O que não pode ser objeto de penhor?

Perguntado por: Irina Isabela de Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

São impenhoráveis apenas os materiais que possuírem qualidade de móveis, sejam os destinados à construção, porém ainda não utilizados, sejam os provenientes da demolição de algum prédio (art. 84 do CC). De modo diverso, caso a própria obra seja objeto de penhora, haverá a penhorabilidade plena desses materiais.

O que pode ser um objeto de penhor?

Instrumentos industriais podem ser objetos de penhor. Máquinas, aparelhos, instalados ou não, animais utilizados na indústria, sal e bens de exploração de salinas, dentre outros itens são passíveis de empenho. O credor tem o direito de verificar as coisas empenhadas, em relação ao seu estado.

Quando um imóvel não pode ser penhorado?

É impenhorável o único imóvel residencial do devedor que esteja locado a terceiros, desde que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.

Não tem bens para penhorar o que fazer?

Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III, CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa. Apelo do credor a que se dá provimento para a suspensão do processo.

São características do penhor?

No que diz respeito às principais características do instituto jurídico do penhor, destacam-se: é um direito real de garantia; trata-se de um direito acessório; depende de tradição; recai em regra sobre coisa móvel; exige alienabilidade do objeto dado em garantia; requer que o bem empenhado seja de propriedade do ...

Penhor (Direitos Reais) - Resumo Completo

15 questões relacionadas encontradas

Quais as características do penhor convencional e do rural explique cada uma delas?

Trata-se de um direito real em garantia que só se constitui após o registro do título no registro imobiliário competente. O Penhor Rural incide sobre bens imóveis por acessão natural, de produção rural. Diferenciando-se do penhor comum que visa à garantia por bem móvel (desde que suscetível de alienação).

Quais as principais características da hipoteca?

A hipoteca tem como características ser um direito real, acessório, indivisível, que recai sobre bem imóvel que pode ser do próprio devedor ou de terceiro, pelo qual o devedor mantém a posse do bem.

O que ocorre com o processo de execução ante a inexistência de bens penhoráveis?

Observa-se, pela análise do referido dispositivo legal, em seu inciso III, que a execução, necessariamente, será suspensa quando o devedor não possuir bens passíveis de serem penhorados, independente de requerimento da parte e de manifestação expressa do julgador.

O que fazer quando o Bacenjud for negativo?

Então, quando o BACENJUD, o RENAJUD e o INFOJUD mostram-se insuficientes para os fins de busca de patrimônio, o Judiciário deve operacionalizar o Cadastro Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB).

O que acontece se não tiver dinheiro para pagar processo?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Quais são os bens impenhoráveis?

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.

Em que situações o bem de família legal poderá ser penhorado?

É possível a penhora do bem de família com restrições, reservando parte do valor, para que o devedor, ou terceiro que reside no local, possa adquirir outro imóvel. Assim decidiu a 12ª câmara de Direito Privado do TJ/SP ao observar que a solução assegura a dignidade da família do devedor, que reside no local desde 2001.

Quais bens de família pode ser penhorado?

Bem de família só pode ser penhorado por credor ao qual outorgada a hipoteca. A penhora do imóvel de família destinado à residência do devedor e de sua família só é possível para o exato credor em favor do qual o bem foi outorgado em hipoteca.

Pode ser objeto de penhor agrícola?

O artigo 6º da Lei 492/33, estabelece que podem ser objeto de penhor agrícola: I – colheitas pendentes ou em vias de formação, quer resultem de prévia cultura, quer de produção espontânea do solo; II – frutos armazenados, em ser, ou beneficiados e acondicionados para venda; III – madeira das matas, preparadas para o ...

O que posso colocar no penhor da Caixa?

O Penhor CAIXA aceita diversos tipos de bens valiosos, veja:
  • Relógios de valor. *Sujeito a análise pelo avaliador.
  • Pratarias de valor.
  • Joias.
  • Canetas de valor. *Sujeito a análise pelo avaliador.
  • Relógios de valor. *Sujeito a análise pelo avaliador.
  • Pratarias de valor.
  • Joias.
  • Canetas de valor. *Sujeito a análise pelo avaliador.

O que é considerado penhor comum?

O penhor comum ou tradicional é que decorre da vontade das partes, tendo a entrega de coisa móvel ao credor, em garantia por celebração do negócio. Já o penhor especial está sujeito às regras específicas, como o penhor rural, industrial, de títulos de crédito, de veículos e o penhor legal.

O que quer dizer resultado negativo Bacenjud?

Podem ser positivas, o que indica efetivação parcial ou integral do bloqueio, ou não efetivação por insuficiência de saldo. Podem ser negativas, por inexistência do CPF/CNPJ no cadastro de clientes da instituição.

O que quer dizer Bacenjud negativo num processo?

RESULTADO NEGATIVO. AUSÊNCIA DE INTERESSE EM ORDEM DE SUSTAÇÃO. RAZÕES DISSOCIADAS DA DECISÃO RECORRIDA.

O que fazer quando a penhora e Infrutifera?

IV - Todavia, caso a penhora on line tenha resultado infrutífera, é possível, ao exequente, novo pedido de utilização do sistema BACEN-Jud, demonstrando-se provas ou indícios de modificação na situação econômica do executado.

Por que a execução fica suspensa quando o executado não possuir bens penhoráveis por que não é extinta?

A suspensão, no caso, não pode ter um prazo indefinido, pois tal situação afrontaria contra a segurança jurídica do executado. Por isso, o processo se suspende pelo prazo de um ano e, após este período, se não existirem bens penhoráveis, o processo deverá ser arquivado, mas não extinto.

Quando um processo é extinto o que acontece?

Um processo é extinto quando restar clara a negligência das partes, mesmo que seja só de uma delas, porém é preciso uma inércia advinda delas, ou seja, que não se manifestem, que não pratiquem os atos processuais devidos, permanecendo o processo parado por mais de 1 ano.

Quando um processo é extinto ele pode ser reaberto?

Quando o processo é extinto com resolução do mérito ele não mais poderá ser reaberto, não sendo cabível falarmos em desarquivamentos dos autos, o que é permitido no caso de processo baixado ou arquivado.

Qual o conceito de hipoteca e suas principais características?

A hipoteca é uma garantia real de natureza civil que possui como objeto bens imóveis, aeronaves e navios, pertencentes ao devedor ou a terceiro que visa assegurar o recebimento de um crédito ou dívida mesmo não sendo entregue ao credor.

Quais são os tipos de hipoteca?

São espécies de hipoteca: a) hipoteca convencional, b) hipoteca judicial, e c) hipoteca legal. a) Hipoteca convencional: deriva de ato de vontade do devedor. Exige o registro para que possa produzir efeitos perante terceiros. b) Hipoteca judicial: resulta de uma sentença condenatória.

O que é hipoteca em direito Civil?

É o direito real de garantia que recaí sobre um bem imóvel ou determinados bens móveis legalmente considerados imóveis, como navios e aviões, por exemplo, que assegura ao credor o pagamento de uma dívida.

Artigo anterior
Como é feito o linho fino?
Artigo seguinte
Pode usar Camomilina C com 3 meses?