O que mudou no CPC 48?

Perguntado por: Rita Mara Domingues de Teixeira  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (60 avaliações)

Com o advento do CPC 48, essa classificação foi simplificada e passou a ser (1) Custo amortizado e (2) Valor justo, sendo que quando classificado como Valor justo, pode ter duas destinações: Resultado do exercício ou Outros Resultados abrangentes.

O que diz o CPC 48?

Conforme Resumo CPC 48, se o ativo financeiro for mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, os valores reconhecidos no resultado devem ser os mesmos valores que teriam sido reconhecidos no resultado se o ativo financeiro tivesse sido mensurado ao custo amortizado.

Qual o CPC do IFRS 9?

A IFRS 9 (CPC 48) é uma norma contábil abrangente, que exige uma combinação de julgamento por parte da administração e de cálculos complexos, que podem exigir uma intensa mudança de modelo nos processos chave, envolvendo diversas funções dentro da organização.

Quais dos instrumentos financeiros não devem ser mensurados ao valor justo por meio do resultado?

Passivos financeiros:

(6) Passivos financeiros não classificados como ao valor justo por meio do resultado.

Quando se deve reconhecer um instrumento financeiro ao custo e quando se deve Reconhecê-lo ao valor justo?

Quando um ativo financeiro ou um passivo financeiro é inicialmente reconhecido, a entidade deve mensurá-lo pelo seu valor justo acrescido, no caso de ativo financeiro ou passivo financeiro não reconhecido ao valor justo por meio do resultado, dos custos de transação que sejam diretamente atribuíveis à aquisição ou ...

CPC 48 - Instrumentos Financeiros (Como contabilizar)!

31 questões relacionadas encontradas

Quando a entidade deve reconhecer um ativo ou um passivo financeiro?

A entidade deve reconhecer um ativo ou passivo financeiro em seu balanço patrimonial quando, e apenas quando, a entidade se tornar parte das disposições contratuais do instrumento.

O que é o custo amortizado de um ativo financeiro?

Custo amortizado de um activo financeiro ou de um passivo financeiro: é a quantia pela qual o activo financeiro ou o passivo financeiro é mensurado no reconhecimento inicial, menos os reembolsos de capital, mais ou menos a amortização cumulativa, usando o método do juro efectivo, de qualquer diferença entre essa ...

O que é contabilidade de instrumentos financeiros?

Contabilidade de Instrumentos Financeiros trata sobre um dos maiores desafios contábeis da atualidade e aborda a norma IFRS 9/CPC 48, além dos novos conceitos, como o reconhecimento da perda de crédito esperada.

É utilizado o valor justo para avaliar todas as formas de instrumentos financeiros?

Um aspecto relevante é o valor justo de instrumentos financeiros, tendo influência nos valores apresentados nas demonstrações financeiras, quando utilizado como métrica de avaliação e mensuração. É uma forma de estimativa de valores, assim devendo-se ter atenção nos aspectos que a legislação contábil requeira.

O que são instrumentos financeiros como se classificam e qual sua finalidade?

“Instrumentos financeiros” são títulos financeiros, mas também os contratos financeiros. Isso porque o termo se aplica aos contratos que gerem um ativo financeiro para um dos lados e um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para o outro. Ou seja, enquanto um dos envolvidos faz um pagamento, o outro o recebe.

O que significa IFRS 9?

O que é a IFRS 9? É a norma internacional que substitui as diretrizes do IAS 39 e é aplicada a reportes a partir de janeiro de 2018. A norma introduz novas exigências para medir a deterioração de ativos financeiros, além de um novo modelo de classificação e mensuração e uma abordagem modificada para hedge accounting.

Qual o CPC de contas a receber?

O CPC 40 se aplica a todas as entidades, incluindo entidades que possuem poucos instrumentos financeiros (por exemplo, fabricante cujos únicos instrumentos financeiros são contas a receber e contas a pagar) e aquelas que possuem muitos instrumentos financeiros (por exemplo, instituição financeira cuja maioria desses ...

O que diz o CPC 47?

