O que fazer quando há litispendência?

Perguntado por: Martinho William de Ribeiro  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (24 avaliações)

Portanto, após alegar litispendência (ou coisa julgada) em sua contestação, o réu deve esperar que o juiz a reconheça, para que o caso seja encerrado ali mesmo. Assim, é importante que, na elaboração da contestação, o advogado do réu deve deixar bastante nítida a litispendência.

Como se resolve a litispendência?

Litispendência e coisa julgada

A litispendência ocorre quando duas ações idênticas se encontram em curso ao mesmo tempo. Nesse caso, uma delas será anulada para evitar decisões diferentes para um mesmo caso. É importante ressaltar que a litispendência só pode ser alegada antes da discussão do mérito da ação.

Qual ação prevalece na litispendência?

Prevenção do juízo e reconhecimento da litispendência

Em outras palavras, prevalece o juiz que está julgando a ação cuja petição inicial foi registrada ou distribuída primeiro. O juiz da ação cuja petição inicial foi registrada ou distribuída posteriormente, consequentemente, não poderá julgar o mérito da causa.

Qual recurso cabe da decisão que reconhece litispendência?

Reconhecida a litispendência o recurso será o recurso em sentido estrito(artigo 581, III, CPP). Se, porventura, houver decisão onde o juiz afirme de oficio, a litispendência, caberá apelação(artigo 593, II, CPP).

Quando gera litispendência?

§ 1º Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. § 2º Uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. § 3º Há litispendência quando se repete ação que está em curso.

PROCESSO CIVIL: O QUE SIGNIFICA LITISPENDÊNCIA?

36 questões relacionadas encontradas

O que induz a litispendência?

Litispendência: a citação pode induzir à litispendência, pois ao trazer o réu ao processo, podem-se analisar os elementos identificadores da ação, de modo a poder constatar a litispendência (pressuposto processual negativo, consiste na existência de duas ações idênticas).

Em quais situações se verifica a litispendência ou a coisa julgada?

§ 1º Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. § 2º Uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.

O que acontecerá com um processo se for identificada a ocorrência de litispendência ou coisa julgada?

Quando confirmada a litispendência ou a coisa julgada o juízo deve extinguir o processo sem resolução de mérito, nos termos do art. 485, V, do CPC. ... O trânsito em julgado da sentença de mérito afasta quaisquer alegações e defesas possíveis em razão da eficácia preclusiva da coisa julgada, conforme art.

Como podem ser impugnadas as decisões que julgarem procedentes ou improcedentes as exceções de incompetência litispendência coisa julgada e ilegitimidade?

No que tange às exceções de incompetência, litispendência, coisa julgada e ilegitimidade de parte, são autuadas em apartado e decididas pelo próprio juiz da causa (art. 111 do CPP). A decisão que as julgar procedentes poderá ser impugnada por meio de RESE, fundamentado no art. 581, III, do CPP.

Tem-se a litispendência quando se reproduz ação anteriormente ajuizada e ainda em andamento?

No processo civil verifica-se a litispendência ou a coisa julgada, quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. Uma ação é idêntica à outra quando tem as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. ... Há coisa julgada quando se repete ação que já foi decidida por decisão transitada em julgado.

Quando uma ação depende do julgamento de outra?

Processo que depende do julgamento de outra ação pode ficar suspenso pelo tempo que for necessário. ... Como essa decisão influi no julgamento da ação atual, o juiz de 1a instância havia declarado a suspensão. Mas, quando o prazo legal de um ano se esgotou, o magistrado extinguiu o processo.

Como se resolvem os casos de litispendência internacional no Brasil?

A Homologação de sentença estrangeira poderá ser parcial, ou de decisão administrativa, desde que contenha provimento que, no Brasil, tenha caráter jurisdicional. Tal possibilidade já constava na Resolução nº 09/2005[9] do STJ, que regia a matéria por expressa consignação do antigo código, todavia.

Quando se repete ação que está em curso?

Há litispendência quando se repete ação que está em curso; há coisa julgada, quando se repete ação que já foi decidida por sentença de que não caiba recurso. As ações são idênticas quanto têm os mesmos elementos: partes, causa de pedir e pedido.

O que é a mesma causa de pedir?

Causa de pedir - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15)

É um dos elementos identificadores da ação, constituída pelos fatos e fundamentos jurídicos do pedido formulados pelo autor na petição inicial. Desta feita, a parte, quando busca o Judiciário, invariavelmente pretende alguma coisa (o pedido).

Qual a diferença entre continência e litispendência?

Ocorrerá a continência quando as ações têm as mesmas partes e a mesma causa de pedir, mas o pedido, embora diferente, de uma delas engloba o da outra. Nos termos do § 3º , do art. 337 do CPC , há litispendência quando se repete ação que está em curso.

O que é ação continente?

Ocorre a CONTINÊNCIA quando há o concurso de duas ou mais ações parecidas, mas não idênticas, que tenham as: MESMAS PARTES e MESMA CAUSA DE PEDIR, contudo, o PEDIDO de uma dessas ações, é MAIS ABRANGENTE QUE O DA OUTRA.

Como poderão ser impugnadas as decisões não previstas no rol do artigo 1.015 do CPC?

1.015, somados às hipóteses previstas ao longo do NCPC. o NCPC, poderão ser impugnadas na apelação ou nas contrarrazões. Portanto, esta nova regra só se aplica aos processos que terminam com decisões sujeitas à apelação.

O que é exceção de litispendência?

Ocorre quando há um litígio pendente de julgamento por um juiz. A exceção de litispendência impede a duplicação da ação, ou seja, não poderá ser intentada ação com as mesmas partes e sobre o mesmo fato. Assim, por meio da exceção de litispendência evita-se o "bis in idem".

Que julgar procedentes as exceções salvo a de suspeição?

Art. 581. Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença: III - que julgar procedentes as exceções, salvo a de suspeição; Essa irrecorribilidade se deve ao fato de que não faz sentido o juiz recorrer da sua própria decisão em se declarar suspeito.

Qual a consequência da litispendência?

Pode ser considerada como um vício processual, pois não pode ocorrer para que o procedimento se instaure validamente. Havendo litispendência, poderá haver extinção sem resolução de mérito de uma das demandas.

Qual a diferença entre litispendência e coisa julgada CPP?

§1º Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada, quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. §2º Uma ação é idêntica à outra quando tem as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. §3º Há litispendência quando se repete ação que está em curso.

Quando ocorre a coisa julgada?

A coisa julgada decorre diretamente do esgotamento ou dispensa das vias recursais, tornando definitiva a decisão que enfrentou a questão principal do processo.

Quais são as hipóteses abaixo e causa julgamento conforme o estado do processo?

O julgamento antecipado da lide, outra modalidade de julgamento conforme o estado do processo, sucede em duas hipóteses: quando não houver necessidade de produção de outras provas, ou quando ocorrer o efeito material da revelia e o réu não tiver comparecido em tempo oportuno para produção de provas (art.

Quando não há litispendência?

Não há que se falar em litispendência quando as ações têm pedidos diferentes. A ação consignatória versa a respeito das cláusulas contratuais.

Quando o juiz acolher a alegação de perempção litispendência ou de coisa julgada?

O artigo 467, inciso V do CPC dispõe que: "Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: V - quando o juiz acolher a alegação de perempção, litispendência ou de coisa julgada ". ... Assim, impõe-se o não provimento do recurso, porquanto se trata de coisa julgada.

Artigo anterior
Quanto é 1 terço de 1000?
Artigo seguinte
Quantas palavras têm um livro de 150 páginas?