O que fazer quando não encontra o cheque devolvido?

Perguntado por: Ariana Sá de Carvalho  |  Última atualização: 26. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

Cheque devolvido sem fundos: A credora, ao receber o pagamento da dívida, deve restituir o cheque de imediato. Porém, se o cheque tiver sido extraviado, o consumidor deve exigir a carta de anuência, que é uma declaração discriminando os dados do título e informando que o débito foi quitado.

O que fazer quando não encontrar cheque devolvido?

Como regularizar o cheque devolvido?
  1. Identificar os dados do cheque sem fundos. A primeira coisa que você precisa fazer é identificar os dados do cheque, ou seja, para quem ele foi emitido, valor e data de emissão. ...
  2. Procurar o credor para quitar a dívida. ...
  3. Restituir o cheque devolvido e solicitar a baixa no banco.

O que fazer quando não se acha um cheque devolvido?

Procure a agência bancária que solicitou a inclusão do seu cheque no CCF consultando o banco no qual você tem conta. Solicite à instituição financeira o número, o valor e a data do cheque. Procure a pessoa ou a instituição para a qual você emitiu esse cheque e regularize o débito para recuperar o documento.

Como encontrar um cheque que foi devolvido?

É possível consultar o CCF acessando o Sistema Registrato, do Banco Central, e solicitando o relatório. O documento gerado serve para: conferir se algum cheque que emitiu foi devolvido; consultar informações de um cheque devolvido para regularizar a situação.

Como pagar um cheque devolvido que sumiu?

Por isso, tão logo tiver alguma folha cheque roubada, furtada ou extraviada, o consumidor deve registrar um boletim de ocorrência e, após isso, comunicar o ocorrido à instituição bancária na qual é correntista, levando consigo a ocorrência policial, e solicitar a sustação do cheque roubado, furtado ou perdido.

CHEQUE SEM FUNDO E SUAS CONSEQUÊNCIAS | JORGE LORDELLO

42 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para reapresentação de um cheque?

17 - A devolução de cheque reapresentado antes do intervalo mínimo de dois dias úteis, contados a partir do dia útil imediato ao da sua primeira apresentação, não constitui motivo para interrupção do prazo de reapresentação de cheque inicialmente devolvido com insuficiência de fundos.

Quanto tempo leva para limpar o nome de cheque devolvido?

No Brasil, a prescrição de um cheque ocorre em seis meses, a partir da data de emissão, para ser apresentado ao banco. Após esse período, o cheque perde a validade para ser compensado. No entanto, a falta de fundos em um cheque não implica, por si só, a caducidade do instrumento.

Pode cobrar cheque com mais de 5 anos?

Isso porque, se a pessoa perder o prazo de seis meses para desconto, pode cobrar em até 5 anos do dia seguinte à data da emissão do cheque, como aponta a súmula 503 do STJ, desde que seja interposta ação monitória ou de cobrança, segundo o art.

Pode reapresentar cheque devolvido motivo 48?

Diferentemente de outros motivos de devolução, o motivo 48 não implica automaticamente protesto. Em alguns casos, a instituição financeira pode orientar sobre as medidas a serem tomadas, como a necessidade de regularização junto ao beneficiário ou a reemissão do cheque com as devidas informações.

Pode reapresentar cheque devolvido motivo 39?

Conforme conversamos no número cadastrado, o banco de origem devolveu o cheque pelo motivo 39 e esse motivo não é passível de reapresentação. Você precisará verificar diretamente com banco de origem ou solicitar um novo cheque.

Quantas vezes o cheque pode ser devolvido?

Após duas tentativas de ter seu cheque aceito junto à sua instituição financeira, se não houver regularização das situações pendentes, seu nome entra no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), bem como de empresas que fornecem informações tanto de negócios quanto de crédito, como a Boa Vista.

O que fazer quando o cheque e devolvido pelo motivo 31?

O que é o motivo 31 de cheque devolvido

Quando um cheque é devolvido com esse motivo, significa que foram identificadas falhas no cheque pela instituição financeira. Essas falhas podem ser ausência de data de emissão, mês grafado numericamente, falta de assinatura ou omissão do valor por extenso.

