O que fazer quando o réu é revel?

Perguntado por: Vera Yasmin Lourenço Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (10 avaliações)

13 – O réu revel pode propor, contra o autor, uma demanda conexa, baseada em alegações fáticas que contrariem as alegações feitas pelo autor no processo em que a revelia aconteceu.

O que acontece depois que o juiz decreta à revelia?

A revelia produz três efeitos: a presunção da veracidade dos fatos alegados pelo autor, desnecessidade de intimação do réu revel e o julgamento antecipado por mérito.

Tem como recorrer à revelia?

Revel pode apresentar novos argumentos jurídicos na apelação, diz STJ. O efeito devolutivo da apelação não está adstrito à revisão dos fatos e das provas dos autos, mas especialmente das consequências jurídicas que lhes atribuiu a sentença.

Quando o réu vira Revel?

A revelia é instituto processual, que pune a contumácia do Réu. ... Quando uma parte não se desincumbe do ônus de colaboração, quedando-se inerte, há a contumácia, que pode ser do autor ou do réu, especificamente quando a não colaboração vem do réu, ocorre a revelia.

O que significa o réu será considerado revel?

Revelia: quando o réu é comunicado oficialmente do processo e não se defende. O artigo 344 do Código de Processo Civil, descreve a revelia como o ato de o réu deixar de se defender, mesmo tendo sido citado, ou oficialmente informado, por ato da justiça, da existência de um processo judicial contra ele.

REVELIA AULA 02 - SOLUÇÃO PARA O RÉU REVEL PRODUZIR E APRESENTAR PROVAS [ILUSTRADA]

34 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a intimação do réu revel no Processo Civil?

346 determinar que o réu revel não precisa ser intimado dos atos processuais, o art. 513, § 2º, inciso II, do CPC/2015, preceitua que no início do cumprimento de sentença o réu revel (exceto o que foi citado por edital) deve ser intimado para cumprimento da decisão judicial por meio de carta com aviso de recebimento.

É possível afastar os efeitos da revelia ou não aplicá los?

322 do CPC possibilita ao réu revel intervir no processo em qualquer fase em que se encontra, a apresentação de reconvenção, sem contestação em peça autônoma, pode ensejar a improcedência dos pedidos formulados pelo autor, afastando-se os efeitos da revelia.

O que fazer quando o réu não contesta a ação?

'Art. 344 Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

É possível alterar o pedido em caso de réu revel?

Art. 321, CPC "Ainda que ocorra revelia, o autor não poderá alterar o pedido, ou a causa de pedir, nem demandar declaração incidente, salvo promovendo nova citação do réu, a quem será assegurado o direito de resposta no prazo de 15(quinze) dias".

O que é a pena de revelia?

Trata-se da ocasião em que, mesmo sem comparecer ao julgamento, o réu se manifesta por meio de um procurador. O réu julgado à revelia tem o direito de se manifestar em qualquer momento do julgamento.

Quando não ocorre os efeitos da revelia?

A revelia não produz o efeito mencionado no art. 344 se: II – o litígio versar sobre direitos indisponíveis. Assim, quando a demanda envolve algum tipo de direito indisponível das partes, os efeitos da revelia não serão aplicados.

Qual a diferença de revelia para efeito material da revelia?

Essa a diferença entre matéria de fato e matéria unicamente de direito: quando a matéria é de fato e de direito, temos que comprovar ambos e se houver revelia perdemos a ação porque admitimos que os fatos narrados pelo autor são verdadeiros.

Quando é possível o julgamento antecipado da lide?

São duas as hipóteses do julgamento antecipado da lide, conforme art. 330 do CPC: I - quando a questão de mérito for exclusivamente de direito, ou, sendo de direito e de fato, não houver necessidade de produzir prova em audiência. II - quando ocorrer a revelia (art.

Quando o réu perdeu o prazo da contestação?

