O que leva a extinção do contrato de consumo?

Perguntado por: Bruno António Gomes de Loureiro  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

Nos contratos de consumo, há inúmeras situações em que o contrato deixa de ser cumprido pelas partes, dando causa à sua extinção, mediante exercício do direito de resolução pelo credor quando ocorre, propriamente, o inadimplemento, ou, ainda, em razão de situações que a própria lei define um direito à resilição ...

Quais as causas de extinção do contrato?

DA EXTINÇÃO DO CONTRATO
  • Causas supervenientes à formação do contrato.
  • Resolução.
  • Resolução por inexecução voluntária.
  • Resolução por inexecução involuntária.
  • Resolução por onerosidade excessiva.
  • Resilição.
  • Distrato ou quitação.
  • Resilição unilateral: denúncia, revogação, renúncia e resgate.

Quando ocorre a extinção de contrato?

A extinção normal dos contratos ocorre com o cumprimento das prestações avençadas, ou ainda, com o termo final nos contratos de trato sucessivo. ... A anulação ocorre quando causas anteriores a formação do contrato atuam de modo a extinguir a relação contratual, determinando sua anulação.

Quais as causas anteriores ou contemporâneas que levam à extinção do contrato?

A nulidade, a anulabilidade e a redibição são causas anteriores ou contemporâneas à formação do contrato e que podem acarretar a sua extinção anormal.

Quais são as causas supervenientes de extinção?

As causas supervenientes à sua formação que geram sua extinção sem o seu cumprimento são: a rescisão e a morte no caso de contratos personalíssimos, como ocorre no contrato de fiança. A rescisão é gênero, admitindo as seguintes espécies: resilição e resolução. A resilição pode ser unilateral ou bilateral.

AULA 21 - DA EXTINÇÃO DO CONTRATO

26 questões relacionadas encontradas

O que é uma causa superveniente?

3) Superveniente: é a causa que atua após a conduta do agente. "A" administra dose letal de veneno para "B". Enquanto este último ainda está vivo, desprende-se um lustre da casa, que acaba por acertar qualquer região vital de "B" e vem a ser sua causa mortis.

Quais são as maneiras de extinção dos contratos administrativos?

Os atos jurídicos que extinguem os contratos administrativos são a rescisão administrativa, a consensual e a judicial.

Quais as causas justificadoras da inexecução dos contratos?

CAUSAS JUSTIFICADORAS DA INEXECUÇÃO DO CONTRATO

As causas que justificam este fato que podem levar a extinção ou revisão das cláusulas do contrato são: Teoria da Imprevisão, Fato do Príncipe, Fato da Administração, Caso Fortuito, Força Maior.

Quando ocorre extinção do contrato de trabalho por ato ou fato extraordinário?

Enfim, o fato superveniente extraordinário e imprevisível pode atingir o contrato celebrado, causando-lhe as seguintes situações: a) somente a onerosidade excessiva da prestação do devedor; b) a onerosidade excessiva do contrato e, simultaneamente, a vantagem extrema do credor; e c) apenas vantagem extrema do credor.

Em quais situações o contrato se extingue com a morte de um dos contratantes?

A boa doutrina, explica que advindo a morte de um dos contratantes, o contrato fatalmente é extinto de pleno direito. ... A norma contempla apenas os contratos cognominados “intuitu personae” que são aqueles contratos cuja a obrigação é personalíssima, a qual ninguém mais poderá cumpri-la.

O que pode ser considerado extinção do contrato de trabalho?

As formas de extinção do contrato de trabalho, como bem lembra Veneziano (2010), pode se dar por: decisão do empregado; decisão do empregado; iniciativa de ambos; desaparecimento dos sujeitos; ou quando há o decurso do prazo determinado no contrato.

Quais são as formas de terminar um contrato?

Podem ser assim divididas:
  • Resolução por inexecução voluntária: ...
  • Resolução por Inexecução Involuntária: ...
  • Resolução por Cláusula Resolutiva Tácita: ...
  • Resolução por Onerosidade Excessiva: ...
  • Resilição Bilateral: ...
  • Resilição Unilateral:

Como funciona a extinção de um direito?

