O que muda com a reforma do ensino médio?

Perguntado por: Francisco Loureiro  |  Última atualização: 27. Mai 2025
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O que muda com o Novo Ensino Médio? As principais mudanças do Novo Ensino Médio são o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno.

O que muda com a nova reforma do ensino médio?

A reforma alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB — Lei 9.394, de 1996) e, entre outros pontos, determina que disciplinas tradicionais passem a ser agrupadas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).

Quais são as 3 novas matérias do ensino médio?

Itinerários formativos simplificados

Com as mudanças propostas, os itinerários formativos seriam reduzidos em 3 percursos de aprofundamento e integração de estudos: Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza; Linguagens, Matemática e Ciências Humanas e Sociais; Formação Técnica e Profissional.

Quais as consequências da reforma do ensino médio?

A partir desta data, o ensino médio passará ter duração de 4.200 horas. Diante destes parâmetros, observa-se que o tempo dispo- nível para a formação comum dos estudantes será reduzido de 75% até 2017, para 60% entre 2017 e 2022 e, finalmente, para 42,8% a partir do último ano de implan- tação da reforma (2022).

Quais são as principais mudanças do Novo Ensino Médio?

"O aumento da carga horária e a possibilidade de os estudantes escolherem parte das disciplinas que querem cursar, os chamados itinerários formativos, formam os principais pontos de mudança do 'antigo' para o Novo Ensino Médio (NEM)", explica Beatriz Cortese, diretora executiva do Centro de Estudos e Pesquisas em ...

🎓REFORMA APROVADA ✅ Como Será o Ensino Médio em 2025?📚

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a proposta do Novo Ensino Médio?

1 - O que diz a proposta? Como é hoje: O Novo Ensino Médio prevê um total de 3.000 horas-aulas ao longo dos três anos, sendo, no mínimo, 1.800 horas para disciplinas obrigatórias (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) e 1.200 para optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno).

Qual o objetivo da reforma do ensino médio?

A reforma do Ensino Médio, definida pela Lei nº 13.415/2017, significa para o Sistema de Ensino Objetivo uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com uma educação de qualidade, vigente em mais de cinquenta anos de presença no panorama educacional brasileiro.

Porque o Novo Ensino Médio é falho?

Era ruim porque as instalações das escolas eram precárias e continuam sendo, em vários sentidos: logísticos, pedagógicos, afetivos. Os alunos tinham e seguem tendo dificuldades de acesso e permanência no ambiente escolar. Faltam-lhes condições materiais e sociais adequadas aos estudos.

O que os alunos estão achando do Novo Ensino Médio?

Os estudantes que estão cursando o novo modelo de Ensino Médio o avaliam como positivo, se dizem mais satisfeitos com a escola e otimistas com o futuro profissional. 61% dos alunos que estão cursando o Novo Ensino Médio avaliam positivamente o modelo.

Como fica o ensino médio com a reforma vem aí o ensino médio líquido?

Como fica o Ensino Médio pela nova Lei:

É obrigatório ofertar também uma língua estrangeira e, neste caso também não tem escolha, pois a língua obrigatória é a Inglesa. Filosofia e Sociologia não constam mais como disciplinas obrigatórias. Seus conteúdos poderão ser ensinados diluídos em outras disciplinas.

Qual a diferença do Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do ensino médio o aluno receberá além do certificado do ensino médio regular também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.

Quem foi que criou o Novo Ensino Médio?

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinaram nesta terça-feira, 20, a liberação de R$ 850 milhões para duas iniciativas que se inserem no contexto do Novo Ensino Médio.

Como vai funcionar as escolas em 2024?

O Calendário de Atividades 2024 deverá contemplar a carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, 1350 (mil trezentas e cinquenta) horas para o Ensino Médio/Ensino Médio Bilíngue diurno e 1050 (mil e cinquenta) horas para o Ensino Médio/Ensino Médio Bilíngue noturno ...

É verdade que os alunos vão ganhar dinheiro para estudar 2024?

O Programa foi regulamentado pelas Portarias MEC nº 83 e 84, de 7 de fevereiro de 2024. O que é o Programa Pé-de-Meia? O Programa Pé-de-Meia dá incentivos financeiros para que estudantes iniciem, permaneçam e concluam os três anos de Ensino Médio, ou seja, é a “poupança do Ensino Médio”.

Quais são as principais críticas ao Novo Ensino Médio?

Uma das principais críticas do Novo Ensino Médio é de que o Brasil é um país desigual e, portanto, as escolas têm capacidades diferentes para estabelecer os itinerários formativos, desde a quantidade de salas disponíveis à formação dos professores.

Como fica a grade curricular do Novo Ensino Médio 2024?

Para o ano letivo de 2024, os estudantes do Ensino Médio serão ainda atendidos com a redução de 11 para três itinerários formativos: Exatas e Ciências da Natureza, o de Linguagens e Ciências Humanas e o Ensino Técnico.

Porque a reforma do ensino médio não é boa?

Principais aspectos negativos. Aumento da carga horária; Falta de padronização do modelo aplicado nas diferentes escolas, inclusive da mesma rede, e nas diferentes redes de ensino; Ausência de incentivos para a capacitação de professores para lecionar nas novas disciplinas.

É verdade que vai ter o quarto ano do ensino médio?

A criação do 4º ano do ensino médio também chegou a ser anunciada pelos governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão. No RS, foi elaborado um programa de recuperação que pode ser comparado a um 4º ano, voltado para os estudantes que haviam se formado durante a pandemia (2020 e 2021).

Quais são os 5 Itinerários Formativos do ensino médio?

Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
  • Linguagens e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Formação Técnica e Profissional.
  • Linha de fomento do Itinerário da Formação Técnica e Profissional.

Qual as desvantagens do Novo Ensino Médio?

Houve falta de professores qualificados, falta de formação para os professores, precarização do trabalho dos educadores, diminuição das matérias tradicionais, deficiência no ensino dos itinerários formativos, aumento da privatização do ensino público por meio da educação a distância (EaD), infraestrutura inadequada das ...

Qual é a polêmica do Novo Ensino Médio?

Ponto de polêmica: Os alunos que optarem pelo curso técnico podem ser prejudicados na formação geral, já que os alunos fora dessa modalidade terão 2.400 horas de aulas nas disciplinas obrigatórias, que são cobradas no Enem e em outros vestibulares.

Qual a necessidade do Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.

Qual as vantagens do Novo Ensino Médio?

Argumentos favoráveis ao Novo Ensino Médio
  • Maior tempo em sala de aula. ...
  • O adiantamento da entrada no mercado de trabalho, uma vez que o Novo Ensino Médio busca formar o estudante em pelo menos um curso técnico.
  • Ampliação do leque do que é ensinado aos estudantes, já que a grade curricular é atualizada.

Vai ter educação física no Novo Ensino Médio 2024?

Nas disciplinas obrigatórias, nos três anos do ensino médio, também há mudanças, atualmente composta por: Língua portuguesa, matemática, educação física, arte, sociologia e filosofia.

Quais são as 27 matérias do Novo Ensino Médio?

No grupo geral, podemos incluir as matérias de História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física, Química, Geografia, Literatura, Biologia, Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física. De todas elas, as únicas obrigatórias, durante os três anos, serão Matemática e Língua Portuguesa.

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