O que foi a expansão maritima europeia?

Perguntado por: Fabiana Tatiana Abreu de Carvalho  |  Última atualização: 21. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)

A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.

O que foi a expansão marítima e as grandes navegações?

As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foram o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia.

Quais foram os fatores que motivaram a expansão marítima?

Expansão Marítima - Definição e Fatores

Aconteceu em uma época de queda do feudalismo e crescimento do capitalismo. Entre os principais fatores estavam o monopólio comercial das cidades italianas no mediterrâneo, crescimento da burguesia e do consumo e formação das monarquias nacionais.

Quem participou da expansão marítima europeia?

Assim, com o intuito de desbravar os mares, dominar novas terras e quebrar barreiras comerciais os países europeus dividiram-se em diferentes expedições marítimas. Assim, podemos destacar as embarcações da Holanda, da Inglaterra, França, além de Portugal e Espanha sendo as mais importantes para os povos das Américas.

Como é que explica a expansão europeia?

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

EXPANSÃO MARÍTIMA | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

42 questões relacionadas encontradas

Quais os fatores que promoveram a expansão europeia?

Os principais fatores da expansão marítima dos séculos XV e XVI e seu contexto histórico. Resposta: - Busca por mercadores consumidores para os produtos manufaturados europeus (principalmente de Portugal e Espanha). - Procura por riquezas (metais preciosos como ouro e prata) para cunhagem de moedas.

Como aconteceu a expansão europeia nos séculos XV e XVI e quais foram os países envolvidos?

No século XV, dois países tiveram destaque na Europa Ocidental: Portugal e Espanha. ... Portugal saiu na frente, investindo em tecnologia marítima. Além de desenvolverem o uso de ferramentas de navegação (bússola, astrolábio, quadrante), inventaram as caravelas, principal embarcação utilizada nas grandes navegações.

Quais foram os principais países que começaram as expansões marítimas?

A Espanha se insere nessa empreitada no final do século XV, estendendo sua expansão por todo século XVI. Em seguida, Holanda e Inglaterra inauguraram as expansões marítimas tardias, durante o século XVII. É na busca pelas rotas até a Índia que a Espanha acaba por descobrir a América; e Portugal, por chegar ao Brasil.

Quais foram os dois primeiros países a realizar a expansão marítima?

A partir do século XV, sob a liderança de portugueses e espanhóis, os europeus começam um processo de intensa globalização, a chamada Expansão Marítima.

Quais foram os primeiros países a investirem na expansão marítima europeia no século XV?

Grandes Navegações é o nome que se deu para as expedições de exploração do oceano que aconteceram a partir do século XV. Portugal foi o país que se lançou pioneiramente nessa empreitada, e a conquista de Ceuta, em 1415, é considerada o início das navegações portuguesas.

Quais as invenções contribuíram para a expansão?

Vários fatores contribuíram para as Grandes Navegações. O ocidente conseguia do Oriente açúcar, ouro, porcelanas, pedras preciosas, condimentos (pimenta, cravo), drogas medicinais (bálsamos, ungüentos), perfumes e óleos aromáticos. Para realizar as grandes viagens marítimas, era preciso navios, homens e armas.

O que marcou a expansão marítima portuguesa?

A conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415, foi o marco inaugural da expansão marítima europeia, haja vista que, a partir daí, o processo de expansão evoluiu grandemente, culminando na criação de feitorias ao longo da costa oeste africana, na chegada à Índia e na descoberta do Brasil.

Por que as especiarias valiam tanto?

À época, os europeus buscavam especiarias originárias das regiões tropicais do sul e sudeste asiático, que eram utilizadas para conservar e melhorar o sabor dos alimentos. ... Também eram usadas em perfume, afrodisíaco, incenso e outras aplicações.

O que foram as grandes navegações resposta?

As Grandes Navegações são definidas como um conjunto de expedições marítimas, praticadas por países europeus (com destaque para Portugal e Espanha), que tinham como objetivo chegar ao oriente – território conhecido naquele momento como “Índias” e famoso por suas especiarias.

O que foi a expansão marítima espanhola?

A expansão marítima espanhola favoreceu a conquista de colônias e o fortalecimento da Coroa Espanhola. ... Na época, os reis espanhóis investem no projeto de criação de uma rota que dava acesso às Índias através da navegação do Atlântico rumo a Oeste.

O que foi a expansão marítima e comercial?

A expansão marítimo-comercial foi um processo histórico que ocorreu entre os séculos XV e XVII e que ajudou a Europa a superar a crise dos séculos XIV e XV. ... A tomada de Constantinopla, entreposto comercial entre o Oriente e a Europa, pelos turcos otomanos em 1453, acelerou o processo expansionista.

Qual País foi o primeiro nas grandes navegações?

A era que abrange as primeiras grandes navegações

Portugal é considerada a primeira potência do mundo, pelo investimento em tecnologia marítima e pelo domínio das rotas náuticas no início da Idade Moderna.

Quais os nomes dos dois principais países que fizeram a expansão marítima europeia?

Expansão marítima - Inglaterra, França e Holanda contestam...
  • Tratado de Tordesilhas - Linha divide mundo entre Portugal e Espanha.
  • Grandes navegações - A expansão marítima espanhola.
  • Expansão marítima portuguesa - O pioneirismo português no século 15.

Quais foram os motivos que levaram os europeus a expansão marítima a partir do século XV?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Qual processo histórico se iniciou com a expansão marítima?

Em seu conjunto, esta expansão marítima europeia é mais comumente chamada como as Grandes Navegações. ... As primeiras condições para o desenvolvimento deste processo podem ser datadas ainda do século XVIII, quando ocorreram as invasões islâmicas na Península Ibérica.

Quais foram os países pioneiros nas grandes viagens marítimas e quais foram suas conquistas?

Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. Os pioneiros na expansão marítima europeia foram os portugueses e os espanhóis, seguidos pelos ingleses, franceses e holandeses. ... Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas.

Qual foi o principal motivo das grandes navegações?

- Viagens marítimas feitas com caravelas. - Busca por novas rotas de comércio, principalmente por parte de Portugal que tinha por objetivo chegar às Índias para comprar especiarias para comercializar na Europa. - Houve a descoberta (para os europeus) da América com o contato com novas culturas (indígenas).

O que são especiarias orientais para que servem?

As especiarias são temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nos preparos das comidas. Algumas delas também eram e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.

Quais eram as principais especiarias do período das grandes navegações?

Alguns exemplos de especiarias: pimenta-do-reino, mostarda, cravo, canela, açafrão, noz moscada, etc.

Qual foi a principal consequência das grandes navegações?

Consequências das Grandes Navegações

consolidação do comércio como uma das bases econômicos do período moderno, ... maior valorização de Portugal e Espanha nas questões econômicas, começo da escravização e do comércio de africanos, início dos processos de colonização de territórios em vários continentes.

Artigo anterior
Quanto tempo dura linguiça congelada?
Artigo seguinte
O que é a paz?