O quê HPV pode causar na mulher?

Perguntado por: Tomás Oliveira  |  Última atualização: 1. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

O que o HPV causa no útero?

2- Alguns tipos de HPV causam verrugas genitais, outros estão ligados a mutações que podem causar o câncer do colo do útero. Além de poder causar câncer de pênis, ânus, vagina e garganta. 3- A vacina contra o HPV protege contra diferentes tipos do vírus. 4- O HPV é transmitido através do contato genital e oral-genital.

Quais os sintomas do HPV no corpo?

O principal sintoma de HPV é a presença de verrugas irregulares de tamanhos variáveis na região genital do homem e da mulher, que também podem aparecer na boca ou na garganta. Eventualmente, o paciente ainda pode sentir coceira e ardência no local.

Quando sabemos que o HPV está em estado avançado?

Secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados; Anemia devido ao sangramento; Dor lombar, pelo comprometimento ureteral.

Como é o corrimento de quem tem HPV?

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Tenho HPV, o que fazer?

21 questões relacionadas encontradas

Qual o primeiro sinal de HPV?

Apesar disso, os principais sintomas de HPV que levam alguém a procurar o médico são: ardência; coceira; verrugas visíveis na área íntima ou nos lábios e parte interna da boca e.

O que é HPV feminino tem cura?

Sim, o HPV tem cura. Estar informado sobre sua transmissão, riscos e características, permite que a pessoa possa procurar auxílio médico periódico para realizações de exames preventivos, além de, caso ocorra a infecção, iniciar o tratamento o mais rápido possível, reduzindo as chances de complicações graves futuras.

O que acontece se a pessoa tiver HPV?

A infecção com certos tipos de HPV também provoca uma proporção de cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe, que são evitáveis usando estratégias de prevenção primária semelhantes às do câncer de colo do útero.

Quanto tempo o HPV fica no organismo feminino?

Apesar dos sintomas se manifestarem de 2 a 8 meses após a infecção, o vírus pode ficar incubado por até 20 anos, por isso, a dificuldade em diagnosticar quando e como houve a infecção é maior. O principal sintoma é o surgimento de verrugas e lesões na pele, normalmente uma mancha branca ou acastanhada que coça.

Quem tem HPV tem que se preocupar?

Devo me preocupar? Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.

Quem tem HPV tem perda de peso?

Vale lembrar que casos não diagnosticados e que evoluem para câncer avançado podem apresentar emagrecimento, dor durante as relações sexuais, sangramento vaginal anormal, corrimento com odor forte ou sangue na urina.

Como é a coceira do HPV?

Na maior parte das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. A mulher tanto pode sentir uma leve coceira, ter dor durante a relação sexual ou notar um corrimento. O mais comum é ela não perceber qualquer alteração no seu corpo.

Quem tem HPV sente alguma dor?

Sintomas. O HPV pode ser sintomático clínico e subclínico. Quando sintomático clínico, o principal sinal da doença é o aparecimento de verrugas genitais na vagina, pênis e ânus. É possível também o aparecimento de prurido, queimação, dor e sangramento.

O que uma pessoa com HPV não pode fazer?

Não é recomendado ter relações sexuais se ainda for observada a presença de lesões, pois é um indicativo de que a infecção está ativa. Também há a possibilidade de existir lesões planas, que não são visíveis a olho nu, mas que podem transmitir o vírus. Lembre-se sempre de utilizar preservativos!

Qual é o tipo mais perigoso do HPV?

Pelo menos 12 tipos de HPV podem ser considerados cancerígenos. Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.

Quais são as doenças provocadas pelo HPV?

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Quem tem HPV tem que retirar o útero?

A retirada do útero não garante que o vírus será eliminado. Quando isso não acontece e surge uma lesão pré-maligna relacionada ao HPV, podemos removê-las.

É normal ter HPV?

A infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) é a infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Estima-se que o risco de uma pessoa ter contato com o HPV durante a vida chega a 80%. Menos de 5% podem ter uma manifestação viral e menos de 1% vai ter uma lesão precursora do câncer de colo.

O que é bom para acabar com HPV?

Não existe um tratamento específico para o vírus em si, mas felizmente, o nosso sistema imunológico costumar dar conta da eliminação do vírus. Quando isso não acontece e surge uma lesão pré-maligna relacionada ao HPV, podemos removê-las. Certamente, quando falamos em HPV, a palavra de ordem é prevenção com vacinação.

É vergonhoso ter HPV?

Podem ocorrer sentimentos de vergonha, diminuição do desejo sexual, medo de ter câncer, revolta contra os parceiros sexuais, mesmo que normalmente não seja possível saber exatamente em que época ou de que forma ocorreu o contágio pelo vírus do HPV.

É possível ter HPV e meu marido não?

Olá. Você pode ter contraído o HPV em uma relação anterior, permanecido como uma infecção latente e desenvolvido o condiloma agora.

Qual antibiótico para curar o HPV?

Não há medicamento específico para o HPV; o tratamento foca em sintomas e lesões causadas pelo vírus, e a vacinação é a melhor prevenção. Atualmente, não existe um medicamento específico para erradicar o vírus do papiloma humano (HPV) do corpo.

Quem tem HPV transmite para sempre?

Mito. Não existe tratamento específico para eliminar a infecção viral e a pessoa infectada será sempre um vetor da doença. Em geral, a maioria das infecções por HPV são controladas pelo sistema imunológico do indivíduo e eliminadas naturalmente pelo organismo, mas algumas persistem podendo se tornar tumores malignos.

Qual o exame para saber se tem HPV?

Peniscopia

Esse é um exame para homens e é feito pelo urologista. O objetivo é procurar pequenas lesões e verrugas no pênis, no saco escrotal e na região anal que possam indicar a contaminação por HPV. A peniscopia é feita no consultório do urologista, de maneira simples e indolor.

Quanto tempo leva para o HPV se tornar câncer?

Para que o câncer do colo do útero se desenvolva em mulheres com sistemas imunológicos normais, são necessários de 15 a 20 anos.

Artigo anterior
Qual a cidade conhecida como cidade luz?
Artigo seguinte
O que é derradeiro sinônimo?