O que fazer quando uma pessoa abre uma empresa no seu nome?

Perguntado por: Denis Martim Pinto Melo  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)

Comunique o fato no portal do empreendedor, no campo “fale conosco”, relatando o fato com detalhes de informações; Guarde toda documentação comprobatória quanto à fraude para futuras provas; Siga monitorando a situação junto à Receita Federal.

Quais os riscos de ter uma empresa em meu nome?

Pois abrir empresa no nome de quem não seja realmente sócio, os chamados “laranjas”, pode ser crime de estelionato/fraude tipificado no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40). Incorrerá no mesmo crime quem permitir o uso de seu nome falsamente como sócio de empresa.

O que acontece se eu usar o nome de outra pessoa?

O Código Penal, nos artigos 307 e 308 descreve os delitos de falsa identidade. O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

Como saber se alguém usaram meu CPF para abrir empresa?

Consulta de CPF no Registrato, do Banco Central

O Registrado é uma plataforma do Banco Central onde o consumidor pode verificar se o seu CPF foi usado para abrir contas ou se há movimentações suspeitas em instituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes.

Como posso saber se alguém está usando o meu CNPJ?

O cadastro no Registrato pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas pelo aplicativo e site do banco de relacionamento ou diretamente com o Banco Central. É preciso estar com o CPF ou CNPJ válido. A consulta no sistema é feita de forma rápida, segura e gratuita.

Abriram uma empresa no meu nome. E agora o que eu faço?

27 questões relacionadas encontradas

Como monitorar seu CNPJ?

Para consultas do próprio CNPJ e/ou CPF, a Serasa Experian oferece o Saúde do seu Negócio, uma solução completa que monitora e disponibiliza um relatório completo sobre a situação do CNPJ e CPF do assinante e envia alertas quando alguém consultar, pré-negativar ou negativar os documentos do próprio assinante.

O que fazer quando alguém usa o seu CPF?

Registrar imediatamente um boletim de ocorrência no caso de perda, furto ou roubo do documento, para que você não seja penalizado em futuras compras. Com o boletim de ocorrência em mãos, notificar de imediato a empresa que concebeu algum crédito em seu CPF e comunicar o seu banco de relacionamento.

Estão usando meu CPF O que devo fazer?

O principal passo é notificar a empresa que concebeu algum crédito em seu CPF e o seu banco sobre a fraude, mostrando também provas sobre o golpe, como as consultas suspeitas em seu CPF ou o Boletim de Ocorrência feito na perda/roubo do documento.

Como saber quais contas estão vinculadas ao meu CPF?

O Banco Central do Brasil (BCB) disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada de REGISTRATO, por meio dela é possível verificar a existência de qualquer conta bancária em seu CPF, o sistema também informa o limite de crédito que possui em cada instituição financeira.

É possível a utilização de nome alheio?

USO INDEVIDO DO NOME. ... O uso do nome alheio, sem prévia permissão, configura ato ilícito, por violar direito de personalidade, protegido constitucionalmente, nos termos do artigo 5º , incisos V e X da CR/88 , gerando ao ofendido direito à reparação dos danos morais decorrentes do desrespeito ao direito da pessoa.

Como passar uma microempresa para o nome de outra pessoa?

A transferência de CNPJ é uma das maneiras de passar sua empresa para outra pessoa. Para isso, é preciso assinar e protocolar na Junta Comercial local uma carta de cessão de direitos sobre a empresa.

Como comprar com o nome de outra pessoa?

Não se pode comprar coisas em nome de outrem, sem a sua devida AUTORIZAÇÃO, isso constitui CRIME e é passível até de prisão, caso consiga a comprovação do ato. Quem vendeu também poderá ser responsabilizado.

É perigoso passar o CNPJ de uma empresa?

1 – As empresas brasileiras correm risco todos os dias

74% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de fraude em relação ao seu CNPJ. Muitas pessoas se enganam acreditando que golpes contra o CNPJ não vão acontecer por pensar que estão sempre atentos ou que não são alvos.

Pode existir mais de uma empresa com o mesmo nome fantasia?

Fique ligado: o nome fantasia não pode fazer referência a outro setor de atuação e também não pode ser igual ao de outra empresa já existente.

Quantas empresas uma pessoa pode ter em seu nome?

Quantas empresas no Simples Nacional pode ter? É possível ter duas ou mais empresas no Simples Nacional, porém o empreendedor deverá ficar atento a algumas questões. Para que as empresas continuem se enquadrando no regime, é necessário considerar a soma do faturamento anual delas.

Como saber se uma pessoa tem conta em algum Banco?

O único site para consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.br.

Como saber se tenho dinheiro em algum lugar?

Como saber se tenho valores a receber?
  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Digite seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;
  3. Se sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar.

Como saber as contas de E-mail que eu tenho?

A maneira mais fácil de descobrir contas esquecidas é usar a funcionalidade de pesquisa em seu provedor de e-mail. Isso também inclui suas outras contas de e-mail. Pesquise por termos como “bem-vindo”, “nova conta”, “senha”, “confirmar e-mail”, “validar conta”, “obrigado por participar” ou “obrigado por se inscrever”.

Como denunciar uso indevido do meu CPF?

Não é possível cancelar ou trocar o número do CPF, somente por meio de mandado judicial. Em caso de roubo, registre um boletim de ocorrência. No caso de uso indevido do seu número, além do registro do boletim de ocorrência, procure um advogado para se informar sobre indenização/reparação pelos prejuízos.

Como bloquear meu CPF para não usarem para compras?

Para solicitar o bloqueio de seu CPF é necessário enviar um e-mail apresentando a documentação listada abaixo como anexo.
  1. Requerimento preenchido e assinado.
  2. Boletim de ocorrência.
  3. Documento pessoal com foto e assinatura.

Como cancelar um CPF clonado?

Vá até a delegacia mais próxima e faça um B.O. (boletim de ocorrência); Em suspeita ou confirmação de uso indevido do documento, junte comprovantes para provar que não era você a usar o documento em determinada situação; Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Acesse Alerta de Documentos Serasa.

Tem como cancelar o CPF e fazer outro?

Você sabia que é possível cancelar um CPF? Mas o cancelamento do Cadastro de Pessoas Físicas só pode ocorrer em duas situações comuns, porém hoje a justiça já está permitindo a troca do número do CPF em situações de fraudes com o documento original.

O que um hacker pode fazer com o CPF?

Dados como CPF, data de nascimento, endereço, situação fiscal e até informações financeiras podem ser utilizados de formas diversas por pessoas mal intencionadas, seja para aplicar um golpe, pegar um empréstimo e sujar o nome da vítima na praça ou até filiar alguém a um partido político.

Como consultar um CNPJ gratuitamente?

É bastante simples e prático fazer a consulta de dívidas no CNPJ. Na Serasa, esta função é gratuita. Basta acessar o Serasa Limpa Nome. Caso você não tenha um cadastro, em poucos minutos, é possível completar um.

Como consultar CNPJ de uma empresa grátis?

O serviço é gratuito no site da Receita Federal. Basta digitar o número do CNPJ desejado no campo indicado. O comprovante de inscrição e a situação cadastral da empresa surgirão na tela. O comprovante atesta que o empreendimento pesquisado realmente existe.

Artigo anterior
Quanto rende 1 metro cúbico de brita?
Artigo seguinte
Vai ter 4 série do ensino médio?