O que foi a Revolução Verde e seus objetivos?

Perguntado por: Juliana Vaz Moura  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (12 avaliações)

Criada durante uma conferência em Washington, por Willian Gown, a expressão “Revolução Verde” refere-se a um programa de inovações tecnológicas no setor da agricultura. O objetivo é aumentar a produtividade por meio de modificação em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo.

O que foi a Revolução Verde e qual seu objetivo?

Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.

Quais os objetivos da Revolução Verde?

A Revolução Verde surgiu com o intuito de aumentar-se a produção alimentícia e erradicar-se a fome no mundo por meio de novas técnicas agrícolas, geração de emprego em áreas de clima extremo, além de novas maneiras de corrigir-se a acidez do solo e da utilização de máquinas e equipamentos agrícolas.

O que foi a Revolução Verde e suas consequências?

O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos químicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente. Essas impactos resultaram na quebra do equilíbrio ambiental natural assim como prejudicaram animais e plantas.

Qual era o principal objetivo da Revolução Verde no começo da sua implementação?

O principal objetivo da Revolução Verde, com base em suas diretrizes fundantes, era garantir a segurança alimentar da população global.

REVOLUÇÃO VERDE | Geografia | Quer Que Desenhe | Descomplica

22 questões relacionadas encontradas

Qual era o principal slogan da Revolução Verde?

Na época, a empresa adotou como slogan o fim da fome no mundo. O programa aplicado na agricultura mexicana resultou em plantas com maior desempenho no campo e que fizeram o país, antes importador, autossuficiente na produção de trigo.

Quais são as vantagens da Revolução Verde?

A eficiência no campo, o avanço na produção, a pesquisa e o barateamento de alimentos são apontadas como as principais vantagens do conceito da revolução verde.

O que foi e quais foram as consequências da revolução agrícola?

Uma das mais significativas descobertas do período Neolítico foi a agricultura. Essa descoberta deu origem a Revolução Neolítica (ou Revolução Agrícola), pois com a agricultura o homem deixou de ser nômade, e consequentemente pôde criar animais para o consumo.

Quais são os pontos positivos e negativos da Revolução Verde?

Esse processo de desenvolvimento tecnológico voltado para a agricultura trouxe pontos positivos e negativos. Se de um lado a produção de alimentos aumentou, por outro lado, o uso de produtos químicos tóxicos trouxe o aumento de doenças e até a morte.

Quais foram os impactos ambientais causados pela Revolução Verde?

Erosão e compactação do solo, poluição do ar e do solo, redução dos recursos hídricos (a agricultura é responsável por 70% do consumo humano de água), perda de matéria orgânica do solo, inundação e salinização de terras irrigadas, exploração excessiva dos recursos pesqueiros e poluição dos mares têm contribuído para a ...

Qual é o objetivo da agroecologia?

A agroecologia é uma forma de conhecimento que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável.

São características da Revolução Verde exceto?

São características da Revolução Verde as afirmativas abaixo, exceto: a) Entre as práticas desenvolvidas e ampliadas durante a Revolução Verde, estão a mecanização agrícola e uso de fertilizantes, agrotóxicos e sementes produzidas em laboratório.

O que foi a Revolução Agrícola?

A Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica foram as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.

Quais foram algumas das consequências dessa verdadeira Revolução Agrícola *?

O aperfeiçoamento agrícola também foi obtido por meio de:

Uso de cavalos, que aumentou a produtividade e reduziu a necessidade da força humana empregada desde o plantio até a colheita. Plantio em larga escala de novos produtos, entre eles a batata e o milho. Limitação de terras comuns para pequenos agricultores.

Quais as consequências que a Revolução Agrícola teve para os seres humanos?

A fixação em um só local permitiu a consolidação da agricultura e a criação de animais, e a melhoria das condições de vida provocou um crescimento da população. Começou a surgir a vida em sociedade, aumentando a complexidade das tarefas e das tarefas humanas.

Quais foram os principais beneficiados com o processo da Revolução Verde no espaço rural?

A principal vantagem trazida pela Revolução Verde foi o ganho de eficácia na produção agrícola, que suscitou o aumento de produtividade em diversas lavouras, com destaque para os cereais e para os grãos, como a soja e o milho.

O que significou a Revolução Verde no Brasil?

A Revolução Verde no Brasil aconteceu durante a ditadura militar – entre as décadas de 1960 e 1970 – e permitiu que o país desenvolvesse tecnologia própria em universidades, centros de pesquisa, agências governamentais e instituições privadas.

Como pode ser caracterizada a Revolução Verde?

O conceito se refere ao conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária que surgiram a partir do ano de 1930. Basicamente, essas transformações consistiam em mecanização do campo, utilização de adubos químicos, inseticidas, herbicidas e sementes transgênicas.

Porque a Revolução Verde fracassou?

Esse problema é conseqüência do “desvio” da produção, ou seja, os alimentos produzidos em países subdesenvolvidos não atendem, em muitos casos, o mercado interno e sim o mercado externo, direcionando para países desenvolvidos. Outro fator determinante é a produção de grãos usados para alimentar animais.

Qual é a importância da Revolução Agrícola?

Essa revolução também é conhecida como Revolução Neolítica, pois marca o processo de transição da vida de caça e coleta nômade para o sedentarismo agrícola, possibilitando, inclusive, o aumento populacional em grande escala.

O que caracterizou a primeira Revolução Agrícola?

A primeira 'Revolução Agrícola' aconteceu ao redor de 1800 e associou a criação de animais à agricultura, trazendo um grande aumento da produção devido ao uso dos excrementos dos animais para adubação das lavouras e a rotação de plantas forrageiras com os campos cultivados.

O que é Revolução Agrícola e o que ela tem a ver com os conflitos no campo?

Ela pode ser definida como a modernização do campo em que o objetivo é aumentar a produtividade através do uso de novas técnicas e processos de produção, tais como, a substituição do sistema de produção agrícola extensivo pelo intensivo, gerando assim maior produtividade no campo e a adoção do sistema de rotatividade ...

Não é característica básica da agricultura moderna?

Não pode ser indicada como característica básica da agricultura moderna: * a intensa mecanização de suas atividades. o uso cada vez maior de mão de obra. a aplicação de fertilizantes químicos e a utilização cada vez maior.

Por que a Revolução Verde não resolveu o problema da fome?

O aumento da produtividade agrícola foi expressivo, porém, a Revolução Verde não eliminou o problema da fome, pois os produtos plantados nos países em desenvolvimento (Brasil, México, Índia, entre outros), basicamente cereais, eram exportados em grande parte para países ricos industrializados como os Estados Unidos, ...

Qual das alternativas abaixo apresenta apenas características da agricultura extensiva?

Assinale a alternativa que apresenta apenas características da agricultura extensiva. a) Corresponde à prática agrícola com alta produtividade que utiliza mão de obra qualificada e grande emprego de tecnologia. b) Há rotação de cultura e uso excessivo de fertilizantes e insumos para aumentar a produção.

Artigo anterior
O que é o objeto do direito?
Artigo seguinte
Quais os tipos de comandos elétricos?