Acesse o site do Nota Grátis e emita sua nota fiscal grátis.
  3. Acesse o site do NFe+ e emita sua nota fiscal grátis.
  4. Acesse o site do FREENFe e emita sua nota fiscal grátis.

Como preencher uma nota de prestação de serviços?

Para preencher a nota fiscal de serviço, é essencial incluir informações como:
  1. Tomador do Serviço.
  2. Estado, cidade e endereço completo.
  3. CNPJ/CPF.
  4. Inscrição Municipal.
  5. Data de Emissão.
  6. Descrição dos Serviços.
  7. Preço Unitário.
  8. Total.

Artigo anterior
Como funciona a TV Now?
Artigo seguinte
Quanto é o salário comercial 2022?