O que foi a fase do Terror durante a convenção nacional?

Perguntado por: Mara Mia Macedo  |  Última atualização: 26. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

Apesar de buscar soluções, as medidas tomadas por esse novo regime não conseguiam suportar a crise que atingia a República por quase todos os lados. Dessa forma, entre 1793 e 1794, a perseguição sistemática dos traidores do ideal revolucionário marcou a fase do Terror dentro da revolução.

O que foi a fase de Terror?

Também conhecida como Revolução Popular, Fase Radical ou simplesmente Terror, foi a fase da Revolução Francesa mais violenta e radical. Liderada pelos jacobinos (pequenos comerciantes e profissionais liberais) e com grande participação das camadas mais pobres da população, durou de 1792 a 1794.

O que foi a fase da Convenção Nacional?

Convenção Nacional ou simplesmente Convenção é a denominação dada ao regime político que vigorou na França entre 20 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795, no processo da Revolução Francesa.

O que foi o período conhecido como Terror?

O “Terror” ou o “Período do Terror” é popularmente conhecido como o ponto de maior violência na história da Revolução Francesa, ocorrido, mais ou menos, entre 1793 e 1794, quando Robespierre e os jacobinos promoveram assassinatos, prisões e perseguições de opositores.

O que causou o período do terror?

A morte do jornalista, médico e escritor Jean-Paul Marat – o Amigo do Povo, próximo aos sans-culottes –, em julho de 1793, por Charlote Corday, ligado aos girondinos, foi o que desencadeou as ações da fase do terror da Revolução Francesa.

Convenção Montanhesa e o Regime do Terror| Revolução Francesa

33 questões relacionadas encontradas

Qual a principal característica da Convenção Nacional?

Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi: a) o abrandamento das tensões políticas e sociais. b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos.

Quem foi o líder da fase do terror?

Uma fase de “terror” se estabeleceu na França e Robespierre, líder do partido jacobino, foi o protagonista de ações antidemocráticas, perseguindo e matando pessoas. Seu radicalismo o levou à guilhotina por seus inimigos.

Como se deu o fim da fase do Terror?

Em 27 de julho de 1794 ( Thermidor, segundo o novo calendário), Robespierre foi preso e guilhotinado pelos girondinos, terminando o Terror. Os girondinos retornaram ao poder, elaboraram uma nova Constituição e instalaram um governo chamado Diretório.

Quais as realizações da fase da convenção?

Entre outras medidas, esse novo governo também defendeu a criação da escola primeira pública e gratuita, a regulação dos salários, o direito de greve e o combate ao estado de miséria que atingisse qualquer cidadão.

O que foi o terror que o grupo social detinha o poder nesse período?

Convenção Nacional Jacobina (Terror) (1792-1794);

Essa fase da Revolução foi notabilizada por intensas perseguições políticas aos adversários dos jacobinos, em especial aos girondinos (grupo moderado e ligado à alta burguesia), e em razão disso ficou conhecida como Terror.

Como se caracterizou o período da convenção?

O Período da Convenção se caracterizou pela forte presença do radicalismo jacobino comandando a Revolução, momento que se tornou conhecido como a Fase do Terror (sobretudo por conta do uso indiscriminado da guilhotina como máquina da morte).

O que foi o Comitê de Salvação Pública Cite algumas de suas reformas?

O Comitê de Salvação Nacional era responsável por conter as revoltas internas. O Comitê de Salvação Publica comandava os exércitos e administrava as finanças públicas. Por último, o Tribunal Revolucionário prendia e julgava os traidores da revolução.

Quem estava no poder na fase do Terror?

Na segunda fase, instaurou-se uma república e teve início o período de Terror, no qual jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, estiveram no poder.

Quem foi Danton e Robespierre?

Danton e Robespierre, jacobinos outrora aliados, disputavam o poder. Enquanto o primeiro tem o apoio do povo, o segundo manipulava os membros do poder. Neste trecho, Danton e outros inimigos são preparados para a morte na guilhotina. O diretor enfatiza a violência dessa prática comum do Regime do Terror.

Por que o rei Luís 16 foi condenado à morte?

Foi julgado pela Convenção Nacional (auto-instituída como um tribunal para a ocasião), considerado culpado de alta traição e executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793 como um cidadão francês dessacralizado conhecido como "Cidadão Luís Capeto", um apelido em referência a Hugo Capeto, o fundador da dinastia ...

O que foi a fase do terror durante a Revolução Francesa?

Essa fase da Revolução ganhou esse nome, pois ocorreram muitas execuções, perseguições, prisões e julgamentos precipitados. O Terror Iniciou em setembro de 1792, com o massacre de centenas de monarquistas que estavam presos. O massacre foi comandado pelos jacobinos.

Qual era o nome do líder dos jacobinos?

Em 28 de julho de 1794, o líder jacobino Maximilien de Robespierre e grande parte de seus aliados são executados na guilhotina.

Como se configurou a fase do Terror e quais foram as suas consequências?

A fase do terror ocorrida em meio à Revolução Francesa foi um período onde houve uma grande perseguição religiosa e política, além de guerras civis e diversas execuções na guilhotina. Ou seja, essa fase, que se deu entre os anos de 1792 e 1794, foi marcada pelo alto número de mortes.

O que Luís XVI defendia?

Com a tomada da Bastilha, foram proclamados ideais iluministas como a igualdade, liberdade e fraternidade, também inspirados na república que foi instaurada logo depois da independência dos Estados Unidos.

Porque Danton foi guilhotinado?

Em 1794, ficaram evidentes seus desentendimentos com relação aos ideais jacobinos e outros integrantes do governo revolucionário, que adotavam medidas radicais e violentas. Foi acusado de ser contra a pátria e recebeu a sentença de pena de morte na guilhotina.

Artigo anterior
O que é valor relativo de um numero?
Artigo seguinte
Quantos pênaltis Gabigol perdeu no Flamengo?