Quando o sujeito é composto de uma porcentagem que não é seguida de outra palavra o verbo concorda com?
Perguntado por: Patrícia Letícia Nogueira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (19 avaliações)
5) Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo. Exemplos: 25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação.
Quando o sujeito é composto o verbo fica no plural?
a) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural. Exemplo: Paola e Pedro gostaram do seu interesse em vender a casa. b) Quando o sujeito vier depois do verbo, esse último ficará no plural ou com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo ao verbo.
Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem?
Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem, o verbo deve concordar com o número expresso na porcentagem, como no trecho apenas 10% das vítimas vençam tudo isso.
Qual a regra do sujeito composto?
Quando o sujeito é composto, apresentando dois ou mais núcleos, a regra de concordância é: o verbo deverá ser apresentado no plural. Isso acontece quando os dois sujeitos são da 3. ª pessoa.
Quando o sujeito é formado por expressões que indicam porcentagem seguida de um substantivo como se dá a concordância do verbo cite exemplo?
A concordância deve ser feita sempre com o número percentual quando o verbo aparecer antes da porcentagem, ou a porcentagem for antecedida por um determinante. Exemplos: Do total de alunos, 25% não compareceram à aula. Não apareceu nem 1% do dinheiro até agora.
Português: Concordância Verbal - Sujeito: Número Percentual
Quando o sujeito é representado por um substantivo coletivo?
Quando o sujeito é representado por um substantivo coletivo, o verbo fica no singular. Quando o sujeito é um pronome demonstrativo, o verbo fica na 3ª pessoa.
Quando as expressões um e outro nem um nem outro são seguidas de um substantivo este permanece no singular qual alternativa está correta?
Se existir um substantivo depois de “um e outro”, o mesmo ficará no singular: Um e outro aluno estudaram/estudou para a prova e não Um e outro alunos estudaram para a prova. 3. No caso do substantivo vir acompanhado de um adjetivo, este último ficará no plural: Um e outro aluno aplicados estudaram/estudou para a prova.
Como saber se o sujeito é simples ou composto?
Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo. Já o sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos. O sujeito é considerado um termo essencial da oração.
Como concordar sujeito composto?
Quando o sujeito composto vier anteposto ao verbo, o verbo irá para o plural. Exemplo: - O milho e a soja subiram de preço. Concordância atrativa: quando o sujeito composto vier posposto ao verbo, o verbo irá para o plural ou concordará apenas com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo.
Qual das orações apresenta sujeito composto?
Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).
Quando o sujeito é formado por uma expressão?
- Expressões partitivas – Quando o sujeito forma-se por uma expressão partitiva (parte de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de), seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou pode ser flexionado.
Como usar o verbo ser?
- a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural.
- Exemplos:
- b) Quando o sujeito estiver no singular e se referir a coisas, e o predicativo for um substantivo no plural.
- Exemplos:
- c) Quando o sujeito for pronome interrogativo que ou quem.
Quando se usa o pronome relativo QUE?
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.
Quando o verbo vai para o plural?
Regra geral:
O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).
Quando o verbo fazer vai para o plural?
O verbo fazer torna-se impessoal quando indica o sentido de tempo transcorrido e, por isso, não deve ser flexionado no plural em sua concordância. Observe a frase e escolha a melhor opção de uso do verbo fazer. Faz/Fazem duas horas que liguei e você não retornou a ligação.
O que acontece com o verbo quando o sujeito é coletivo?
Quando o Sujeito for um coletivo (povo, exército, rebanho, grupo, turma,etc.), que é singular em sua forma e automaticamente expressa idéia de pluralidade, o Verbo ficará no singular se estiver junto do sujeito coletivo: O exército traidor foi derrotado.
O que é o referente do sujeito?
O sujeito é o ser, a pessoa, o animal, a coisa, a situação, etc. sobre a qual se faz uma declaração; é o termo referente.
Tem ou tem sujeito composto?
“Têm” está na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles ou elas têm. Isso quer dizer que você colocará “têm” com acento em sua oração quando o sujeito for composto ou estiver no plural.
Como conjugar o sujeito?
...
Flexão em pessoa:
- ª (quem fala: eu e nós);
- ª (com quem se fala: tu e vós);
- ª (de quem se fala: ele e eles).
Como achar o sujeito simples na frase?
O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minha tia chegou de viagem. No exemplo acima, o sujeito é “minha tia”. A palavra mais importante é apenas uma: tia.
Como classificar um sujeito simples?
O sujeito será determinado simples quando apresentar um único núcleo, ou seja, quando o sujeito for formado por uma única palavra principal. Observe o exemplo: As crianças estão brincando na pracinha.
Como classificar o sujeito simples?
Diz-se que o sujeito é simples quando o verbo da oração se refere a apenas um elemento, seja ele um substantivo (singular ou plural), um pronome, um numeral ou uma oração subjetiva.
O que é substantivo e adjetivo?
Mesma palavra: substantivo e adjetivo
É substantivo quando serve de nome a algum ser ou objeto. É adjetivo quando classifica um ser ou objeto.
Quais são as regras de concordância nominal?
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
O que é concordância nominal e exemplos?
Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
Quais são os principais impactos da exploração desordenada na Amazônia?
Como preencher o per dcomp para restituição?