O que foram as capitanias hereditárias e o governo-geral?
Perguntado por: Filipa Assunção | Última atualização: 27. Januar 2022Pontuação: 5/5 (8 avaliações)
Capitanias hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários. ... Com esse objetivo, foram criadas as capitanias hereditárias e, mais tarde, o Governo-geral.
Quais são as capitanias hereditárias?
Entre 1534 e 1536 , foram distribuídas 14 capitanias: 1- Primeira do Maranhão , doada a João de Barros e Aires da Cunha ; 2- segunda do Maranhão , a Fernando Alvares de Andrade ; 3- Ceara , Antônio Cardoso de Barros ; 4- Rio Grande , a João de Barros ; 5- Itamaracá , a Pêro Lopes de Sousa ; 6- Pernambuco ou Nova ...
O que é o Governo-geral?
O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado por Portugal no Brasil em 1548. ... Com a criação do Governo-Geral, o rei de Portugal ordenou a construção de uma nova capital para o Brasil: Salvador. O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial.
Porquê Portugal implantou o sistema de capitanias hereditárias no Brasil?
Os portugueses instalaram as capitanias hereditárias no Brasil porque o comércio de especiarias na Índia estava em declínio e os territórios portugueses eram constantemente invadidos pelos franceses.
O que eram as capitanias hereditárias Olhando o mapa das capitanias escreva o nome de três delas?
Mapa das Capitanias Hereditárias
Capitania do Rio Grande: João de Barros e Aires da Cunha. Capitania de Itamaracá: Pero Lopes de Sousa. Capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira. Capitania da Baía de Todos os Santos: Francisco Pereira Coutinho.
CAPITANIAS HEREDITÁRIAS E GOVERNO-GERAL | Resumo de História para o Enem
O que eram as sesmarias e para que foram doadas?
Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens. Originada como medida administrativa nos períodos finais da Idade Média em Portugal, a concessão de sesmarias foi largamente utilizada no período colonial brasileiro.
São Paulo não foi uma capitania hereditária ela foi criada porque?
Histórico. Criada em 1709, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro se dissolveu em 1720 porque o Estado Português, com o objetivo de facilitar a administração dos territórios, determinou a formação da Capitania de São Paulo e da Capitania das Minas Gerais.
Quem implantou o sistema de capitanias hereditárias no Brasil?
Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e, na década de 1530, implantaram o sistema de capitanias hereditárias como mecanismo de colonização. ... João III, no ano de 1534, sendo a primeira divisão territorial e administrativa implantada pelos portugueses na América Portuguesa.
Qual era a finalidade das capitanias hereditárias?
Essa proposta consistia em dividir o Brasil em quinze grandes faixas de terra, que foram entregues à responsabilidade dos donatários. A função deles era desenvolver economicamente a região e promover o desenvolvimento populacional de suas capitanias.
Qual o objetivo da criação das capitanias hereditárias?
Povoar a colônia e dividir a administração colonial eram os objetivos principais e, apesar disso, as capitanias hereditárias não sobreviveram por muito tempo, duraram apenas dezesseis anos. Elas motivaram o desenvolvimento das vilas, que aos poucos viraram províncias e depois fundaram alguns estados do Brasil.
Qual foi a função do governo geral?
Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.
Qual é o objetivo do governo geral?
O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral. ... O documento detalhava as funções do novo representante do governo português na Colônia.
Qual é a obrigação do governo geral?
Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. ... O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.
Quantas foram as capitanias hereditárias?
As capitanias hereditárias no litoral brasileiro, doadas por Dom João III entre 1534 e 1536, foram 14. Os donatários, representantes do rei de Portugal na Colônia, foram 12.
Como se chamavam os lotes nos quais o Brasil foi dividido por que receberam esse nome?
O Brasil foi dividido em 14 Capitanias Hereditárias, totalizando 15 lotes doados a figuras importantes da corte portuguesa, chamados de donatários. As capitanias eram hereditárias porque a terra passava de pai para filho.
Em que consistem as capitanias?
As capitanias do Brasil foram uma forma de administração territorial da América portuguesa, parte do Império Português, pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas.
Qual capitania foi criada em 1709?
O desbravamento na região que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais.
O que eram as cartas Sesmarias?
As cartas de Sesmarias eram documentos passados pelas autoridades para doar terras; nelas, os donatários ou governadores de províncias autorizavam ou não as doações. Muitas tentativas de regularizar o sistema de sesmarias foram em vão.
O que é a carta de doação e foral?
A carta de doação da capitania era o documento pelo qual o rei fazia a concessão da terra aos capitães, que gozariam do título de governadores de sua donataria, enquanto o foral fixava os direitos, foros e tributos que cabiam ao rei e a parte relativa ao capitão (Tapajós, 1966, p. 47).
Quais foram as sesmarias no Brasil?
Sesmarias eram terrenos abandonados pertencentes a Portugal e entregues para ocupação, primeiro no território português e, depois, na colônia, o Brasil, onde perdurou de 1530 até 1822. O sistema foi utilizado desde o século XII nas terras comuns, comunais ou da comunidade.
Porque o governo geral fracassou?
O governo-geral acabou somente no ano de 1808, quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil. ... Desse modo, a necessidade de um governador-geral para representar o rei de Portugal deixava de ser necessária para se controlar o território do Brasil.
O que são os homens bons?
As câmaras e os vereadores
Conhecidos popularmente como “homens bons”, estes vereadores eram pessoas ricas e influentes (geralmente grandes proprietários de terras) da vila, ou seja, integrantes da elite colonial. Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador.
Que foi o segundo governador geral?
Duarte da Costa foi o segundo representante da Coroa Portuguesa que controlou politicamente o Brasil no período dos governos gerais.
Quais as características do governo geral no Brasil?
O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. ... Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.
Qual a cerveja mais conhecida no mundo?
Quanto tempo os jovens brasileiros passam nas redes sociais?