O que fazer quando se perde uma passagem de ônibus?
Perguntado por: Alice Tatiana Matos Moreira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (53 avaliações)
Em casos que o passageiro perde sua passagem, as companhia de ônibus permitem a emissão da segunda via da passagem. Para solicitar o pedido basta: Apresentar um documento com identificação (CPF, Carteira de Motorista, Identidade); Comparecer no guichê da empresa onde comprou o bilhete e solicitar a 2ª via.
Quando se perde o ônibus perde a passagem?
Segundo a ANTT, o passageiro que perdeu o ônibus tem o direito de trocar sua passagem. Isso é dito na Resolução número 4282 de 17 de fevereiro de 2014, onde fica claro que a passagem tem validade de um ano após sua emissão.
Como tirar 2 via de passagem?
O passageiro tem o direito de realizar a emissão da segunda via do seu bilhete apresentando um documento de identificação (CPF, Carteira de Motorista ou RG) no balcão da empresa.
Tem como recuperar passagem de ônibus?
A Lei nº 11.975/2009 assegura ao consumidor o direito de remarcar as passagens de ônibus intermunicipal, interestadual ou internacional ou até mesmo cancelar a viagem e solicitar o reembolso.
Como remarcar passagem de ônibus pela internet?
Quando uma passagem de ônibus é comprada com um portal de vendas de passagens terceirizado, o cliente que quiser o cancelamento ou troca da passagem, deverá entrar em contato diretamente com o portal, respeitando o prazo do pedido ser feito até 3 horas antes da viagem.
PERDEU o ÔNIBUS? Quer CANCELAR ou TROCAR a PASSAGEM? Conheça esse DIREITO do CONSUMIDOR!
Como remarcar passagem ônibus?
Vá até o guichê da viação de transporte terrestre que adquiriu a passagem e comunique que perdeu o horário de embarque e que quer remarcar sua viagem, para o mesmo trecho com outro horário ou outro dia. A empresa de ônibus pode efetuar a cobrança de até 20% (vinte por cento) do valor da tarifa a título de remarcação.
Quanto tempo posso remarcar passagem de ônibus?
Você sabia que a sua passagem de ônibus tem validade de um ano? Segundo a Lei 11.975/2009 o passageiro tem o direito de remarcar a sua passagem, a qualquer momento, dentro do prazo de 1 ano. Além disso, segundo a mesma Lei, o passageiro tem o direito de solicitar o reembolso total do valor pago pela passagem.
Como recuperar uma passagem?
De acordo com a ANAC, os passageiros podem cancelar as suas passagens compradas online ou presencialmente em até 24 horas a partir da compra e ter 100% do reembolso, sem a cobrança de nenhuma taxa. Mas esse direito só existe caso a compra seja feita com até 7 dias de antecedência da viagem.
Tem como pegar o dinheiro da passagem de volta?
Em caso de desistência, para receber de volta o que pagou, o passageiro só precisa pedir o reembolso à empresa antes do embarque. Segundo a lei, o passageiro tem direito a escolher se quer o bilhete para outra viagem ou o dinheiro.
Tem como devolver a passagem de ônibus e pegar o dinheiro de volta?
Segundo o advogado do Procon Assembleia, Guilherme Benetti, o consumidor que quiser desistir da viagem pode pedir reembolso, desde que a desistência seja comunicada com até três horas do horário marcado. Porém, é preciso ficar atento, pois a companhia pode cobrar um valor de até 5% do preço da passagem.
Qual valor da segunda via do Bilhete Único?
Além disso, também é cobrada a segunda via nos casos de não entrega do cartão antigo para troca decorrente da transferência de saldo. O valor da emissão da segunda via é de sete tarifas vigentes (R$ 30,10).
Como imprimir comprovante de passagem aérea?
Cartão de embarque
Se preferir, pode imprimi-lo nos totens de autoatendimento da companhia no aeroporto. Seja qual for a sua escolha, agora basta apresentar o cartão de embarque e apertar os cintos para o seu próximo destino.
