O que é o método de custeio direto?

Perguntado por: Artur Nelson Carneiro Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

O custeio direto, ou custeio variável, é um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos.

Qual a definição de custeio direto?

O Conceito do Custeio Direto

Visa o custeio direto dar maior flexibilidade à determinação dos preços de venda e do lucro da emprêsa, separando as despesas fixas de fabricação, de vendas e de administração (que são debitadas diretamente à conta de lucros e perdas) dos custos diretamente variáveis com a produção.

O que é sistema de custeio variável ou direto?

O método de custeio variável é também chamado de método de custeio direto. Ele é um dos mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente entre as da indústria e do comércio. Simples e objetiva, essa metodologia considera como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos.

O que são custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

Qual a vantagem do custeio direto?

Custeio Variável (custeio direto)

Este método é responsável por fornecer a margem de contribuição, indicador fundamental para o planejamento estratégico da empresa, pois ajuda a precificar produtos e serviços e saber como cada produto está contribuindo para o resultado total da organização.

Método de custeio direto

20 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e desvantagens do método ABC?

Vantagens e desvantagens da aplicação do custeio ABC
  • informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;
  • adequar-se mais facilmente às empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades;
  • menor necessidade de rateios arbitrários;

Quais são as principais vantagens na utilização do método ABC?

Vantagens e desvantagens do Custeio ABC
  • Melhor qualidade nas informações dos custos de produção ou serviços;
  • Pode ser usado como um sistema de contabilidade de gestão;
  • Menor necessidade de rateios arbitrários;
  • Identifica quais produtos ou serviços consomem mais recursos e seus consequentes gastos;

O que são custos indiretos exemplos?

Ao contrário dos diretos, os custos indiretos são aqueles em que é difícil atribuir um valor para cada unidade produzida. No caso da indústria de ração, por exemplo, seria quase impossível determinar o custo exato de água ou energia elétrica para produzir cada quilo do produto.

Quais são os custos diretos?

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

Como classificar custo direto e indireto?

O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.

São exemplos de custos variáveis?

Exemplos de custos variáveis
  • Matérias-primas;
  • Embalagens;
  • Combustível (caso a pessoa use o carro para trabalhar);
  • Mão-de-obra temporária;
  • Entre outros custos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.

Quais as principais características do custeio direto ou variável?

O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício.

Como se faz o custeio variável?

Cálculo custos variáveis: Método 1
  1. O primeiro passo a se fazer é identificar os custos fixos e os variáveis;
  2. Escolha um período de tempo e some todos as despesas variáveis de um período;
  3. Depois, faça a divisão das despesas variáveis pelo volume de produção.

Qual a diferença de custeio por absorção e custeio direto?

“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios.

Quais são os métodos de custeio?

Quais são os métodos de custeio mais usados no mercado?
  1. Custeio variável. O método de custeio variável é utilizado, principalmente, por organizações do ramo industrial e comercial. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC. ...
  4. Custeio UEP. ...
  5. Custeio Padrão.

Como funciona o método ABC?

O sistema do Custeio ABC identifica custos indiretos, levando em conta todas as atividades, porém considerando cada uma delas de forma específica. Assim, o sistema de Custeio ABC ordena as atividades que “sugam” mais recursos da empresa. Essa ordenação não ocorre em outros sistemas de custeio.

O que é custo direto Cite três exemplos?

Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam: Mão de obra diretamente envolvida na produção; Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas); Materiais de embalagem.

Quais são os tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Quais são os custos indiretos de uma empresa?

Entre as formas mais comuns de custos indiretos estão:
  • Os salários de funcionários que não trabalham na fábrica;
  • A depreciação e a manutenção de equipamentos;
  • As contas de água, energia elétrica, internet e telefonia;
  • O material de escritório e limpeza.

São vantagens do sistema de custeio ABC aplicado a logística?

A importância que se dá à utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem ...

Quais as vantagens na utilização da metodologia de custeamento por atividades?

- Proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos; - Identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade; - Pode se empregado em diversos tipos de empresa; - Possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto.

Quando o método de Custeio ABC é recomendado?

O ABC normalmente é recomendado para empresas que tenham departamentos de custos e contabilidade bem estruturados e que os demais métodos de custeio não estão atendendo as necessidades da empresa de forma satisfatória, porque quando a empresa faz a opção por esse método obrigatoriamente ela terá que utilizar o custeio ...

Quais as vantagens e desvantagens que obtemos utilizando o orçamento de custo indireto de fabricação?

Assim sendo, como vantagem pode - se citar a previsão mais rápida que se recebe sobre determinado material. Nesse sentido, como desvantagem pode - se citar que por vezes o custo indireto pode não estimar o valor exato de produção o que em larga escala trará alterações.

Porque o ABC não é aceito para fins fiscais?

falta de pessoal competente, qualificado e experiente para implantação e acompanhamento; necessidade de formulação de procedimentos padrões; não é aceito pelo fisco; maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usa-las.

Porque as indústrias normalmente não utilizam o ABC?

Dentre as empresas pesquisadas por Clarke (1999) que rejeitaram o uso do ABC, por exemplo, foram apontadas as seguintes razões para isto: as dificuldades em identificar e selecionar direcionadores de custos (15% das empresas); o uso de software inadequado (8% das empresas); a falta de recursos adequados (23% das ...

Artigo anterior
Como a LGPD afeta a minha empresa?
Artigo seguinte
Quantos tipos de cartórios existem no Brasil?