O que forma o floema?

Perguntado por: João Mário de Neves  |  Última atualização: 14. August 2024
Pontuação: 5/5 (13 avaliações)

O floema é um tecido complexo formado por diferentes tipos celulares que garantem a condução de substâncias. O floema primário é proveniente da atividade do procâmbio, e o floema secundário é originado da atividade de um meristema lateral, denominado câmbio.

O que constitui o floema?

O floema, ou líber, é o conjunto formado por tecidos e vasos, denominados de vasos liberianos, que conduzem as substâncias orgânicas produzidas nas folhas para toda a planta e, por isso, está presente em todo seu organismo. Em raízes primárias, cordões de floema alternam-se com cordões de xilema.

Quais os tipos de células que formam o floema?

Como já salientado, o floema é um tecido complexo, sendo constituído por elementos crivados, células parenquimáticas, fibras e esclereides. Os elementos crivados são as células especializadas na condução de substâncias e podem ser de dois tipos: células crivadas e elementos do tubo crivado.

Como ocorre o processo de floema?

Em um processo chamado de carregamento do floema, os açúcares são transportados para os elementos crivados e células companheiras. Uma vez dentro dos elementos crivados, a sacarose é exportada. O transporte pelo sistema vascular é chamado de transporte de longa distância.

Quem produz o floema?

O floema primário é encontrado em plantas em crescimento primário e é originado da atividade do procâmbio. Já o floema secundário, encontrado em plantas em crescimento secundário, é originado da ação do câmbio vascular.

XILEMA E FLOEMA - Diferenças | Biologia com Samuel Cunha

25 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a formação do xilema?

O xilema é um tecido complexo, ou seja, é formado por mais de um tipo celular. Fazem parte da constituição do xilema, principalmente, os elementos condutores, as células parenquimáticas e as fibras.

Quem produz xilema?

O xilema primário é formado durante o crescimento primário da planta a partir do procâmbio, e o xilema secundário é formado a partir do câmbio vascular durante o crescimento secundário do vegetal.

O que o xilema e o floema transportam?

O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.

Quem é responsável pela fotossíntese na planta?

A fotossíntese ocorre em organelas denominadas cloroplastos. Essas organelas estão presentes nas mais diversas partes da planta, entretanto, a sua maior ocorrência é no tecido interior das folhas, denominado mesófilo.

Quais os tecidos que estão associados ao floema?

O floema é um tecido complexo dotado de vários tipos celulares, como células parenquimáticas, fibras, esclereídes e células especializadas na condução. Essas últimas são os elementos crivados, sendo possível distinguir dois tipos deles: as células crivadas e os elementos do tubo crivado.

Qual é a forma que o nitrogênio e translocados no floema?

O nitrogênio ocorre no floema na forma de aminoácidos (glutamato e aspartato) e aminas (glutamina, asparagina), mas nunca na forma de nitrato. Proteínas essenciais para o funcionamento celular (tiorredoxina, quinases, ubiquitina, chaperonas) também são translocadas.

Qual é a função do xilema?

O xilema apresenta células cilíndricas que formam tubos ao longo da planta. Esse vaso condutor faz o transporte de água e sais minerais no sentido da raiz para as folhas. O xilema, ou lenho, são vasos – denominados de vasos lenhosos – que conduzem água e sais minerais da raiz para as folhas.

O que são os vasos condutores?

Em botânica, denominam-se vasos ou vasos condutores aos tubos formados por células cilíndricas justapostas topo-a-topo por onde circula a seiva nas plantas vasculares. Existem dois tipos de vasos condutores, os do floema, por onde circula a seiva elaborada, e os do xilema, que transportam a seiva bruta.

O que é o parênquima?

O parênquima é um tecido composto por células vivas com propriedades meristemáticas, ou seja, possuem capacidade de divisão celular. Graças a essa propriedade, são muito importantes para a planta nos processos de cicatrização.

O que são os vasos condutores de seiva?

Os vasos xilema e floema são tecidos vasculares que realizam o transporte de seiva nas plantas traqueófitas, comunicando o sistema radicular às estruturas foliares, intermediada pelo caule.

Quais células compõem o xilema?

O xilema é composto pelos elementos condutores ou traqueais (traqueídes e elementos de vaso), células parenquimáticas e fibras, além de outros tipos celulares. Os ele- mentos traqueais possuem a função de condução e sustentação e podem possuir espessamentos variados.

Quais as principais substâncias transportadas no floema?

O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados.

Como é chamado o transporte de substâncias no floema?

Essa ligação entre elemento do tubo crivado e células companheiras é feita por um sistema de comunicação ramificado, chamado de plasmodesmos. Os plasmodesmos permitem a troca de substâncias entre as células.

Como o xilema transporta seiva?

A seiva bruta é transportada via xilema, e a seiva elaborada é transportada pelo floema. A seiva bruta segue sempre da direção da raiz, onde água e sais são absorvidos, para as outras partes da planta.

Como é conhecido o xilema?

As células do xilema, chamadas traqueídeos, são células cilíndricas, alongadas e com numerosos poros, tanto nas paredes laterais, como nas apicais. A parede celular dos traqueídos encontra-se reforçada com lenhina, um composto químico produzido apenas pelas plantas, que as torna impermeáveis.

O que é xilema e qual seiva o xilema conduz?

O xilema é um tecido morto que conduz seiva bruta ou inorgânica, ou seja, água e sais minerais da raiz para as folhas para que possam ser utilizadas pela planta na fotossíntese. É formado por: elementos de vaso, parênquima lenhoso e fibras de esclerênquima.

Tem xilema nas folhas?

Na grande maioria das folhas, podemos observar os feixes com o xilema voltado para a face adaxial e o floema voltado para a face abaxial. Quando os feixes apresentam-se dessa maneira são chamados de colaterais. Os feixes vasculares são circundados por células parenquimáticas, que formam a chamada bainha do feixe.

Qual a importância do transporte no floema?

O floema tem função importante no transporte de elementos minerais e da água à regiões meristemáticas, aonde inexiste um adequada corrente transpiratória para suprir via o xilema os minerais e a quantidade de água necessários, ou mesmo devido à ausência de conexões destes tecidos com o xilema.

Tem xilema e floema na folha?

Na grande maioria das folhas, podemos observar os feixes com o xilema voltado para a face adaxial e o floema voltado para a face abaxial.

Artigo anterior
Quantas banquetas colocar na bancada?
Artigo seguinte
Qual é o masculino de heroína?