O que fazer quando se perde uma passagem de ônibus?

Perguntado por: Alice Tatiana Matos Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (53 avaliações)

Em casos que o passageiro perde sua passagem, as companhia de ônibus permitem a emissão da segunda via da passagem. Para solicitar o pedido basta: Apresentar um documento com identificação (CPF, Carteira de Motorista, Identidade); Comparecer no guichê da empresa onde comprou o bilhete e solicitar a 2ª via.

Quando se perde o ônibus perde a passagem?

Segundo a ANTT, o passageiro que perdeu o ônibus tem o direito de trocar sua passagem. Isso é dito na Resolução número 4282 de 17 de fevereiro de 2014, onde fica claro que a passagem tem validade de um ano após sua emissão.

Como tirar 2 via de passagem?

O passageiro tem o direito de realizar a emissão da segunda via do seu bilhete apresentando um documento de identificação (CPF, Carteira de Motorista ou RG) no balcão da empresa.

Tem como recuperar passagem de ônibus?

A Lei nº 11.975/2009 assegura ao consumidor o direito de remarcar as passagens de ônibus intermunicipal, interestadual ou internacional ou até mesmo cancelar a viagem e solicitar o reembolso.

Como remarcar passagem de ônibus pela internet?

Quando uma passagem de ônibus é comprada com um portal de vendas de passagens terceirizado, o cliente que quiser o cancelamento ou troca da passagem, deverá entrar em contato diretamente com o portal, respeitando o prazo do pedido ser feito até 3 horas antes da viagem.

PERDEU o ÔNIBUS? Quer CANCELAR ou TROCAR a PASSAGEM? Conheça esse DIREITO do CONSUMIDOR!

15 questões relacionadas encontradas

Como remarcar passagem ônibus?

Vá até o guichê da viação de transporte terrestre que adquiriu a passagem e comunique que perdeu o horário de embarque e que quer remarcar sua viagem, para o mesmo trecho com outro horário ou outro dia. A empresa de ônibus pode efetuar a cobrança de até 20% (vinte por cento) do valor da tarifa a título de remarcação.

Quanto tempo posso remarcar passagem de ônibus?

Você sabia que a sua passagem de ônibus tem validade de um ano? Segundo a Lei 11.975/2009 o passageiro tem o direito de remarcar a sua passagem, a qualquer momento, dentro do prazo de 1 ano. Além disso, segundo a mesma Lei, o passageiro tem o direito de solicitar o reembolso total do valor pago pela passagem.

Como recuperar uma passagem?

De acordo com a ANAC, os passageiros podem cancelar as suas passagens compradas online ou presencialmente em até 24 horas a partir da compra e ter 100% do reembolso, sem a cobrança de nenhuma taxa. Mas esse direito só existe caso a compra seja feita com até 7 dias de antecedência da viagem.

Tem como pegar o dinheiro da passagem de volta?

Em caso de desistência, para receber de volta o que pagou, o passageiro só precisa pedir o reembolso à empresa antes do embarque. Segundo a lei, o passageiro tem direito a escolher se quer o bilhete para outra viagem ou o dinheiro.

Tem como devolver a passagem de ônibus e pegar o dinheiro de volta?

Segundo o advogado do Procon Assembleia, Guilherme Benetti, o consumidor que quiser desistir da viagem pode pedir reembolso, desde que a desistência seja comunicada com até três horas do horário marcado. Porém, é preciso ficar atento, pois a companhia pode cobrar um valor de até 5% do preço da passagem.

Qual valor da segunda via do Bilhete Único?

Além disso, também é cobrada a segunda via nos casos de não entrega do cartão antigo para troca decorrente da transferência de saldo. O valor da emissão da segunda via é de sete tarifas vigentes (R$ 30,10).

Como imprimir comprovante de passagem aérea?

Cartão de embarque

Se preferir, pode imprimi-lo nos totens de autoatendimento da companhia no aeroporto. Seja qual for a sua escolha, agora basta apresentar o cartão de embarque e apertar os cintos para o seu próximo destino.

