O que leva à depressão na adolescência?
Perguntado por: Márcio Vaz | Última atualização: 20. Juni 2025Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)
Não se sabe qual é, exatamente, a causa da depressão. Mas existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de depressão na adolescência, por exemplo: alterações hormonais, histórico familiar de depressão, mudanças no corpo, desequilíbrios químicos e genética.
O que pode causar depressão na adolescência?
Abuso de álcool e/ou drogas; Ansiedade ou medos; Inquietação ou irritabilidade.
Por que os jovens de hoje têm depressão?
A depressão na adolescência é muito comum justamente porque é um momento no qual o jovem sofre tanto com fatores internos de autoestima e autoaceitação, como todos os fatores externos. O terreno é fértil para a doença aflorar, mas isso não significa que todos os jovens têm depressão.
Como tratar depressão na adolescência?
O tratamento da depressão na adolescência é feito com medicamentos antidepressivos prescritos pelo médico, como Sertralina, Fluoxetina ou Amitriptilina, por exemplo, que devem ser usados diariamente para ajudar a melhorar os sintomas.
Como prevenir a depressão na adolescência?
Saber lidar com o estresse e compartilhar os problemas com amigos ou familiares é outra alternativa, que pode ser aliada à prática de alguma atividade integrativa e complementar, como yoga, por exemplo. Ajudam a prevenir a depressão leitura, aprender coisas novas, ter hobbies, viajar e se divertir.
O Que Realmente Acontece Quando Você Atinge a Puberdade?
Quais são os sintomas de depressão na adolescência?
Baixa autoestima, pensamentos mórbidos ou suicidas e comportamentos de risco também podem ser indícios de depressão na adolescência, assim como o cansaço sem motivo aparente e o uso abusivo de drogas. Nenhum desses sintomas, segundo os especialistas, deve ser confundido com a personalidade da pessoa.
Como é o início de uma depressão?
Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.
Como ajudar um filho adolescente com depressão?
- Estabelecer um diálogo. A primeira coisa a se fazer é conversar. ...
- Buscar ajuda psicológica. A psicoterapia é o tratamento mais adequado para a depressão. ...
- Dar apoio emocional. ...
- Elevar a autoestima do filho. ...
- Envolver o filho em atividades divertidas.
Como os pais podem ajudar os filhos com depressão?
Mesmo quando os filhos são acompanhados por um Psicólogo, os Pais também podem ajudar os filhos a lidar com a depressão. Podem, por exemplo: Ouvi-los com atenção e empatia, assim como comunicar com gentileza, evitando criticismos, discussões e ameaças; Falar sobre suicídio.
Qual a maior causa de depressão entre os jovens?
A perda do emprego por um dos pais aumenta a probabilidade de jovens serem diagnosticados com algum tipo de transtorno mental”, explica o pesquisador do IEPS. Dados apresentados pela diretora-executiva do Instituto Veredas, Laura Boeira, mostram que a pandemia impactou negativamente a saúde mental dos jovens.
Como lidar com uma filha com depressão?
- Detetar o que pode estar a incomodá-lo. Conversem sobre o que acontece em casa, na escola ou noutros meios que ele frequenta. ...
- Procure ajuda. Os conselhos de um profissional podem ajudá-lo. ...
- Proteja-o dos problemas. ...
- Esteja atento às mudanças. ...
- Estimule a máxima “Mente Sã em Corpo São” ...
- Façam atividades juntos.
É normal adolescente ter crise de choro?
Tristeza, medo, culpa, preocupação e alterações de humor são alguns dos principais sintomas emocionais que podem ser apresentados na criança e no adolescente. Como sintomas comportamentais, temos as crises de choro, falta de concentração, isolamento e desânimo em realizar as atividades que antes eram corriqueiras.
É normal adolescente chorar muito?
Isto corre porque a parte do cérebro conectada à emoção (o sistema límbico) reage mais fortemente em adolescentes do que em adultos; ao mesmo tempo, que a parte frontal do cérebro, responsável pela regulação emocional, não está completamente amadurecida.
Qual a faixa etária com maior índice de depressão?
Contudo, no período analisado, a maior variação na proporção de pessoas que relataram ter sido diagnosticadas com depressão foi verificada entre os adultos de 18 a 29 anos (51% de aumento), seguidos dos idosos de 75 anos ou mais (48% de aumento) (Gráfico 2).
O que fazer para se livrar da depressão?
Meditação: proporciona autoconhecimento e controle dos sentimentos, o que pode melhorar a confiança e autoestima; Atividade física: a prática regular de exercício ajuda a liberar hormônio como serotonina e endorfina, essenciais no tratamento da depressão, além de melhorar o bem-estar.
É normal ter depressão com 14 anos?
Já a depressão afeta cerca de 1,1% dos adolescentes de 10 a 14 anos e 2,8% daqueles entre 15 e 19 anos. Depressão e ansiedade compartilham alguns dos mesmos sintomas, incluindo mudanças rápidas e inesperadas de humor, que podem ser confundidos com comportamentos comuns dessa fase da vida.
O que fazer para animar um adolescente?
- Entenda as mudanças dessa fase. ...
- Mantenha um diálogo aberto. ...
- Aprenda a dar autonomia. ...
- Saiba colocar limites. ...
- Tenha contato com a escola. ...
- Elogie as conquistas.
Como conversar com uma pessoa que sofre de depressão?
Dê espaço para que a pessoa possa desabafar. Às vezes, conversar e tomar um café juntos é suficiente para fazê-la se sentir melhor. Ouça sem julgar. Evite frases que menosprezem seus sentimentos, como “tem gente com problema pior” ou “bem que eu te avisei”.
Qual a idade que termina a adolescência?
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)considera a adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos, sendo referência, desde 1990, para criação de leis e programas que asseguram os direitos desta população. Como vimos, são muitas as definições que tentam explicar a adolescência.
Como um adolescente de 14 anos se comporta?
O jovem adolescente apresenta altos e baixos quanto a seus anseios de liberdade e submissão até atingir a maturidade. Emancipar-se é a tarefa da adolescência e isso é um processo doloroso para os filhos e para os pais. Ele sabe que ainda não é capaz de se conduzir sozinho.
Quem são as pessoas mais afetadas pela depressão?
Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças. Mulheres são mais afetadas que homens.
Qual a parte do corpo que a depressão afeta?
A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.
O que não se deve dizer a uma pessoa com depressão?
- 1 - Comparar a situação da pessoa deprimida com a de outras pessoas. ...
- 3 - Perguntar à pessoa deprimida o que tem de errado com ela. ...
- 4 - Pedir para “simplesmente seguir em frente” ou “sair dessa” ...
- 5 - Isso é algo da sua cabeça.
Qual exame para saber se tem depressão?
Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.
Em que idade a depressão aparece?
O depressivo pode ter vários episódios de depressão no decorrer de sua vida. Muitas pessoas apresentam sua primeira crise depressiva durante a adolescência (entre os 13 e 18 anos).
O que é equação reduzida da circunferência?
O que é um plano coletivo?