O que mudou na NR 7 em 2020?

Perguntado por: Cristiano Barros de Torres  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

Com a alteração da Portaria SEPRT nº 6.734, de 09 de março de 2020, a NR 7 teve o quadro I alterado, que trata dos parâmetros para monitorização biológica e exposição de agentes químicos. Exames complementares podem ser realizados, além dos já previstos nas normas.

O que mudou na NR 7 2020?

O que muda na NR-7? A principal mudança na NR-7 trata sobre a inclusão das obrigações relacionadas ao PGR acima mencionado, além disso a norma traz a possibilidade de indicação de Médico (que não seja “do Trabalho”) como responsável pelo PCMSO.

Quais as principais mudanças que ocorreram na NR 07?

Quais são as mudanças da NR-7?
  • Atualização dos limites de exposição ocupacional. ...
  • Exigências dos exames toxicológicos. ...
  • Revogação de portarias. ...
  • Mudanças no texto sobre o PCMSO. ...
  • Prazo para o exame de retorno ao trabalho. ...
  • Periodicidade do exame periódico. ...
  • ASO. ...
  • Prontuário médico.

O que mudou na NR 7 2022?

Na nova NR-7, a expressão de médico coordenador do PCMSO é substituída por médico responsável pelo PCMSO. O empregador deve garantir a elaboração e a efetiva implantação do PCMSO, sem nenhum custo para o empregado, bem como indicar o médico do trabalho responsável pelo programa.

O que mudou no PCMSO 2021?

A nova NR-7 entra em vigor no dia 02 de agosto de 2021, trazendo diversas mudanças para a norma que regulamenta o PCMSO, desde seu objetivo até a maneira de aplicação e acompanhamento do programa. ... Porém, agora, o PCMSO deve ter relação com o PGR e, consequentemente, com o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).

O que mudou no novo texto da Norma Regulamentadora nº 07 (NR 07)?

30 questões relacionadas encontradas

O que mudou PCMSO?

Dentre as principais alterações da norma está no campo das responsabilidades, agora o responsável pelo PCMSO pode ser um médico do trabalho definido pela organização, não sendo necessário que este seja um dos médicos representantes do SESMT.

Quais as mudanças no PCMSO?

Comparando o antigo texto do PCMSO, podemos perceber algumas mudanças, como:
  • A menção do PGR - Programa de Gerenciamento de Risco. ...
  • Nova nomenclatura: exame de mudança de riscos ocupacionais. ...
  • Prazo para exame de retorno ao trabalho. ...
  • Periodicidade do exame periódico. ...
  • ASO. ...
  • Prontuário Médico. ...
  • Relatório Analítico.

Quais as principais mudanças ocorridas com as alterações das NR's 01 07 e 09?

RESUMO: A sistemática de controle de riscos laborais foi completamente modificada, iniciando um novo momento na legislação brasileira da segurança e saúde do trabalho. Foi criado o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que substituiu o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O que muda no PCMSO com o PGR?

A nova redação estabelece que o que está no PGR será motivo de definição de controle médico. ... “O PCMSO sempre se resumiu a uma avaliação individual, porém, isso mudou, e mudou bastante. A partir de março de 2021, se você quiser fazer o mínimo, você terá de fazer uma avaliação epidemiológica”, completa.

O que é mudança de risco ocupacional?

O exame de mudança de riscos ocupacionais avalia a condição de saúde do colaborador para ver se ele tem aptidão para trabalhar no novo cargo. ... Observação: este exame também é conhecido como exame clínico de mudança de função.

Qual é o principal objetivo da NR 7?

A NR 7 determina a implementação, nas empresas e instituições, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – o PCMSO. A norma tem por objetivo, justamente, a preservação da saúde do conjunto dos colaboradores, em todos os ramos de atividades.

Quais NRs foram atualizadas em 2021?

Em 07 de outubro de 2021, com o intuito de desburocratizar, aclarar e deixar as Normas Regulamentadoras "NRs" mais seguras e atualizadas, o Ministério do Trabalho e Previdência alterou a redação das NRs 5, 17, 19 e 30.

Quais os exames exigidos pela NR 7?

Os exames PCMSO de praxe, estabelecidos na NR7, são os seguintes:
  • Admissional;
  • Periódico;
  • De retorno ao trabalho;
  • De mudança de função;
  • Demissional.

Quando entra em vigor a nova NR-7?

Prevista para entrar em vigor no dia 3 de janeiro de 2022, a nova NR-7, publicada na Portaria nº 6.734 de 9 de março de 2020, estabelece as diretrizes e requisitos para a elaboração e desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Qual NR fala sobre piso irregular?

8 (NR-8)

O que deve ser diferenciado no PCMSO para os estabelecimentos de saúde?

7.2.2 O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho. danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores. identificados nas avaliações previstas nas demais NR.

O que é PGR PCMSO?

O PGR é um programa administrativo de gerenciamento dos riscos ocupacionais no âmbito da preservação da saúde e integridade dos trabalhadores. ... A sigla PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, disposto na Norma Regulamentadora nº 07 (NR-07) – Programa de controle médico e saúde ocupacional.

O que muda no PCMSO e na atuação do médico do trabalho com a nova NR-1?

2- O que muda no PCMSO e na atuação do médico do trabalho com a nova NR 1? O médico do trabalho passa a participar da gestão integrada de SST, dentro de um ciclo PDCA de melhoria contínua, com atuação desde as etapas iniciais do processo, com atuação no planejamento do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Qual a relação entre o PPRA PGR e PCMSO?

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, estabelece as medidas necessárias para controlar os riscos físicos, químicos e biológicos nos ambientes e locais de trabalho. O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, estabelece critérios que ajudam a avaliar a eficácia dessas medidas de controle.

Quais foram as principais mudanças trazidas pela pelo PGR apresentado na nova NR-01?

As principais mudanças da NR01 foram em sua redação sobre:
  • Os objetivos e o campo de sua aplicação;
  • Os direitos e deveres do empregador e trabalhadores;
  • Como serão as informações, que podem ser digitais ou documentos digitalizados;
  • Capacitação e treinamento dos funcionários em relação à Segurança e Saúde no Trabalho;

O que mudou na NR-01?

A atualização da NR-1 extingue o PPRA, citando apenas o GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) e o PGR. Diferente do PPRA, que é mais restrito e diz respeito apenas aos riscos ambientais físicos, químicos e biológicos, o GRO trata também dos riscos ocupacionais.

Quais as mudanças na NR 1?

Trabalhadores e Empresas: As 5 principais mudanças da NR-1 que podem impactar a Saúde e Segurança no Trabalho.
  • DIGITALIZAÇÃO.
  • ISENÇÃO DE PPRA/PCMSO PARA MEI, ME e EPP.
  • FORMALIZAÇÃO DE TERMOS E DEFINIÇÕES.
  • HIERARQUIA DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO.
  • MODALIDADES DE TREINAMENTOS.

Qual o prazo de validade do PCMSO?

Qual a Validade do PCMSO? O PCMSO deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser revisadas anualmente (validade um ano).

O que vai substituir o PPRA?

Uma das principais mudanças foi o estabelecimento do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que substitui o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. O PGR pode ser parte integrante de um sistema de gestão ou desdobrado em planos e subprogramas.

Qual o prazo de vigência do PCMSO?

As normas, que estavam previstas para entrar em vigor em 2 de agosto de 2021, passam a ser aplicáveis apenas a partir do dia 3 de janeiro de 2022.

Artigo anterior
Qual o limite máximo da caixa de Perfuro-cortante?
Artigo seguinte
Por que as transnacionais se expandiram pelo mundo?