Não apresentada a contestação no prazo legal, o réu sofrerá conseqüências, processuais e materiais, desfavoráveis, sofrendo o ônus por não ter praticado o ato processual tempestivamente. Os atos que as partes praticam no processo decorrem do exercício de ônus, deveres, poderes e faculdades.

O que o réu não contestar na defesa não poderá o fazer posteriormente?

Princípio da eventualidade

Esse princípio diz que as defesas devem ser totalmente apresentadas de uma só vez, em caráter subsidiário, ou seja, uma vez que não poderá posteriormente modificar a sua defesa. Vale salientar, que o réu precisa se defender-se de todas as alegações sob pena de revelia.

Qual o prazo para o réu apresentar contestação?

– Nos termos do inciso I, do art. 335, do CPC/2015, “o réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será da data da audiência de conciliação ou de mediação (…), quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição”.

É possível tomar alguma atitude no processo mesmo após a ocorrência da revelia?

Parágrafo único. O revel poderá intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar. Há ainda um terceiro efeito que decorre das consequências da revelia, que é o julgamento antecipado da lide, de acordo com o art. 355, II do NCPC.

É possível aplicar os efeitos da revelia a João Pedro Mesmo não tendo sido citado pessoalmente para apresentar a contestação a reconvenção?

não poderá aplicar os efeitos da revelia, pois a ação versa sobre direito indisponível. deve reconhecer e aplicar os efeitos da revelia, presumindo verdadeiros os fatos alegados pelo autor. deve ordenar nova citação do requerido, obrigando-o a apresentar resposta.

Quando se tratar de direito indisponível da parte os efeitos da revelia somente poderão ser declarados quando houver requerimento formal do autor?

Por se tratar de direito indisponível da parte, os efeitos da revelia somente poderão ser declarados quando houver requerimento formal da parte adversa. As alegações de fato formuladas pelo autor que estiverem em contradição com prova constante dos autos não se presumem verdadeiras.

Qual é o entendimento do STJ em relação a intimação da sentença ao réu revel?

A jurisprudência do STJ é tão segura quanto à desnecessidade de nova intimação pessoal do revel, que a dispensa mesmo nos casos em que a revelia tenha decorrido de citação ficta, conforme expressa aresto abaixo: PROCESSUAL CIVIL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. INÍCIO DO PRAZO PARA O CUMPRIMENTO VOLUNTÁRIO DA DECISÃO.

Quando o réu não recebe a intimação?

Ou seja, significa que o não cumprimento da intimação nesse caso fará com que a parte que abriu o processo ganhe a causa. Sendo o processo da esfera penal por exemplo, a consequência pelo não comparecimento em audiência, o processo seguirá sem a defesa do réu.

Como corre os prazos contra o réu revel ele poderá intervir no processo em outros momentos?

O revel poderá intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar.” ... 322 que contra o revel correrão os prazos independentemente de intimação, podendo ele, entretanto, intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontra.

Qual artigo do julgamento antecipado da lide?

O instituto do julgamento antecipado da lide encontra-se disciplinado no art. 355 do CPC, aplicável em caso de revelia ou quando a questão de mérito for unicamente de direito ou, se de direito e de fato, não houver necessidade de se produzir provas em audiência.

É hipótese de julgamento antecipado do mérito?

Na hipótese de julgamento antecipado, a decisão será proferida com base no art. 487, I, do NCPC. No julgamento antecipado, o juiz analisar o mérito sem entrar nas fases saneadora e instrutória.

Quais as hipóteses legais e os requisitos para que seja possível o julgamento antecipado parcial do mérito?

O juiz resolverá parcialmente o mérito quando um ou mais dos pedidos formulados ou parte deles for incontroverso ou estiver em condições de solução imediata. A outra parcela da lide será, então, submetida à instrução probatória.

Artigo anterior
Qual astro pode ser visto durante o dia?
Artigo seguinte
O que é enredo e exemplo?