O que muda para o professor na sua prática docente com a BNCC?

Perguntado por: Luciana Isabela Fernandes Loureiro Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
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A seguir, listamos algumas das principais mudanças que a Base Nacional Comum Curricular trará para a rotina do professor. Dentre elas, citamos a intensificação do novo olhar sobre a educação: o maior protagonismo do aluno, a maior inserção da tecnologia e as novas metodologias de avaliação.

Qual a importância da BNCC para a prática pedagógica do professor?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Como o professor deve agir frente às competências de BNCC?

O que você, como coordenador, deverá fazer é orientar o treinamento de sua equipe docente no sentido de abarcar de maneira efetiva o que determina a BNCC e para isso, deverá junto com sua equipe fazer o planejamento anual de sua escola seguindo sempre a Base Nacional Comum Curricular.

Qual a relação da BNCC com as práticas pedagógicas?

A BNCC na prática incentiva a modernização dos recursos e práticas pedagógicas, com o uso da tecnologia. Diante desse objetivo, a tecnologia permeia a Base Nacional Comum Curricular como um todo.

O que os professores acham da BNCC?

“Acho válido [o projeto da BNCC], mas temos que ter suporte e boas condições de trabalho. Realidade das escolas é diferente do que está no papel.” “Também acho válida a proposta, desde que o governo dê suporte para as escolas, como material didático, material pedagógico, menos alunos, salário digno…

[BNCC EI/EF] BNCC na sala de aula: desafios e possibilidades para a prática dos professores

34 questões relacionadas encontradas

Porque a BNCC é ruim?

Entre a publicações das versões do documento ao longo dos anos, uma das coisas que mais chamou a atenção foi a antecipação do processo de alfabetização das crianças. Uma das principais críticas à BNCC quanto ao letramento é o não respeito ao tempo de desenvolvimento das crianças.

Qual sua opinião sobre a BNCC?

Comentário: A BNCC valoriza a aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos e definiu unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades (objetivos de aprendizagem para que os currículos locais sejam produzidos e os professores tenham uma orientação clara do que ensinar.

O que são as práticas pedagógicas?

A Prática Pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor-aluno-conhecimento.

Quais são os tipos de práticas pedagógicas?

Práticas pedagógicas: 11 exemplos para sala de aula
  • Educação digitalizada. ...
  • Empoderamento do aluno. ...
  • Socialização. ...
  • Conscientização. ...
  • Interdisciplinaridade. ...
  • Aprendizagem compartilhada. ...
  • Atividades em grupo. ...
  • Integrações culturais.

Quais as mudanças que a BNCC E o ensino por competência propõem para o ensino-aprendizagem integral?

A seguir, listamos algumas das principais mudanças que a Base Nacional Comum Curricular trará para a rotina do professor. Dentre elas, citamos a intensificação do novo olhar sobre a educação: o maior protagonismo do aluno, a maior inserção da tecnologia e as novas metodologias de avaliação.

Qual o papel do professor no processo de alfabetização BNCC?

Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).

Como trabalhar as competências gerais da BNCC?

Abaixo, damos alguns exemplos de como trabalhar as competências e habilidades da BNCC dentro de um espaço maker.
...
Desenvolvimento tecnológico e gerenciamento de projetos
  1. Estímulo ao desenvolvimento do pensamento visual.
  2. Uso de esquemas e diagramas para entendimento de conflitos.
  3. Pesquisas de campo.

Qual deve ser o papel do professor?

Por isso, o papel do professor vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Os docentes também são responsáveis por ensinar as crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos.

Qual a importância da BNCC para a educação?

A BNCC tem como objetivo central garantir que todos os estudantes – de norte a sul do país, de escolas públicas e privadas – aprendam um conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns.

O que a BNCC vai significar para o trabalho dos professores?

O professor 2.0 tem um papel essencial na nova BNCC. Ele vai utilizar os recursos tecnológicos para se conectar às formas de comunicação e expressão particulares das novas gerações, desenvolvendo competências e habilidades atuais, que contribuem na criação de uma nova realidade educacional.

Por que a BNCC é importante?

Importância. A BNCC é fundamental para instaurar a obrigatoriedade da organização do conteúdo curricular nas escolas brasileiras. Pensando nisso, o projeto determinou as competências que precisam ser desenvolvidas nas três fases do ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Quais são as práticas pedagógicas na educação infantil?

Aponta-se para práticas pedagógicas que favoreçam a: imaginação, criatividade, alegria, afetividade, reconstrução de modos de viver o que está proposto, compreensão dos conflitos.

Quais são as características das práticas pedagógicas?

É um exercício de aprendizagem constante, do saber falar, ouvir, propor, contrariar e complementar. Neste contexto, a informação e o desenvolvimento de conhecimentos científicos são fatores impulsionadores da participação nas atividades escolares – no campo da prática pedagógica e da gestão da escola.

Como deve ser a prática pedagógica do professor?

O que fazer para melhorar a prática pedagógica?
  1. Adote uma proposta colaborativa. Todo mundo sabe que a rotina de um professor não é nada fácil. ...
  2. Faça jogos ou outras práticas lúdicas. ...
  3. Coloque os alunos para resolver situações-problema. ...
  4. Entenda o perfil da turma. ...
  5. Capacite-se com cursos e leituras.

O que é uma prática docente?

Prática docente, um exercício para além da técnica

A escola possui uma missão cultural, tornando-se elemento-chave para a articulação de interesses, de gostos e de socialização de aspectos históricos, sociais e culturais, sendo os professores os seus catalizadores, acelerando ou retardando o processo.

Quais são os elementos que constituem a prática pedagógica?

Segundo Cordeiro (2010), os elementos são: objetivos; avaliação, professor/aluno, plano de aula, conteúdos. Desse modo, a didática se constitui o modo como se organiza a aula, o conjunto de elementos que, determinam como se efetiva a prática docente.

Qual a diferença entre prática docente e prática pedagógica?

A grande diferença é a perspectiva de ser critica e não normativa, de ser práxis e não treinamento, de ser dialetica e não linear. As práticas pedagogicas se realizam como sustentáculos à prática docente, num diálago continuo entre os sujeitos e suas circunstâncias.

Quais são os pontos positivos da BNCC?

A BNCC torna alguns pontos prioritários para o Ensino Fundamental brasileiro, a exemplo da valorização cultural, da comunicação ampla, do incentivo ao pensamento científico entre os estudantes, do autoconhecimento e do acesso plural à tecnologia.

Qual sua opinião sobre a BNCC na área da matemática?

A Matemática da BNCC tem uma peculiaridade pois é simultaneamente área de conhecimento e disciplina. Assim, há um conjunto de competências que se espera que os alunos desenvolvam ao longo de sua trajetória escolar, bem como a descrição das habilidades previstas.

Quais são os pontos negativos da BNCC?

Em suma, o texto final da Base é criticado por insistir em uma visão fragmentada do conhecimento e do desenvolvimento humano, por invisibilizar as questões ligadas à identidade gênero e orientação sexual, enfatizar o ensino religioso e antecipar a idade máxima para conclusão do processo de alfabetização, ignorando as ...

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