O que foi a Rio-92 e quais foram os principais documentos produzidos?

Perguntado por: Leonor Juliana Barros de Gonçalves  |  Última atualização: 19. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

A Rio-92 resultou na elaboração dos seguintes documentos oficiais: Carta da Terra. Convençôes: Biodiversidade, Desertificação e Mudanças climáticas. Declaração de princípios sobre florestas.

Que foi a Rio-92?

Sediada pelo Rio de Janeiro ocorreu em 1992 a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, popularmente conhecida como ECO-92. Foi a segunda grande reunião das Nações Unidas sobre o meio ambiente e reuniu 178 Estados-nação.

Qual o documento surgiu em 1992 quando se realizou no Rio de Janeiro?

Ouça o texto abaixo! ECO-92 é como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 3 e 14 de junho de 1992.

Quais foram os principais documentos elaborados a partir das discussões feitas durante as conferências?

Conheça os principais documentos formulados ou discutidos durante a conferência de 1992:
  • Carta da Terra. ...
  • Agenda 21. ...
  • Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. ...
  • Convenção sobre Diversidade Biológica. ...
  • Convenção do Clima. ...
  • Protocolo de Kyoto (ou Quioto)

Qual foi o principal documento Livro discutido na Rio-92 quem foi a organizadora desse documento?

A Agenda 21, programa de ações ambientais com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável, foi o principal documento assinado na ECO-92. A ECO-92 é considerada uma das principais conferências internacionais sobre o meio ambiente em razão da sua repercussão em diversas esferas da sociedade.

O que é a Eco 92 ou Rio 92? - Greenpeace Explica

40 questões relacionadas encontradas

Qual foi o documento mais importante gerado pelo Rio 92?

Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento.

O que foi a Rio 92 e quais seus objetivos?

Ela colocou no papel uma série de políticas e ações que tinham como eixo o compromisso com a responsabilidade ambiental. Enfocava, basicamente, as mudanças necessárias aos padrões de consumo, a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento de tecnologias capazes de reforçar a gestão ambiental dos países.

Qual documento surgiu em 1992 quando se realizou?

A Agenda 21 é um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” – Rio 92, podendo ser definida como um “instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável”.

São os documentos produzidos na Eco-92 exceto?

A resposta correta é "Carta 21". Os documentos produzidos na ECO92 foram a Convenção da Biodiversidade, a Carta da Terra e a Convenção das Mudanças Climáticas.

Quais foram os principais resultados do Rio-92?

Entre os principais resultados da Rio-92 estão o documento da Agenda 21, um roteiro para países, estados e cidades de como crescer e ao mesmo tempo resolver problemas ambientais e sociais; a criação da Convenção do Clima e da Convenção para a Biodiversidade, além do embrião da Convenção de Combate à Desertificação.

O que foi o ECO-92 e Rio 20?

A Rio+20 marca o aniversário de 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Rio 92 ou ECO 92, e os 10 anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 10).

Quem participou da ECO-92?

A conferência teve a participação de representantes de 176 países, 1.400 Organizações Não Governamentais (ONG), totalizando mais de 30 mil participantes. As organizações não governamentais também participaram de forma ativa do encontro e realizaram, de forma paralela, o Fórum Global, que aprovou a Carta da Terra.

Quais foram as principais metas da ECO-92 e Rio 20?

A Eco-92 debateu metas para controlar as emissões de CO2 na atmosfera e a criação de parâmetros para a proteção da biodiversidade, incluindo o uso sustentável de florestas e a compensação (via royalties), para países pobres, pelo uso de seus recursos naturais.

Quais foram os assuntos abordados na Conferência do Rio-92?

Foram abordados temas como as mudanças climáticas, água e ar, redução do desperdício e transporte alternativo, mas a grande novidade foi a inclusão da dimensão social para o interior desse debate, contando, aliás, com a participação inédita da sociedade civil no evento.

Quantos países participaram do Rio-92?

História - Rio-92. Dezessete anos atrás, o mundo voltava os olhos para o Rio Centro, centro de convenções da cidade. Foi lá que delegações de 175 países, entre chefes de estado e ministros, se reuniram para definir medidas para enfrentar os problemas crescentes da emissão de gases causadores do efeito estufa.

Para que foi criada a Agenda 21?

Foi aprovada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, ou ECO-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Seu objetivo é a implementação de medidas locais, regionais e globais, que demandam a ação em conjunto e isolada, para garantir um novo modelo de desenvolvimento.

Qual o nome do documento surgiu nesta Conferência conhecida como Rio 92 ou ECO-92 Assinale a alternativa correta?

Oficialmente, a Agenda 21 é um documento que foi elaborado durante a ECO-92 – a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – realizada no ano de 1992, na cidade do Rio de Janeiro.

O que quer dizer a sigla COP?

A COP (sigla que significa Conference of the Parties, que em tradução livre para o português significaria Conferência das Partes) é uma convenção anual criada pela ONU em 21 de março de 1994 para prevenir por meio de ações as intervenções humanas perigosas ao sistema climático mundial.

Qual a diferença entre a Agenda 21 e Agenda 2030?

A Agenda 2030 é derivada da Agenda 21, um conjunto de resoluções tomadas na conferência internacional Eco-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Agenda 21 é um conjunto de resoluções tomadas na conferência internacional Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro entre 3 e 4 de junho de 1992.

Quem inventou o documento?

Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro. Depois vieram os pergaminhos feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes. Finalmente, o papel seria inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T'sai Lun.

Quando surgiu os documentos pessoais?

Em 1898, os primeiros documentos de identificação começaram a seguir o método antropométrico criado em Paris, em 1879, pelo criminologista francês Alphonse de Bertillon. Nome, altura, peso e cor dos indivíduos, então, passaram a ser registrados, além de medidas precisas de diferentes partes do corpo humano.

Qual é o objetivo da ODS?

Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

Qual é o primeiro princípio da Declaração do Rio?

Princí pio 1 : Os seres humanos constituem o centro das preocupações relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Têm direito a uma vida saudável e produtiva, em harmonia com a natureza.

Porque a eco-92 foi no Brasil?

Para especialistas, Rio 92 levou Brasil ao protagonismo em questões ambientais. Foi a partir da Rio 92 que a comunidade internacional passou a entender a necessidade de aliar o desenvolvimento socioeconômico com a preservação da natureza e o uso sustentável dos recursos naturais.

O que é e para que serve a Agenda 21?

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Artigo anterior
Quando usar óleo de girassol em feridas?
Artigo seguinte
Qual Formatação ABNT?