O que foi o marco inicial do modernismo em Portugal?

Perguntado por: Kelly Iris Cunha  |  Última atualização: 4. April 2025
Pontuação: 5/5 (29 avaliações)

O marco inaugural desse movimento foi o lançamento da Revista Orpheu, em 1915. Vale mencionar que os autores dessa escola literária foram muito influentes na criação do Modernismo no Brasil.

O que marcou o início do modernismo em Portugal?

O Modernismo Português surge entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, quando o contexto histórico mundial também estava muito agitado. Além de revelar grandes artistas, esta escola literária também revelou grandes obras, textos e pinturas que marcaram a história da arte no mundo.

Quais são as principais características da primeira fase do modernismo em Portugal?

Estão, entre as principais características da primeira fase do modernismo em Portugal: I. Tinha como ideal interrogar o sentido da existência humana. Seus principais representantes foram os escritores José Régio, Miguel Torga, João Gaspar Simões, Adolfo Casais Monteiro e Branquinho da Fonseca.

Qual é o marco inicial do Modernismo no Brasil?

De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História. O evento foi organizado para celebrar o centenário da independência do Brasil (em 1822), e aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, marcando o início do Modernismo no Brasil.

O que marcou o modernismo?

Movimento que teve início com a Semana da Arte Moderna

O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922. O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.

LITERATURA – Modernismo em Portugal ENEM

45 questões relacionadas encontradas

O que marcou a primeira fase do modernismo?

Os artistas têm em comum a busca pela origem, daí vem o nacionalismo e acarreta a volta às origens e valorização do índio brasileiro. A primeira fase modernista também é marcada pelos manifestos nacionalistas: do Pau-Brasil, da Antropofagia, do Verde-Amarelismo e o da Escola da Anta.

Qual foi o marco oficial da segunda fase do modernismo português?

O Presencismo, também conhecido como a segunda fase do modernismo português, teve início no ano de 1927 com a publicação da Revista Presença: Folha de Arte e Crítica.

Qual foi a origem do modernismo?

O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores. O início do século XX foi marcado por movimentos que transformaram a maneira de fazer arte e literatura.

Quais são as fases do modernismo português?

O modernismo português desenvolveu-se desde o início do século XX até o final do Estado Novo, na década de 1970. Trata-se de um período amplo, no qual três vertentes são muito importantes: o Orfismo, o Presencismo e o Neorrealismo, cada um com características marcantes e de grande influência.

Quais as principais obras do modernismo português?

Portugal:
  • Fernando Pessoa: Mensagem.
  • Mário de Sá-Carneiro: Dispersão.
  • Almada Negreiros: A engomadeira.
  • José Régio: As encruzilhadas de Deus.
  • João Gaspar Simões: Elói ou Romance numa cabeça.
  • Branquinho da Fonseca: O barão.
  • Miguel Torga: Ansiedade.
  • Soeiro Pereira Gomes: Esteiros.

Quais são os três nomes mais importantes da primeira geração modernista portuguesa?

Primeira geração modernista em Portugal. O Modernismo em Portugal surgiu com três fortes e principais características: a revolução, a inovação e a ousadia. Entre os principais escritores do Modernismo português, estão Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros e José Régio.

Quais são as características principais do modernismo em Portugal?

Suas principais características foram a “escrita automática”, com destaque para a livre associação de ideias e de palavras, e a modificação das estruturas da realidade, elemento baseado nos conteúdos oníricos, reafirmando seu caráter figurativo e irracional.

Quais são as principais características do modernismo?

Principais características do modernismo

Assim, o modernismo é caracterizado pela inovação e experimentação nas artes e na literatura, já que ele realiza uma quebra com os valores estéticos do passado. Portanto, é um estilo de época marcado pela oposição à arte acadêmica e crítica à tradição.

Quais foram os principais representantes da primeira fase do modernismo em Portugal?

O Orfismo, também conhecido como primeira fase do modernismo em Portugal, foi criado por um grupo de artistas portugueses, entre eles, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.

Qual foi o marco inicial da segunda fase modernista?

A historiografia literária convencionou como marco inicial da segunda fase do Modernismo o ano de 1930, quando Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) publicou Alguma Poesia, e como marco final a data de 1945, quando foi lançado O Engenheiro, de Haroldo de Campos (1929 - 2003).

Quais são as três fases do modernismo?

Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases:
  • Primeiro Modernismo (1922-1930);
  • Segundo Modernismo (1930-1945) e.
  • Terceiro Modernismo (1945-1960).

Quais são as principais características da primeira fase do modernismo?

Poesia sem rima e sem métrica. Ironias e linguagem informal. Humor e erros gramaticais. Assim eram as características marcantes da 1ª fase modernista.

Quem foi o criador do modernismo?

O marco inicial do modernismo foi a Semana de Artes de 1922. Foi idealizado pelo que viria a ser o Grupo dos Cinco, central no desenvolvimento modernista e composto por Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.

Qual é a diferença entre a primeira e a segunda fase do movimento modernista brasileiro?

Resumo sobre modernismo no Brasil

A primeira fase literária (1922-1930) é marcada por inovação e antiacademicismo. A segunda fase literária (1930-1945) equilibra a inovação com a tradição. A terceira fase literária (1945-1978) engloba a poesia concreta e a metaficção.

Quem foi Fernando Pessoa no modernismo em Portugal?

O poeta, que morreu em 30 de novembro de 1935, em Lisboa, é um dos principais autores do modernismo português. Pertencente à Geração de Orpheu, Fernando Pessoa produziu textos caracterizados pelo nacionalismo crítico e pela liberdade formal, além de conterem traços do simbolismo, cubismo e futurismo.

O que a primeira fase do modernismo buscava?

O movimento nasceu a partir de influências de estilos como o Cubismo e o Futurismo, iniciativas vanguardistas da Europa. Os modernistas valorizavam em suas obras a busca por temas relacionados com o cotidiano e a cultura regional e nacional.

Quem foi considerado o maior poeta do modernismo Português?

Mario de Sá Carneiro

Companheiro de Fernando Pessoa, Mario de Sá também estava entre os responsáveis pela inauguração do movimento com a revista Orpheu em 1914. O tema de sua produção era bastante ligado com a temática modernista, no sentido de apresentar em seus textos questões existenciais e dilemas psicológicos.

Qual foi a obra mais importante do Modernismo no Brasil?

Veja algumas das obras mais conhecidas do modernismo do Brasil:
  • Abaporu - Tarsila do Amaral.
  • O Homem Amarelo - Anita Malfatti.
  • Pierrete - Di Cavalcanti.
  • O Artesão - Vicente do Rego Monteiro.
  • Paisagem da Espanha - John Graz.
  • Operários - Tarsila do Amaral.
  • A Estudante - Anita Malfatti.
  • Amigos (Boêmios) - Di Cavalcanti.

Artigo anterior
Como saber se preciso declarar Imposto de Renda pelo CPF?
Artigo seguinte
Qual versão do Java funciona no Conectividade Social ICP?