Como conseguir comprovante de passagem aérea?
...
No formulário, você deverá informar os seguintes dados:
- Código de reserva;
- Sobrenome;
- Documento de identidade com o qual você viajou.
O que acontece se eu perder o ônibus?
Quem se atrasa e perde o ônibus não tem reembolso, mas a lei garante o direito de remarcação do bilhete até por um ano. O passageiro que não conseguir seus direitos pode reclamar na Agência Nacional de Transportes Terrestres pelo telefone 166.
O que acontece quando se perde a viagem?
O passageiro que perdeu o voo tem, portanto, o direito de usar a mesma passagem em outro voo, simplesmente fazendo o pagamento da taxa de remarcação ou multa, quando remarcar a viagem.
Quanto tempo dura a passagem do bilhete único?
Bilhete Único cadastrado
A Tarifa Integrada Comum de R$ 7,65 permite até três embarques em ônibus diferentes, no período de 3 horas e um embarque no sistema de trilhos, nas duas primeiras horas.
Como cancelar uma passagem que acabei de comprar?
Caso queira cancelar a viagem e pedir reembolso, sem custos, o contato com a companhia aérea deve ser feito em até 24 horas a partir do recebimento do seu comprovante de compra. Essa regra se aplica desde que a compra tenha sido realizada com antecedência de pelo menos sete dias em relação ao voo.
Como é feito o reembolso de passagem aérea?
Embora não seja obrigado, o passageiro pode aceitar o reembolso em crédito, mas o valor e o prazo de validade do crédito precisam ser negociados entre ele e a empresa aérea. Em qualquer caso, a empresa tem 7 dias para fazer o reembolso, contados a partir do pedido do passageiro. O reembolso não é corrigido pelo INPC.
Como pedir reembolso ClickBus?
Para realizá-lo, basta entrar no site da ClickBus, ir na aba Atendimento, clicar em "Cancelar Pedido" e preencher com o Número do Pedido ClickBus e o E-mail cadastrado no ato da compra, para receber o e-mail de "solicitação de cancelamento".
Qual o valor para remarcar uma passagem aérea?
Durante a pandemia, as companhias aéreas nacionais não estão cobrando multa para alteração de voos. Caso o seu voo tenha sido cancelado, você poderá remarcar a viagem sem pagar nada. Se o voo estiver confirmado, você será cobrado da diferença de tarifa entre o voo original e a nova viagem.
Como entrar em contato com a central do Clickbus?
É importante consultar diretamente com a empresa de ônibus. Para remarcar sua passagem você deve ir direto ao guichê. SAC 4020-0148 - 0800 038 6013 - WhatsApp +55 (11) 9 6924-6966 - E-mail suporte@clickbus.com.br - de seg. à sex.
O que acontece se não comparecer no voo?
O que acontece quando o passageiro não embarca em seu voo depende inteiramente da companhia aérea e do tipo de passagem escolhida. Passagens mais baratas costumam ter multas maiores, enquanto as passagens mais caras podem não apresentar nenhum tipo de multa, além de permitirem o reembolso em casos de no-show.
Como pegar as passagens compradas pela internet?
Quando você compra pela internet, é necessário retirar passagem de ônibus no guichê da empresa que você vai viajar.
Como consultar passagem aérea pelo CPF?
Selecione a opção “Minhas Reservas”. Selecione a opção “Localizador”. Digite o código da reserva e o último sobrenome de uma das pessoas que irá voar, isso será o suficiente para iniciar o processo de check-in.
Como solicitar comprovante de embarque gol?
A declaração de embarque poderá ser realizada no atendimento online disponível no site GOL, via e-mail disponível no site GOL, ou se preferir, por telefone, no número 0800 704 0465.
Porque o nome XR?
Qual o verdadeiro símbolo da Adidas?