O que foi amor para Aristóteles?

Perguntado por: Adriana Eva Paiva  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

A segunda definição é o amor Filos. Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos.

O que é o amor para Aristóteles?

Já Aristóteles define o amor como Philia, que nada mais é que alegria, o amor da alegria é aquele que quer que o momento seja eterno, o convívio com a família, esposa, namorada, que se ama, deve ser duradouro, com o curso que faz, com a profissão escolhida, dessa forma não há rejeição ou pressa de que oque se faz acabe ...

O que é o amor para Sócrates?

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.

O que é o amor para os filósofos?

"Estar com pessoas que amamos, isso basta; sonhar, falar-lhes, não falar-lhes, pensar nelas, pensar nas coisas mais indiferentes, porém junto delas, tudo é igual." La Bruyère, Caracteres. O amor faz amar a vida. "Amamos a vida não porque estamos acostumados a viver mas porque estamos acostumados a amar."

O que é o amor para Platão?

Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. ... Portanto, amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, eterno e imutável, mas que só existe em ideia.

AMOR: O que é o amor? AMOR ARISTOTÉLICO Parte 2/3 Clóvis de Barros Filho

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de amor para Platão?

Pausânias, no Banquete de Platão (181b-182a), explicou dois tipos de amor ou Eros - Eros vulgar ou amor terreno e Eros divino ou amor divino.

Como Platão interpreta o amor no diálogo o banquete?

No interior dos diálogos Fedro e O Banquete, de Platão, percebemos duas formas de desejo/amor: de um lado, o amor enquanto aspiração ao Mundo das Ideias, a impulsionar a alma, pela ascese, rumo a sua condição original; de outro, o desejo enquanto apetite, que prende o corpo ao carnal, à imediatez da concupiscência.

O que é o amor segundo os filósofos?

Schopenhauer acreditava que o amor era um mal necessário. O erro estaria em esperar demais dele e acreditar que só amamos uma vez na vida. “Para ele, o amor era terrível, instável, dilacerante, mas fundamental. Só não poderíamos sofrer tanto por ele”, afirma Douglas Burnham.

O que é o amor para Nietzsche?

Por isso Nietzsche afirma que é preciso amar “aquilo que é necessário nas coisas”. E as dores são tão necessárias e inescapáveis quanto as alegrias, então é preciso amar a vida integralmente. Aceitar a fatalidade e a finitude é viver plenamente, e não pela metade.

O que é o amor de Espinosa?

Spinoza afirma em EIII prop. 13: “o amor nada mais é do que alegria acompanhada da ideia de uma causa exterior, e o ódio nada mais é do que a tristeza, acompanhada da ideia de uma causa exterior”.

Quais são os tipos de amor?

Quais são os 7 tipos de amor?
  1. Ágape. O ágape é o sentido universal do amor que todos nós aspiramos a sentir. ...
  2. Eros. Este é o tipo que é mais parecido com a nossa construção moderna de amor romântico. ...
  3. Philia. “Amizade” no grego moderno, diz respeito a um amor virtuoso e desapaixonado. ...
  4. Storge. ...
  5. Philautia. ...
  6. Pragma. ...
  7. Ludus.

O que é amor Ágape eros e Philos?

Amizade - Philia

Esta é a menos natural dos tipos de amores, citados por Lewis; pois não é necessário um(a) progenitor(a) para ter afeição (storge), não tem o amor romântico e desejo envolvidos (eros) ou amor incondicional e divino (ágape). Ele tem menos associação com impulso ou emoção.

Qual é o sentido do amor?

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

O que é o amor científico?

Na verdade, o AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias, estão adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas.

Qual livro de Nietzsche fala sobre o amor?

O presente artigo tem como objetivo principal investigar as nuances da relação estabelecida entre a noção de amor fati e o pensamento do eterno retorno tal como aparecem no livro IV de “A gaia ciência” (1882), obra de Friedrich Nietzsche.

Qual a frase mais famosa de Nietzsche?

Frases de Friedrich Nietzsche para refletir sobre a vida
  • Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo.
  • Nada neste mundo consome mais rapidamente o homem que a paixão pelo ressentimento.
  • A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Qual a linha de pensamento de Nietzsche?

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

Como é caracterizado esse tipo de amor em Platão que até hoje ainda para muitos faz sentido como superior?

O amor alcançado em decorrência da aquisição de uma habilidade, de uma mestria, de uma techné. A tese platônica é a de que ao amor passional, escravizante, avassalador, contrapõe-se outro tipo de amor, o amor baseado no aprendizado, no saber.

Como Platão traz a ideia de Eros para pensar o amor?

Por ela, Platão argumenta que o eros é inicialmente sentido por uma pessoa, mas, com a contemplação, pode se tornar uma apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo uma apreciação da própria beleza no sentido ideal. Como Platão expressa, o eros pode ajudar a alma a "lembrar" a beleza em sua forma pura.

Qual o argumento de Sócrates apresentado no banquete para afirmar que o amor e o desejo do belo e do bom?

A conclusão estabelecida por Sócrates é que o amor, sendo amor à beleza, é carente de beleza. E, levando essa conclusão ainda mais longe, afirmará então que, “Se portanto o Amor é carente do que é belo, e o que é bom é belo, também do que é bom seria ele carente.” (p.

Quais são os quatro tipos de amor?

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Quais são aa 5 linguagens do amor?

Gary Chapman identificou cinco formas através das quais as pessoas expressam e recebem as manifestações de amor: palavras de afirmação; tempo de qualidade; presentes; atos de serviço; toque físico.

O que é amar alguém?

O amor é companheirismo, presença, parceria. É reciproco, intenso e envolvente, onde só se ganha e nada se perde. Amar é doar-se por completo pra alguém sem medo do que esse alguém possa fazer com você. Amar é aceitar o outro por completo sem tirar nem alterar nada.

Quais palavras definem o amor?

Palavras relacionadas a amor
  • amor.
  • afeto.
  • carinho.
  • afeição.
  • simpatia.

O que é para mim o amor?

"Amor para mim significa respeito, resiliência, companheirismo e confiança. A base do amor é tudo isso. Não só amar outra pessoa, mas ter todos esses sentimentos por você mesma".

Artigo anterior
Quais são as principais características da pecuária brasileira?
Artigo seguinte
Quanto tempo feijão de molho?