Como passar o rolo de liberação miofascial?

Perguntado por: Madalena Margarida Ribeiro de Marques  |  Última atualização: 10. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (41 avaliações)

Postura Coloque um Rolo de Liberação Miofascial entre o chão e a lombar, faça uma rotação leve do tronco e mantenha a posição, apoiando o braço no chão. Comece o exercício Faça movimentos de cima para baixo massageando a lombar.

Como usar rolo para liberação miofascial?

Deite-se de lado, apoiado sobre o cotovelo e o antebraço. Use o rolinho de liberação miofascial entre o joelho e o quadril, sem deixar que ele fique em contato direto com as regiões onde se sentem mais ossos. – As costas também podem se beneficiar da massagem com o rolinho de liberação miofascial.

Pode fazer liberação miofascial todos os dias?

Muitas pessoas se perguntam se é seguro fazer liberação miofascial todos os dias. A resposta curta é sim, você pode fazer liberação miofascial diariamente, desde que siga algumas diretrizes essenciais para maximizar os benefícios e evitar lesões.

Como usar o rolo de alongamento?

Deite-se de lado e coloque o rolo de pilates na altura dos quadris. Vá rolando-o por toda a região até encontrar um ponto de tensão. Continue rolando por aquele ponto por alguns instantes. Repita o mesmo movimento do outro lado.

Porque a liberação miofascial dói tanto?

Por que a liberação miofascial dói? Quando há uma carga exacerbada sobre essa membrana, invariavelmente a fáscia sofrerá com desgastes que, por sua vez, causarão dor.

Rolo de Liberação Miofascial - Acte

19 questões relacionadas encontradas

Quantas vezes por semana pode fazer liberação miofascial?

Quantas sessões de liberação miofascial? Em média, os pacientes podem precisar de 5 a 10 sessões para alcançar resultados significativos.

Quando não fazer liberação miofascial?

A liberação miofascial pode ser contraindicada para pacientes que possuem:
  • Feridas abertas.
  • Infecções.
  • Hematomas.
  • Deficiência circulatória aguda.
  • Tratamento anticoagulante.
  • Hipersensibilidade da pele.
  • Diabetes descontrolada.
  • Osteoporose.

Quando fazer liberação miofascial com rolo?

Pode ser utilizado antes e depois dos treinos para saltar a musculatura, desenvolver a elasticidade da fáscia, preparar o corpo para o fortalecimento e, também, auxiliar na liberação miofascial.

Como liberar a lombar?

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao expirar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

Como soltar as costas?

Comece em pé, com os pés na largura do quadril, e flexione os joelhos. Incline-se para a frente, permitindo que a cabeça penda entre os braços. Cruze os braços e segure suavemente cada cotovelo com a mão oposta. Para ajudar a soltar os músculos das costas, balance suavemente de um lado para o outro.

O que fazer depois da liberação miofascial?

A dor após a liberação é normal, e depende muito de quem esta fazendo. Lembrando que a liberação não é um tratamento e sim um recurso de tratamento. O ideal seria buscar a causa dessa tensão em seu trapézio e ombros. O certo é tratar a causa e não a consequência.

É normal ficar roxo após a liberação miofascial?

Mas é importante termos a clareza do seu mecanismo, porque muito se diz por aí que "liberação miofascial boa tem que doer", que "bom é quando dói" e coisas do tipo. Alguns chegam até mesmo a ficar com hematomas após uma sessão, tamanha a força aplicada. E isso não só não é necessário, como até mesmo prejudicial.

O que acontece depois da liberação miofascial?

Após a atividade, a técnica promove o relaxamento da musculatura, diminui a tensão, previne o agravamento de lesões e ainda contribui para o bem-estar do atleta.

Qual o melhor momento para fazer liberação miofascial?

Ela pode ser realizada em qualquer pessoa que sinta alguma tensão muscular, em especial aqueles que praticam atividade física, pois melhora a capacidade do músculo realizar movimentos. Tanto no pré exercício ou pós, os benefícios são mantidos.

Qual o benefício da liberação miofascial?

A liberação miofascial oferece inúmeros benefícios, incluindo alívio de dores musculares e melhora da flexibilidade. A técnica reduz pontos gatilho, aumenta a circulação sanguínea e ajuda na recuperação muscular.

Quanto tempo leva uma sessão de liberação miofascial?

Nas sessões de tratamento com liberação miofascial são utilizadas técnicas manuais, raspadores miofasciais e/ou ventosas para realizar massagem profunda dos músculos promovendo seu relaxamento. Cada atendimento/sessão pode durar de 30- 60 min. A duração varia de acordo com o planejamento elaborado pelo fisioterapeuta.

Como desinflamar a coluna rápido?

Compressa fria

O gelo tem a função de diminuir o fluxo sanguíneo na região afetada, amenizando o inchaço e a inflamação. Na região das costas, a compressa fria causará uma vasoconstrição. Com isso, processos inflamatórios serão reduzidos, fazendo com que edemas e hematomas sejam drenados com mais facilidade.

Como descomprimir a coluna em casa?

Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores. Inspire novamente e retorne a posição inicial soltando o ar novamente pela boca.

O que é bom para destravar a coluna?

Ao sentir que a coluna está "travada", o primeiro passo é tentar manter o controle, já que com o tempo ela voltará ao normal. A recomendação é repousar, fazer compressas quentes na área lesionada e não se automedicar. Assim que houver a possibilidade, vá a um médico ortopedista especialista em coluna.

Quanto tempo dura a dor da liberação miofascial?

Pode ser aguda ou crônica (definida como aquela de duração maior do que 3 a 6 meses), regional (localizada) ou disseminada (caracterizada pela presença de dor difusa pelo corpo).

Como saber se preciso de liberação miofascial?

Mobilidade comprometida

Torcicolo, dificuldade para caminhar ou movimentar os braços, são alguns indícios de que você precisa de uma liberação miofascial.

Como fazer a liberação miofascial?

Você pode usar um rolo, uma bolinha de tênis ou de borracha. Aplique uma força moderada na musculatura desejada, como das coxas. Faça também na panturrilha e nos pés. Os movimentos podem ser feitos tanto antes quanto depois dos treinos, ou também em horários distantes da sua corrida.

Quem é o profissional que faz liberação miofascial?

A resposta é sim. Profissionais da educação física podem incorporar a liberação miofascial em seus programas de treinamento, especialmente para atletas e pacientes que sofrem de dores musculares crônicas.

Pode treinar depois da liberação miofascial?

Avaliando os benefícios que a liberação miofascial pode trazer tanto antes quanto após os treinos, podemos dizer que é válido usar a técnica antes e após os treinos, sempre lembrando que quando realizada após o treino é preciso usá-la com inteligência, pois não adianta fazer uma liberação miofascial em determinado ...

Quais as contraindicações da liberação miofascial?

Caso você tenha problemas circulatórios, hipersensibilidade à dor, lesões musculares diagnosticadas, faça uso de medicamentos anticoagulantes, tenha hematomas ou seja gestante no primeiro trimestre, a liberação miofascial pode não ser indicada.

Artigo anterior
O quê fibromialgia na coluna?
Artigo seguinte
Quais cursos precisa para trabalhar embarcado?