O que fazer quando o cheque e devolvido pelo motivo 44?

44: cheque prescrito, ou seja, ultrapassou o prazo estabelecido para sua apresentação e não pode mais ser aceito para pagamento. 45: relacionado a cheques emitidos por entidades obrigadas a realizar movimentação e utilização de recursos do Tesouro Nacional mediante uma Ordem Bancária específica.

O que fazer quando o cheque e devolvido pelo motivo 22?

Pelo que você esta apresentando, a alínea 22 (Divergência ou insuficiência de assinatura) não é passível de protesto ou negativação na Serasa. A solução que dou à você é procurar o emissor do cheque e receber os valores diretamente.

Pode cobrar um cheque depois de 2 anos?

Nesse caso, o prazo para ingressar com a ação é de 6 meses, contados da expiração do prazo de apresentação. Porém, caso o pagamento não seja feito nesse período ou a ação executiva não seja apresentada, é possível entrar com uma ação de cobrança, ou ação monitória, dentro do prazo de 5 anos.

Quantos anos uma dívida não pode ser cobrada?

A maioria das dívidas prescrevem após 5 anos. Passado esse período, o seu nome é retirado da lista dos órgãos de restrição de crédito.

Sou obrigado a pagar um cheque prescrito?

Cheques prescritos perdem a condição de serem cobrados, a não ser por ajuizamento de ação feita por titulares que comprovem ser os legítimos donos. O prazo para desconto de cheque é de 30 dias na mesma praça ou de 60 dias em praças diferentes.

O que acontece com cheque sem fundo depois de 5 anos?

Passados os 6 meses iniciais da emissão do cheque sem fundo, a empresa ainda tem o prazo de 5 anos para mover uma ação monitória na Justiça. Há ainda a opção de uma ação de cobrança comum, que é mais demorada e com menores chances de recuperação de crédito.

O que acontece com um cheque sem fundo depois de 5 anos?

Deve ser feita por uma execução de título extrajudicial com o prazo de 6 meses; Depois de 6 meses, a instituição pode entrar com uma ação de cobrança; Depois de 5 anos, a dívida prescreve.

Quanto tempo o banco tem para entrar na Justiça cobrando uma dívida?

Quanto tempo o banco tem para entrar na justiça cobrando uma dívida? Qual o prazo de prescrição de uma dívida bancária? RESPOSTA: Praticamente todas as dívidas bancárias prescrevem em cinco anos, mas podem existir algumas diferenças dependendo do tipo de dívida.

Tem como reapresentar cheque devolvido pelo aplicativo?

Cliente Pessoa Jurídica pode depositar e reapresentar cheques em sua conta corrente sem precisar ir ao banco. Basta acessar o aplicativo Banco do Brasil no seu smartphone e capturar a imagem. O serviço está disponível para iOS e Android.

Pode protestar cheque com mais de 10 anos?

Não existe prazo para protestar um título. Segundo o art. 9º da Lei de Protesto (Lei 9.492/97), não cabe ao cartório investigar a ocorrência de prescrição ou caducidade do documento.

Pode cobrar multa de cheque devolvido?

Banco não pode cobrar taxa de devolução de cheque sem fundos

A cobrança de tarifa por devolução de cheque é ilegal e não pode ser justificada a pretexto de "descumprimento contratual".

O que é motivo 70 devolução de cheque?

2º Fica criado o motivo 70 - sustação ou revogação provisória, a ser utilizado na devolução de cheque objeto de sustação ou revogação provisória, cujo prazo de confirmação não tenha expirado e cuja confirmação ainda não tenha sido realizada, nas condições estabelecidas na regulamentação em vigor.

Qual é o motivo 49 de cheque devolvido?

O motivo 49 ocorre quando o credor deposita ou reapresenta o cheque e o mesmo não é compensado, persistindo o motivo anterior de devolução.

Artigo anterior
Como conseguir o FIFA 21 de graça?
Artigo seguinte
Quais são os 7 pilares da qualidade de vida?