O que fazer quando uma pessoa está tendo um surto psicótico?

Perguntado por: Ivo Abreu de Ribeiro  |  Última atualização: 3. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (15 avaliações)

Ela explica que se alguém estiver diante de um paciente em crise psicótica, o ideal é buscar com urgência uma avaliação do médico psiquiatra para orientar o tratamento adequado e manejo ideal em relação aos sintomas que aparecerem. Isso evitará a evolução da doença e situações de risco.

Como agir em caso de surto psicótico?

Em primeiro lugar, praticar a compaixão e a empatia, deixando a estigmatização de lado. As pessoas que sofrem surtos psicóticos precisam ser respeitadas e merecem tratamento adequado. Se você é um parente próximo, faça contato com um profissional psiquiatra de sua confiança e ele lhe indicará o melhor caminho.

Como acalmar surto psicótico?

A melhor maneira de ajudar uma pessoa em surto psicótico é manter a calma e tentar entender a situação o mais rápido possível. Buscar informações sobre os sintomas apresentados pelo indivíduo pode evitar consequências graves, tanto para a pessoa afetada quanto para quem está em volta.

O que fazer em caso de surto psicótico?

Se alguém que você conhece está passando por um desses sintomas psicóticos, é fundamental procurar um hospital psiquiátrico urgentemente. A pessoa pode precisar ser hospitalizada por um período (desde alguns dias até internações mais prolongadas).

O que leva uma pessoa a ter um surto psicótico?

O abuso de substâncias químicas e a dependência química causam alterações cerebrais e podem desencadear um surto psicótico, pois acontecem alterações cerebrais de diversos neurotransmissores que podem acelerar o processo de desequilíbrio emocional”, afirma.

SURTO PSICÓTICO: O que é e como agir?

31 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para a pessoa volta ao normal de um surto psicótico?

Sem tratamento, o surto pode durar semanas e até vários meses. Após saírem do surto, os pacientes podem apresentar sintomas residuais, que normalmente são os sintomas negativos: isolamento social, menor interação afetiva, retraimento e falta de vontade para atividades diversas.

Como saber se uma pessoa está surtando?

Como é uma pessoa surtada? Durante um surto psicótico, paciente pode apresentar alucinações, delírios, ansiedade, agressividade, pensamento ou comportamento desorganizado. Por conta do isolamento social, em função da pandemia de Covid-19, muito tem se falado sobre a importância da saúde mental.

Quais são os tipos de surtos?

Veja a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia
  • Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. ...
  • Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. ...
  • Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários.

Como a família pode reagir ao surto psicótico?

A reação da família em relação ao surto psicótico

Por isso, é muito importante que a família esteja par do indivíduo que possui o diagnóstico, assim, a forma correta de tratamento, é agir com empatia e a busca por assistência médica e psicológica para lidar com o momento de surto.

O que fazer com uma pessoa que não quer fazer tratamento psicológico?

Diante da recusa o médico pode propor outro tratamento. Caso haja discordância insuperável com o representante legal, do paciente menor ou incapaz quanto à terapêutica proposta, o médico deve comunicar o fato às autoridades competentes, visando o melhor interesse do paciente.

O que não fazer durante um surto psicótico?

Não deixe objetos perigosos ao alcance do paciente

Agressividade, euforia, alterações de humor e sensações de perseguição são sintomas comuns do surto psicótico. Além disso, os pacientes não têm uma noção crítica da realidade e podem acabar tomando atitudes impulsivas.

Quais são os tipos de surtos psicóticos?

Estes incluem Esquizofrenia, Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno Psicótico Breve, Transtorno Delirante, transtorno psicótico induzido por substância e transtorno psicótico devido a outra condição médica.

O que é um surto emocional?

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

Como conter um paciente em surto?

O tratamento inicial para um paciente agudamente psicótico na emergência envolve uma completa avaliação inicial e o uso de medicamentos antipsicóticos. Devem-se observar os efeitos colaterais desses medicamentos, pois, por vezes, é necessária intervenção farmacológica para revertê-los.

Como conter um paciente psiquiátrico?

AVALIAÇÃO
  1. Tente deixá-lo à vontade, convide-o a sentar.
  2. Tente ser empático e mostrar ao paciente como ele parece para você.
  3. Postura: sente bem atrás na sua cadeira mas ereto. Isto mostra interesse sem se ameaçador.
  4. Olhe para o paciente: sempre que possível deixe para tomar notas depois.
  5. Não faça movimentos bruscos.

Como é a convivência de uma pessoa com psicose?

Durante um episódio psicótico, os pensamentos e percepções de uma pessoa são perturbados e o indivíduo pode ter dificuldade em entender o que é real e o que não é. Os sintomas da psicose incluem delírios (falsas crenças) e alucinações (ver ou ouvir coisas que os outros não vêem ou ouvem).

O que é surto psicótico agudo?

Transtorno psicótico agudo, caracterizado pela presença de idéias delirantes ou de alucinações relativamente estáveis, mas que não justificam um diagnostico de esquizofrenia (F20. -). Quando as idéias delirantes persistem, o diagnóstico deve ser modificado pelo de transtorno delirante persistente (F22.

Como reconhecer um surto de esquizofrenia?

Diagnóstico da esquizofrenia

A esquizofrenia será diagnosticada quando ambos os critérios a seguir estão presentes: Dois ou mais sintomas característicos (delírios, alucinações, fala desorganizada, comportamento desorganizado, sintomas negativos) persistem por, no mínimo, seis meses.

Qual é a diferença entre esquizofrenia e psicose?

Esquizofrenia é uma doença grave e crônica e sem cura que pode ou não ter sintomas psicóticos ( alucinações, delírios, paranóia), mas tem vezes que o esquizofrênico em vez de sintomas assim exuberantes igual é a psicose, faz é entrar em um quadro cheio de sintomas negativos: falta de energia, falta de vontade, param de ...

Qual a diferença entre esquizofrenia e surto psicótico?

Uma pessoa que tem esquizofrenia pode estar bem ou não. Quando está bem, está com poucos sintomas, relativamente normal. Quando ela não está bem, (tendo alucinações, delírios, ou apresentando-se descontrolada) está em um surto psicótico. Além disso, outras doenças também podem apresentar surtos.

Como se comporta uma pessoa com depressão psicótica?

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

Quem chamar em caso de surto psicótico?

Preparado para atender urgência e emergência 24 horas por dia, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também socorre pessoas em situações de surtos ou transtornos psiquiátricos.

O que é um colapso mental?

É geralmente visto como um período em que o estresse físico e emocional se tornam intoleráveis. Ficamos temporariamente incapazes de nos controlar, colocando em risco nossa integridade física, inclusive. O colapso mental pode durar algumas horas ou ainda dias, impedindo o indivíduo de exercer sua rotina.

Quem tem ansiedade pode ter surto psicótico?

Qualquer pessoa poderá ter um surto psicótico e nao somente as que têm alguma fragilidade psíquica. Acredito que seria mais interessante para você se sua preocupação estivesse mais voltada em procurar ajuda para entender seu funcionamento mental e buscar recursos para lidar com isso!

Quanto tempo dura um quadro psicótico?

Para se tratar de um transtorno psicótico induzido por alguma substância, os sintomas psicóticos não devem ter duração maior do que cerca de 30 dias após a última vez que tenha usado substância em questão.

Artigo anterior
O que deve ter em uma sinopse?
Artigo seguinte
O que é lingua castelhana?