1) Extinção normal: não é necessária nenhuma formalidade. ... 2) Extinção por fato anteriores ao contrato: se o contrato for nulo, ele é nulo de pleno direito. Se o contrato for anulável há a necessidade de declaração por sentença judicial (Artigo 177 do CCB).

Quais as hipóteses de extinção natural dos contratos administrativos explique as?

As hipóteses de extinção da concessão são: advento do termo contratual, encampação, caducidade, rescisão, anulação e a falência ou extinção da empresa concessionária e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual.

Quando ocorre a extinção do contrato de trabalho por força maior?

Assim, ocorre a extinção do contrato quando, por força maior, houver uma impossibilidade de execução da atividade (total ou parcial). Para estes casos a lei concede a benesse de pagar 20% da indenização do FGTS, também não sendo devido o aviso prévio, pois o empregador não tinha como prever a força maior.

São exemplos de extinção atípica do contrato de trabalho por fato involuntário?

A Extinção do vínculo empregatício pelo falecimento do Empregador deve ser entendida, portanto, como Extinção Involuntária do Contrato de Trabalho sendo devido apenas as seguintes verbas rescisórias: Saldo de Salário; Férias Vencidas e Proporcionais, acrescidas 1/3;13º Salário e direito a Movimentação da conta ...

Quando cessa o contrato de trabalho?

A cessação do contrato de trabalho por decisão do empregado poderá ser feita por pedido de demissão, por rescisão indireta ou aposentadoria. O empregado pode deliberar pela retirada da empresa, sem motivo dado pelo empregador, bastando-lhe comunicar com certa antecedência o pedido de demissão.

O que é inexecução do contrato?

A inexecução do contrato pode resultar de um ato ou omissão do contratado, agindo a parte com negligência, imprudência e imperícia, ou seja, uma inadimplência contratual com culpa do agente contratado.

O que é inexecução total do contrato?

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - INEXECUÇÃO E RESCISÃO. Contrato administrativo é aquele sujeito aos preceitos de direito público. A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento.

Quais as causas legais de alteração é de extinção dos contratos administrativos?

É aquela que se efetiva com a ocorrência de fato extintivo do contrato, previsto na lei, no regulamento ou no próprio texto do ajuste, tais como o falecimento do contratado, a dissolução da sociedade, a falência da empresa, a insolvência civil, o perecimento do objeto contratado e demais eventos semelhantes.

Quando ocorre a extinção do contrato administrativo?

Extinção. A extinção do contrato administrativo se dá quando cessa o vínculo obrigacional entre as partes pelo integral cumprimento de suas cláusulas ou pelo rompimento, através da rescisão ou da anulação.

Quais são as formas de extinção do contrato administrativo Segundo a Lei 14133 21?

Os contratos administrativos regidos pela Lei n. 14.133/2021, de acordo com art. 138, poderão ser extintos: unilateralmente pela Administração; consensualmente, por acordo entre as partes; ou por decisão arbitral/judicial.

Quando um contrato administrativo é nulo?

59 da Lei nº 8.666/93, o contrato administrativo com ilegalidades deverá ser anulado pela Administração, operando retroativamente seus efeitos jurídicos, isto é, tornar-se-ão nulos todos os atos praticados. ... Da mesma forma, é nulo o contrato administrativo decorrente de licitação porventura anulada por ilegalidade.

O que é superveniente no direito?

Acontecimento jurídico que, em princípio, vem modificar ou alterar uma situação firmada em fato anterior, para que se possa tomar uma nova orientação ou para que se permita a adoção de medida que desfaça ato, ou medida anterior, ou que venha imprimir novo rumo à solução de uma contenda judicial.

O que é uma causa superveniente relativamente independente?

A superveniência de causa relativamente independente não exclui a imputação quando, por si só, produz o resultado. A causa relativamente independente é aquela que se origina, ainda que indiretamente, do comportamento concorrente. Em outras palavras, as causas se conjugam para produzir o evento final.

Artigo anterior
Como fica o licenciamento durante a pandemia?
Artigo seguinte
Onde tem Raid de Mesprit?