O CPC 47 é um pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que define a forma como é feita a demonstração da receita decorrente de contratos com clientes. Ele unifica um conjunto de regras anteriores (CPC 17, CPC 30, ICPC 02 e ICPC 11) em uma única regra.

Qual norma internacional se corresponde o CPC 48 instrumentos financeiros?

Instrumentos Financeiros

Aprovado no final de 2016, o CPC 48 — Instrumentos Financeiros corresponde ao IFRS 9 — Financial Instruments. Tal norma apresenta-se na NBC TG 48 e também tem vigência a partir de 1º de janeiro de 2018.

Quais as três classificações de instrumentos financeiros?

Segundo a norma antiga, os ativos financeiros eram classificados entre (a) mantidos até o vencimento; (b) Empréstimos e recebíveis; (c) Disponível para venda e (d) mantidos para negociação.

Como classificar um ativo financeiro?

De forma geral, os ativos financeiros são divididos em três tipos: os que geram renda, os de reserva de emergência e os de crescimento de capital. Para obter sucesso, o ideal é que uma carteira tenha uma combinação dessas categorias, sempre em um balanceamento condizente com o perfil e os objetivos do investidor.

Como podem ser evidenciados os instrumentos financeiros?

Para cada tipo de risco associado a instrumentos financeiros, devem ser evidenciadas as seguintes informações qualitativas: I - a exposição total ao risco e a sua origem; II - os objetivos, políticas e procedimentos de gestão de riscos, bem como os métodos utilizados na sua mensuração; e III - quaisquer alterações nos ...

O que o CPC 39 instrumentos financeiros considera como ativos financeiros?

Dentro desta definição podemos ver que um INSTRUMENTO FINANCEIRO ATIVO é caixa ou um contrato cuja finalidade é receber um ATIVO FINANCEIRO em uma data futura. ... Sua principal intenção é receber fluxos de caixa em uma data futura – novamente não há o que se falar em valor intrínseco do contrato.

O que é um instrumento financeiro básico de exemplos?

Por exemplo: investimento, participação no patrimônio líquido, tais como: ações, quotas, bônus e subscrições de ações; Direito contratual de receber caixa ou outro ativo financeiro de outra entidade ou de trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade em condições potencialmente favoráveis; e.

Quais são os instrumentos financeiros?

O que são Instrumentos Financeiros?
  • Ativo financeiro: é todo caixa ou similar a caixa a ser recebido. ...
  • Passivo financeiro: como sugere o nome, é o lado diretamente oposto ao ativo financeiro; são contas, empréstimos e duplicatas a pagar, ou títulos de dividas emitidos pela parte.

O que é um derivativo em contabilidade?

Derivativos são instrumentos financeiros sempre derivados de um ativo, utilizados por pessoas ou instituições nos mercados futuros ou de opções. Esses instrumentos são utilizados para realizar hedge (proteção), para gerenciar riscos ou mesmo para especular.

O que é a contabilidade de hedge?

Com o hedge accounting, o objetivo é parear os ganhos e perdas do derivativo aos ganhos e perdas do investimento subjacente. ... A diferença é maior para empresas listadas, para evitar que a volatilidade percorra suas demonstrações financeiras como ocorreria com um derivativo marcado a mercado.

O que é valor recuperável de um ativo?

Valor recuperável de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor líquido de venda de um ativo e seu valor em uso. Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros estimados, que devem resultar do uso de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa.

O que são ativos financeiros de uma empresa?

Os ativos financeiros são instrumentos intangíveis, cujo valor deriva de um acordo contratual existente. No mercado financeiro, os ativos são os investimentos. É o caso de um título de dívida ou das ações, como você verá ao longo deste conteúdo. Outra característica relevante dos ativos é que eles geram renda.

Como calcular o custo amortizado?

O método utilizado por várias empresas para amortizar ativos é o linear. Nele, o responsável divide o valor total da aquisição pela estimativa do número de anos em sua vida útil. Já o custo amortizado é o custo total de um ativo que uma empresa deduziu até o momento do cálculo.

Artigo anterior
Qual a melhor a rota ou o Bope?
Artigo seguinte
Como era feita as medições na antiguidade?