O que fazer quando o réu não apresenta contestação?

Perguntado por: Laura Verónica Soares Almeida Brito  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

'Art. 344 Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

Quando o réu apresenta contestação intempestiva?

Se o réu apresenta contestação intempestiva, configurada está a revelia. Havendo revelia, presumem-se verdadeiros os fatos afirmados pelo autor na inicial, ressalvadas as hipóteses legais.

O que fazer quando perde prazo para contestação?

Entretanto, como nada no Direito é absoluto, em casos excepcionais, a contestação pode ser apresentada após o prazo legal e, assim, dar origem a nova abertura da instrução, desde que o estágio do processo o permita, como, por exemplo, não tenha havido sentença.

Quando a parte não apresenta defesa?

1. Introdução. A revelia é um fato processual, que consiste na ausência de apresentação de defesa, que pode ocorrer tanto porque o réu, apesar de citado, não compareceu em juízo, quanto em razão do demandado deixar de juntar resposta mesmo estando presente à audiência, conforme esclarece Fredie Didier Jr.

O que é revelia parcial?

Fala-se em revelia parcial a partir do momento em que o demandado deixa de impugnar algum ou alguns dos fatos narrados pelo autor na exordial.

PERDEU PRAZO PARA CONTESTAR - CALMA! NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

29 questões relacionadas encontradas

Quando cabe à revelia?

Revelia: quando o réu é comunicado oficialmente do processo e não se defende. O artigo 344 do Código de Processo Civil, descreve a revelia como o ato de o réu deixar de se defender, mesmo tendo sido citado, ou oficialmente informado, por ato da justiça, da existência de um processo judicial contra ele.

O que acontece se contestar fora do prazo?

CONTESTAÇÃO APRESENTADA FORA DO PRAZO. DECRETAÇÃO DA REVELIA. - Apresentada a contestação fora do prazo de 15 dias a que faz referência o artigo 241 ,I, CPC , é de rigor a decretação da revelia, em inteligência do quanto disposto no artigo 319 , CPC .

O que acontece depois de decorrido o prazo?

O que acontece depois do decurso de prazo? Depois que o prazo chega ao fim, o processo segue seu andamento normal. O ato processual que será praticado a seguir é variável e vai depender do momento em que se encontra a ação.

O que fazer quando se perde o prazo de apelação?

Caso o condenado tenha recorrido e o advogado constituído tenha sido desidioso o apelante será intimado para constituir novo advogado, no silência ser-lhe-á nomeado defensor dativo ou acionada a defensoria pública.

O que é contestação extemporânea?

A contestação extemporânea atrai a incidência dos efeitos da revelia, notadamente o material (presunção de veracidade dos fatos narrados na inicial), tornando inviável a análise de alegações de fato pelo Juízo ad quem, por estarem albergadas pelo manto da preclusão.

Qual o prazo para contestação quando há vários réus?

231, §1°, do CPC), sendo que o prazo para responder ser-lhes-á comum (art. 335, §1° do CPC), isto é, corre ao mesmo tempo para todos eles. Mas, se não estiverem representados pelo mesmo advogado, será contado em dobro – 30 dias (art.

O que é uma contestação tempestiva?

É tempestiva a contestação apresentada dentro do prazo estipulado no mandado, ainda que nele conste prazo diverso do disposto em lei. Não pode a parte ser prejudicada por erro do judiciário.

Quando perde o prazo no processo?

A perda do prazo de uma contestação, por exemplo, pode implicar na revelia do réu. Esta por sua vez, em conformidade ao art. 344 do Novo CPC, gera a presunção de veracidade. Portanto, é a perda do momento de defesa, o que pode levar o réu à perda da ação em julgamento antecipado do mérito.

Quando parte perde prazo?

A temporal é o tipo mais comum de preclusão, pois é aquela que ocorre quando a parte perde o direito de realizar o ato específico por perder o prazo estipulado para tal. Dessa forma, torna o ato processual intempestivo. O artigo 223 do Novo CPC apresenta a preclusão temporal da seguinte forma: “Art.

Qual a consequência processual se a interposição não for apresentada dentro do prazo?

Tal dispositivo versa sobre a resposta do réu à acusação, sendo crucial neste momento colacionar o seu § 2º, in verbis : “Não apresentada a resposta no prazo legal, ou se o acusado, citado, não constituir defensor, o juiz nomeará defensor para conceder a vista dos autos por 10 (dez) dias.

Que significa decorrido prazo em um processo?

Indica que foi encerrado o prazo dado para que uma das partes realizasse algum ato no processo.

O que significa decorrido o prazo para o reclamante?

2 respostas. O decurso do prazo para o reclamante quer dizer que o período que ele tinha para realizar um ato processual já esgotou. Somente com a leitura do processo seria possível identificar que ato era esse.

O que é sob pena de preclusão?

Preclusão - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)

É a perda do direito de manifestar-se no processo, isto é, a perda da capacidade de praticar os atos processuais por não os ter feito na oportunidade devida ou na forma prevista. É a perda de uma faculdade processual, isto é, no tocante à prática de determinado ato processual.

Qual o efeito processual da revelia?

Os efeitos da revelia não abrangem as questões de direito, tampouco implicam renúncia a direito ou a automática procedência do pedido da parte adversa. Acarretam simplesmente a presunção relativa de veracidade dos fatos alegados pelo autor.

O que acontece se o autor não impugnar a contestação?

A ausência de impugnação aos cartões de ponto apresentados com a contestação não torna incontroversos os fatos alegados em defesa, admitindo-se apenas a presunção de veracidade dos documentos. Trata-se, contudo, de presunção relativa, que comporta prova em contrário.

Quando ocorre a revelia no processo penal?

Não obstante, é comum a decretação da revelia quando o denunciado não comparece na audiência de instrução e julgamento, ou quando citado por hora certa, não comparece em juízo e não constitui advogado, sendo-lhe nomeado Defensor Dativo para que apresente a sua defesa no prazo legal, à sua revelia (art.

É possível reverter revelia?

Se a sentença foi proferida sem que o réu tenha sido citado ou num caso em que a citação foi inválida (hipóteses em que, rigorosamente, a revelia reconhecida no processo não teria sequer acontecido), pode o réu propor uma demanda autônoma, por meio da qual impugnará a sentença.

Tem como recorrer à revelia?

Revel pode apresentar novos argumentos jurídicos na apelação, diz STJ. O efeito devolutivo da apelação não está adstrito à revisão dos fatos e das provas dos autos, mas especialmente das consequências jurídicas que lhes atribuiu a sentença.

O que acontece se o advogado não devolver o processo no prazo?

Se o advogado for intimado pessoalmente e não devolver o autos no prazo de 3 (três) dias, perderá o direito à vista fora de cartório e incorrerá em multa correspondente à metade do salário mínimo.

O que acontece se eu perder um processo civil?

Isso porque se perder o processo terá que pagar os honorários sucumbenciais, ou seja, paga seu advogado para prestar o serviço, perde a ação e ainda tem que ter dinheiro para pagar o outro advogado que o venceu e já recebeu do seu cliente.

Artigo anterior
Quando o cartão da Caixa vence o banco manda outro?
Artigo seguinte
O que é terroir?