Como conseguir comprovante de passagem aérea?

Acesse nosso site na seção Declaração de embarque e baixe o documento que atesta que você voou com a gente.
...
No formulário, você deverá informar os seguintes dados:
  1. Código de reserva;
  2. Sobrenome;
  3. Documento de identidade com o qual você viajou.

O que acontece se eu perder o ônibus?

Quem se atrasa e perde o ônibus não tem reembolso, mas a lei garante o direito de remarcação do bilhete até por um ano. O passageiro que não conseguir seus direitos pode reclamar na Agência Nacional de Transportes Terrestres pelo telefone 166.

O que acontece quando se perde a viagem?

O passageiro que perdeu o voo tem, portanto, o direito de usar a mesma passagem em outro voo, simplesmente fazendo o pagamento da taxa de remarcação ou multa, quando remarcar a viagem.

Quanto tempo dura a passagem do bilhete único?

Bilhete Único cadastrado

A Tarifa Integrada Comum de R$ 7,65 permite até três embarques em ônibus diferentes, no período de 3 horas e um embarque no sistema de trilhos, nas duas primeiras horas.

Como cancelar uma passagem que acabei de comprar?

Caso queira cancelar a viagem e pedir reembolso, sem custos, o contato com a companhia aérea deve ser feito em até 24 horas a partir do recebimento do seu comprovante de compra. Essa regra se aplica desde que a compra tenha sido realizada com antecedência de pelo menos sete dias em relação ao voo.

Como é feito o reembolso de passagem aérea?

Embora não seja obrigado, o passageiro pode aceitar o reembolso em crédito, mas o valor e o prazo de validade do crédito precisam ser negociados entre ele e a empresa aérea. Em qualquer caso, a empresa tem 7 dias para fazer o reembolso, contados a partir do pedido do passageiro. O reembolso não é corrigido pelo INPC.

Como pedir reembolso ClickBus?

Para realizá-lo, basta entrar no site da ClickBus, ir na aba Atendimento, clicar em "Cancelar Pedido" e preencher com o Número do Pedido ClickBus e o E-mail cadastrado no ato da compra, para receber o e-mail de "solicitação de cancelamento".

Qual o valor para remarcar uma passagem aérea?

Durante a pandemia, as companhias aéreas nacionais não estão cobrando multa para alteração de voos. Caso o seu voo tenha sido cancelado, você poderá remarcar a viagem sem pagar nada. Se o voo estiver confirmado, você será cobrado da diferença de tarifa entre o voo original e a nova viagem.

Como entrar em contato com a central do Clickbus?

É importante consultar diretamente com a empresa de ônibus. Para remarcar sua passagem você deve ir direto ao guichê. SAC 4020-0148 - 0800 038 6013 - WhatsApp +55 (11) 9 6924-6966 - E-mail suporte@clickbus.com.br - de seg. à sex.

O que acontece se não comparecer no voo?

O que acontece quando o passageiro não embarca em seu voo depende inteiramente da companhia aérea e do tipo de passagem escolhida. Passagens mais baratas costumam ter multas maiores, enquanto as passagens mais caras podem não apresentar nenhum tipo de multa, além de permitirem o reembolso em casos de no-show.

Como pegar as passagens compradas pela internet?

Quando você compra pela internet, é necessário retirar passagem de ônibus no guichê da empresa que você vai viajar.

Como consultar passagem aérea pelo CPF?

Selecione a opção “Minhas Reservas”. Selecione a opção “Localizador”. Digite o código da reserva e o último sobrenome de uma das pessoas que irá voar, isso será o suficiente para iniciar o processo de check-in.

Como solicitar comprovante de embarque gol?

A declaração de embarque poderá ser realizada no atendimento online disponível no site GOL, via e-mail disponível no site GOL, ou se preferir, por telefone, no número 0800 704 0465.

Artigo anterior
Porque o nome XR?
Artigo seguinte
Qual o verdadeiro símbolo da Adidas?